Golpe da selfie: como funciona e como se proteger
Golpe da selfie: como funciona e como se protegerData de publicação 23 de abril de 20259 minutos de leitura
Atualizado em: 15 de abril de 2025
Categoria Consultar CPFTempo de leitura: 7 minutosTexto de: Time Serasa
Ter o número do Cartão do SUS em mãos é essencial para quem utiliza os serviços de saúde pública no Brasil. Esse número é o que identifica cada pessoa no Sistema Único de Saúde (SUS), permitindo o acesso a consultas, exames, atendimentos de emergência e todo o seu histórico médico de forma unificada. Mas quem não sabe o seu, é possível consultar o número do Cartão do SUS pelo CPF de maneira simples e rápida.
Saiba como fazer isso.
O Cartão do SUS, ou Cartão Nacional de Saúde (CNS), é o documento que identifica cada usuário dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele armazena dados essenciais, como informações pessoais, documentos, contatos e, principalmente, todo o histórico médico e de atendimentos realizados na rede pública.
Todas essas informações reunidas em um só lugar formam uma base de dados unificada e informatizada que facilita o atendimento da pessoa e ajuda na organização e gestão do sistema de saúde. Isso permite à administração pública direcionar recursos para onde há maior demanda e construir políticas públicas baseadas em dados mais precisos sobre a saúde dos brasileiros.
O número do Cartão do SUS está diretamente vinculado ao CPF do usuário. Para quem não sabe se já possui o cartão ou não lembra o seu número, é possível fazer uma consulta de forma rápida, gratuita e online, sem precisar sair de casa.
Também é possível encontrar na plataforma os dados pessoais do usuário e o número do seu Cartão SUS.
O Meu SUS Digital pode ser acessado de duas formas: pelo site ou pelo aplicativo. A seguir, confira como realizar a consulta do número do Cartão do SUS pelo CPF.
Leia também I Aprenda como consultar CPF online e grátis
Um dos caminhos para descobrir o número do Cartão do SUS pelo CPF é pelo portal Meu SUS Digital.
Outra opção para consultar o número do cartão SUS é através do aplicativo Meu SUS Digital (antigo ConecteSUS), que está disponível para download gratuito no Google Play (para aparelhos Android) e App Store (para aparelhos iOS).
Ao clicar ali, o número do Cartão do SUS irá aparecer logo abaixo do seu nome e ao lado do CPF. Esse número é composto por 15 dígitos e aparece logo abaixo de “CNS”, sigla que significa Cartão Nacional da Saúde. Então, é só copiar.
Leia também I Cartão Cidadão: como desbloquear e usar o seu
O Cartão SUS agora é digital e, por isso, não é mais obrigatório carregar uma via impressa na bolsa. Assim, caso a pessoa perca ou precise acessar seu cartão, é possível fazer a consulta pelo Meu SUS Digital, já que a versão digital é aceita em todas as unidades de saúde.
Mesmo assim, quem prefere ter o documento sempre à mão, também é possível imprimir uma cópia física. Isso pode ser feito tanto pelo site quanto pelo aplicativo.
Assim que clicar ali, a versão digital do cartão será baixada para o computador ou celular e ficará salva para ser usada a qualquer momento. Também pode ser encaminhada para impressão, se for o caso.
O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que envia alertas por e-mail e SMS quando houver uma movimentação em seu CPF e CNPJ.
O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia o CPF e CNPJ do assinante. Traz informações em tempo real e alertas sobre consultas ao CPF, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web e muito mais.
A assinatura Premium também proporciona atendimento exclusivo na Serasa e permite o bloqueio do Serasa Score para consultas de empresas.
*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.
Data de publicação 23 de abril de 20259 minutos de leitura
Data de publicação 16 de abril de 202516 minutos de leitura
Data de publicação 16 de abril de 202516 minutos de leitura