Urubu do Pix: o que é e como se proteger do golpe
Urubu do Pix: o que é e como se proteger do golpeData de publicação 9 de setembro de 20245 minutos de leitura
Publicado em: 8 de agosto de 2024
Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 5 minutosTexto de: Time Serasa
O Governo Federal anunciou no dia 1º de agosto de 2024 uma nova fase do programa Celular Seguro. O foco da segunda etapa será na recuperação de aparelhos roubados. Atualmente, o recurso oferece proteção contra golpes financeiros e roubo de dados ao bloquear os celulares quando são roubados ou furtados.
Entenda como vai funcionar a nova fase do programa Celular Seguro e como participar.
O programa Celular Seguro foi lançado pelo Governo Federal em 19 de dezembro de 2023 com objetivo de facilitar o bloqueio de celulares roubados. Os usuários podem cadastrar os números dos aparelhos no site celularseguro.mj.gov.br ou pelo aplicativo oficial, disponível para aparelhos Android e iPhone (iOS) na Google Play Store e App Store.
Quando o roubo ou furto é notificado, a plataforma permite solicitar o bloqueio do IMEI (número de identificação do aparelho), da linha telefônica e o acesso a aplicativos bancários, de transporte e delivery.
No momento do cadastro, também é possível indicar pessoas de confiança, que poderão disparar o alerta em caso de impossibilidade da realização da ação pelo titular da conta.
Para participar do programa, é preciso ter uma conta gov.br. Em seguida, o usuário deve baixar o aplicativo “Celular Seguro BR” na loja de aplicativos do smartphone, ou acessar a plataforma celularseguro.mj.gov.br.
Depois, é necessário cadastrar dados como nome completo, número de telefone, número de série, marca e modelo do dispositivo. As informações ficam mantidas em sigilo no cadastro centralizado dos Dispositivos Móveis Cadastrados.
Se o usuário sofrer roubo ou furto do aparelho, poderá acionar os bloqueios. O programa não isenta as pessoas de tomar outras medidas protetivas, quando necessário, tais como o registro de boletins de ocorrência.
Mais de 2 milhões de pessoas já se cadastraram no sistema, e mais 68 mil alertas de bloqueio foram lançados, segundo dados do Governo Federal.
Inicialmente, foi criado um grupo de trabalho para a elaboração do Protocolo Nacional de Recuperação de Celulares em até 90 dias. O grupo será composto por membros do Ministério da Justiça e Segurança Pública e das secretarias de segurança pública de 11 estados: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.
Após a adoção do protocolo, quem já utiliza o Celular Seguro terá mais opções. Poderá fazer o bloqueio total (aplicativos, aparelho e chip) ou escolher entre bloquear apenas os aplicativos e o chip, acionando o modo recuperação. O recurso permitirá a possibilidade de recuperação do aparelho.
No modo recuperação, o Celular Seguro será informado de forma automática pelas operadoras de telefonia sempre que um novo chip for instalado no aparelho roubado ou furtado, o que permitirá a ação das polícias estaduais, a partir da implantação do protocolo nacional.
Além de proteger o aparelho celular, é fundamental também que os dados pessoais estejam sempre protegidos e monitorados.
O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia o CPF e CNPJ do assinante. Traz informações em tempo real e alertas sobre consultas ao CPF, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web e muito mais.
A assinatura Premium também proporciona atendimento exclusivo na Serasa e permite o bloqueio do Serasa Score para consultas de empresas.
*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.
Data de publicação 9 de setembro de 20245 minutos de leitura
Data de publicação 9 de setembro de 20245 minutos de leitura
Data de publicação 6 de setembro de 20245 minutos de leitura