Entrar

Saiba como consultar o número do cartão SUS pelo CPF

Como consultar o número do cartão SUS pelo CPF? Veja aqui dicas e recursos para consultar, imprimir ou tirar segunda via do cartão.

Publicado em: 25 de maio de 2022

Você sabia que todas as pessoas com CPF ativo têm o número do Cartão Nacional de Saúde, o cartão do SUS? Pois é! E como a base é integrada com a Receita Federal, você pode consultar o número do cartão SUS pelo CPF.

O SUS é o Sistema Único de Saúde, que promove o acesso à saúde gratuita e universal aos brasileiros. Segundo dados do Ministério da Saúde, ele é o único sistema de saúde no mundo que atende mais de 190 milhões de pessoas — esse total equivale a pouco mais de 90% da população.

Quer entender como descobrir o número do cartão do SUS pelo CPF? Então continue a leitura!

O que é o Sistema Único de Saúde?

O SUS é integrado por um conjunto de serviços de saúde que pode ser acessado por toda a população — brasileiros e estrangeiros. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada do sistema, responsáveis pelo atendimento clínico, pelas pequenas urgências e visitas domiciliares.

Se você precisar acessar o sistema de forma emergencial, pode acionar o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ligando para o número 192. A apresentação ou não do cartão SUS, digital ou físico, não impede o atendimento. Para tirar dúvidas, ligue para o 136.

Além disso, você também pode acessar as suas informações de cadastro pelo aplicativo Conecte SUS. Confira abaixo o que é esse app e para que serve.

O que é o aplicativo Conecte SUS?

O Conecte SUS é um aplicativo que ajuda aqueles que usam o sistema de saúde a agilizar processos de agendamento médico e exames.

Além disso, ele permite a consulta rápida de informações básicas do paciente, como a pressão sanguínea, a evolução das taxas de glicemia, entre outras. O aplicativo está disponível para celulares com Android (Play Store) ou iOS (App Store).

Para que serve o Conecte SUS?

O aplicativo serve, especialmente, para que o próprio usuário obtenha informações relevantes sobre o seu estado de saúde. Com ele, também é possível:

● informar se você tem alguma alergia;
● avisar se faz uso contínuo de algum medicamento;
● adicionar contato de emergência;
● compartilhar informações com médicos que estão acompanhando seu caso.

Isso tudo permite definir um diagnóstico mais preciso e oferecer um tratamento adequado, com base nessas informações. A seguir, confira como consultar o número do cartão SUS pelo CPF.

Como consultar o número do cartão SUS pelo CPF?

Para quem estava em dúvida, fazer a verificação do número do SUS pelo CPF é bem simples e gratuito. Você pode realizar a consulta pelo aplicativo Conecte SUS. Após fazer o download, basta inserir seu CPF e criar uma senha, que você vai poder acessar o número do CNS.

Pelo site Conecte SUS, também é possível fazer a consulta do número do cartão do SUS pelo CPF. Quem não tem acesso ao aplicativo e nem ao site pode entrar em contato com o Disque Saúde no 136 e selecionar a opção 8.

Assista | Como consultar CPF grátis

Como imprimir o cartão do SUS?

Para imprimir cartão SUS, será preciso comparecer a um estabelecimento de saúde pública e pedir uma segunda via. Geralmente, a impressão ocorre na hora. Porém, é importante lembrar que o Conecte SUS é útil para inúmeras situações.

Com ele, você pode agilizar processos de agendamento de consultas e exames. Também é possível fazer consultas rápidas de informações básicas do paciente, como a pressão sanguínea e a glicemia, por exemplo.

Além disso, você consegue incluir informações sobre alergias, avisar se utiliza algum medicamento continuamente, adicionar contatos de emergência e compartilhar informações com médicos.

Segunda via do cartão do SUS: como pedir?

Se você perdeu seu cartão, pode consultar o número do cartão SUS pelo CPF por meio do aplicativo Conecte SUS. Mas, para ter uma segunda via, é necessário solicitar em um estabelecimento público de saúde, pois não é possível fazer essa impressão pela internet.

No entanto, o aplicativo Conecte SUS pode ser usado para substituir o cartão impresso. O próprio Ministério da Saúde sugere a sua utilização, em vez do cartão físico. Em caso de dúvidas é possível entrar em contato com o Disque Saúde, no número 136.

Agora que você já sabe como consultar o número do cartão do SUS pelo CPF, descubra também como descobrir CPF pelo nome.

Por que o número do seu CPF é tão importante?

A principal função do CPF é servir como uma identificação dos contribuintes no Imposto de Renda. Mas seu uso vai muito além disso: o documento é solicitado quando você abre conta em banco, solicita um empréstimo, um financiamento ou um cartão de crédito, quando vai tirar a carteira de trabalho ou o passaporte, entre várias outras situações.

Ele também é muito usado para alguns tipos de consulta, como essa do cartão do SUS. Além disso, com o CPF, você pode descobrir o número do PIS, pedir CPF na nota e resgatar uma graninha ou receber descontos no IPVA ou IPTU, consultar se você tem dívidas e como está o seu Score.

Então já deu para perceber que é superimportante proteger esse documento, não é mesmo? Afinal, com ele, pessoas mal-intencionadas conseguem causar um verdadeiro estrago. Existem diferentes tipos de fraudes no CPF que podem atrapalhar bastante a sua vida.

Felizmente, hoje existem soluções capazes de monitorar os dados do CPF, o que contribui muito na hora de evitar fraudes. Esse recurso ajuda a proteger os dados e minimiza os efeitos do vazamento e dos crimes virtuais. Aqui na Serasa, você pode fazer isso com o Premium, nosso serviço focado na sua segurança.

E para mais dicas sobre educação financeira, empréstimos, cartão de crédito, negociação de dívidas, consulta de Score e segurança digital, continue acompanhando o blog da Serasa!