Navegação do blog
  1. Premium
  2. Blog
  3. Restricao No Cpf

Saiba como ver a restrição no CPF

Entenda por que conferir se há restrição no CPF é importante para agir de forma rápida e resolver a situação

Atualizado em: 28 de setembro de 2023

Categoria Consultar CPFTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Pessoa segurando o CPF, com caneta e laptop ao fundo.

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um número único de identificação fiscal atribuído a cada cidadão brasileiro, utilizado como registro individual junto à Receita Federal do Brasil. O documento serve para diversas finalidades, principalmente relacionadas a questões tributárias e financeiras. Antes de saber como ver restrição no CPF, é preciso entender a diferença entre situação cadastral regular ou irregular e restrição no CPF.

O que é restrição no CPF

A restrição no CPF ocorre quando há pendências financeiras ou dívidas em nome do titular do CPF junto às instituições credoras. Isso pode acontecer por diversos motivos, como atraso no pagamento de contas, empréstimos não pagos, dívidas com cartões de crédito, entre outros.

As restrições do CPF são registradas em órgãos de proteção ao crédito, como a Serasa. Quando uma pessoa deixa de pagar dívidas, as empresas podem registrá-las nos cadastros de inadimplentes, e esse registro pode levar à restrição no CPF em relação a transações de crédito. As principais consequências de ter o CPF restrito incluem:

  1. Dificuldade em obter crédito: com o CPF restrito, é mais difícil obter empréstimos, financiamentos ou cartões de crédito, pois as instituições financeiras consideram o histórico de inadimplência como um risco para conceder crédito.

  2. Restrição para compras a prazo no crediário: muitas lojas consultam a situação do CPF antes de permitir compras parceladas pelo crediário, e um CPF restrito pode resultar na negativa de parcelamento.

  3. Dificuldade em contratos: contratos de aluguel, serviços de telecomunicações e outras situações de pagamentos recorrentes também podem ser afetados pela restrição do CPF.

  4. Impacto no Serasa Score: O CPF restrito por dívida pode prejudicar a pontuação de crédito, o que também pode afetar a capacidade de obtenção de crédito.

    Leia também I Conheça os prazos para limpar o nome

    Leia também I Como saber se estou com o nome sujo

Passo a passo: como ver restrição no CPF

O CPF pode estar irregular, inativo ou suspenso na Receita Federal, mas mesmo se estiver regular ainda pode ter restrição. A situação acontece quando o CPF está negativado em birôs de crédito, como a Serasa, por conta de dívidas não pagas. A inadimplência em julho de 2023 chegou a atingir 71 milhões de brasileiros, segundo dados do Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas no Brasil, levantamento da Serasa.

O primeiro passo para tomar consciência dessa situação é saber como ver a restrição no CPF. Com a consulta na Serasa é possível verificar se há alguma negativação no CPF.

Confira o passo a passo:

  1. Baixe o app da Serasa

    Baixe o aplicativo da Serasa no Google Play ou na App Store. Se preferir, acesse sua área logada no site.

  2. Cadastre-se

    Faça login com seu CPF e senha. Se ainda não tiver um cadastro, pode criar na hora, em poucos minutos e sem pagar nada.

  3. Consulte seu CPF

    Na página inicial, basta acessar a aba Monitoramento de CPF ativo. Na plataforma, também é possível verificar o Serasa Score

    Leia também I Desenrola Brasil: negocia suas dívidas com a Serasa

Como consultar a situação cadastral na Receita Federal

No site da Receita Federal é possível saber a situação cadastral do CPF. Isso não abrange informações sobre restrições de crédito como a Serasa disponibiliza, apenas a situação do documento perante a Receita Federal.

Na Receita Federal, existem diferentes tipos de situações fiscais que podem ser atribuídas a um CPF. Os diferentes status indicam a condição do cidadão em relação às obrigações tributárias e podem variar de acordo com a regularidade ou pendências encontradas. Aqui estão os principais tipos de situações fiscais do CPF:

  1. Regular: indica a ausência de pendências ou irregularidades fiscais relacionadas ao CPF consultado. Isso significa que a pessoa está em dia com suas obrigações tributárias perante a Receita Federal.

     

  2. Pendente de regularização: a situação indica que foram identificadas pendências fiscais relacionadas ao CPF. Pode haver atraso no pagamento de impostos, declarações anuais de renda não entregues ou outras obrigações tributárias não cumpridas. Nesses casos, é necessário regularizar a situação junto à Receita Federal para que o status do CPF retorne à situação "regular".

     

  3. Suspenso: a situação fiscal "suspenso" é atribuída quando há alguma inconsistência ou irregularidade na base de dados da Receita Federal relacionada ao CPF consultado. Isso pode ocorrer, por exemplo, se houver indícios de fraude ou duplicidade de cadastro. Para resolver essa situação, é necessário entrar em contato com a Receita Federal para esclarecer e solucionar o problema.


  4. Cancelado: quando o CPF é cancelado, o cadastro foi invalidado pela Receita Federal. Isso ocorre em casos de falecimento do titular, duplicidade de cadastro ou decisão judicial. Um CPF cancelado não tem validade legal, e é necessário fazer um novo cadastro junto à Receita Federal.

Como obter um comprovante de situação cadastral do CPF

Para obter um comprovante de situação cadastral do CPF, é preciso acessar diretamente o site da Receita Federal do Brasil. O comprovante de situação cadastral do CPF atesta a regularidade cadastral do cidadão perante a Receita Federal.

Esse comprovante é frequentemente usado para comprovar a regularidade cadastral em situações como abertura de contas bancárias, assinatura de contratos e outros processos para a verificação da autenticidade do CPF.

Para obtê-lo siga estes passos:

  1. Acesse o site oficial da Receita Federal do Brasil.

  2. Procure por uma seção ou link relacionado ao CPF ou "Comprovante de Situação Cadastral".

  3. Informe o número do seu CPF, a data de nascimento e alguns caracteres da imagem de segurança (Captcha).

  4. Após essas informações, o sistema irá gerar o comprovante de situação cadastral do CPF, e pode ser visualizado e impresso.

    Leia também I Pagou a dívida e o nome continua sujo: veja o prazo para limpar nome

    Leia também I Restrição no CPF: entenda a situação

Renegocie dívidas pelo Serasa Limpa Nome

Pelo Serasa Limpa Nome, você pode ter até 90% para negociar dívidas. O processo leva só três minutos, sem precisar sair de casa. É possível negociar pelo site, aplicativo (iOS e Android) ou WhatsApp (11) 99575-2096.

Confira o passo a passo para negociar pelo site ou app:

  1. Confira suas dívidas negativadas e contas em atraso

    O primeiro passo é criar seu cadastro gratuitamente no Serasa Limpa Nome. Ao informar seus dados, um login de acesso será gerado para você consultar seu CPF e verificar dívidas ou contas em atraso.

  2. Selecione os acordos disponíveis

    As empresas com as quais você mantém ou manteve relacionamento podem disponibilizar ofertas de acordo na plataforma, que você pode consultar já na tela inicial. Para aceitar a oferta, basta clicar nela e confirmar. Um boleto será gerado para pagamento.

  3. Pague o boleto

    Após pagar o boleto, logo você receberá a confirmação por e-mail e no ambiente da plataforma. Todo esse procedimento é realizado de forma 100% segura e com o consentimento das empresas parceiras.

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 3.59 de 5

Artigos relacionados