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Tem como estornar Pix? Saiba quando é possível e como pedir​​

Tem como estornar Pix em situações de golpe, fraude ou falha do banco, mas o processo não garante a devolução completa ou parcial do dinheiro. Saiba mais. 

Publicado em: 13 de outubro de 2025

Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 6 minutos

Texto de: Time Serasa

Mão segurando o telefone celular e aplicativo mostrando a mensagem de pagamento bem-sucedido com marca de seleção verde.

O Pix se tornou o meio de pagamento mais usado pelos brasileiros. O sistema de transferências instantâneas é utilizado por mais de 76% da população, superando o cartão de débito e o dinheiro em espécie, segundo a pesquisa “O Brasileiro e sua Relação com o Dinheiro”, de 2024, do Banco Central.  

Mas tem como estornar Pix depois de enviado? Dá para cancelar uma transação feita por engano ou após cair em um golpe? Entenda quando o estorno é possível, como funciona o processo e o que fazer em cada situação. 

Tem como estornar Pix ou cancelar após o envio?

Tem como estornar Pix em casos de fraude, golpe e falhas no sistema do banco. A solicitação deve ser feita à instituição financeira em até 80 dias após a transação, segundo o Banco Central. Já em situação de envio do valor para a pessoa errada, o estorno não é possível. Deve-se tentar entrar em contato com o recebedor para pedir a devolução.  

Não havendo acordo, o banco deve ser informado do ocorrido. Persistindo o problema, registre um boletim de ocorrência e busque apoio judicial. Apropriar-se de valores indevidamente pode configurar crime, com penalidades previstas em lei (artigo 168 do Código Penal). 

Também não é possível ​cancelar um Pix depois de confirmado o envio. A única exceção são os Pix agendados, que podem ser cancelados até as 23h59 do dia anterior à data programada. 

Golpe ou fraude

Quando a transferência via Pix acontece em um contexto de golpe ou fraude, envolvendo ou não violência, é possível solicitar a devolução do valor. O pedido deve ser feito diretamente ao banco, que fará a análise do caso e poderá acionar o MED. Veja exemplos: 

  • ● Fraude com identidade falsa: o usuário transfere dinheiro acreditando estar falando com alguém de confiança, mas se trata de um golpista; 
  • ● Compra em site fraudulento: o consumidor faz um pagamento em um site que aparenta ser confiável, mas não recebe o produto e descobre que o comércio não existe; 
  • ● Acesso indevido ao celular: após roubo ou invasão do aparelho, criminosos conseguem acessar a conta bancária e realizam transferências sem autorização.
  •  

Leia também | ​​Golpe tabela do Pix: como funciona e como evitar 

Falha operacional no sistema

Também tem como estornar Pix quando há erro técnico no processo da transação. Isso acontece quando o sistema de alguma das instituições envolvidas falha. 

Um exemplo é quando ocorre débito em duplicidade. O valor da transferência é descontado duas vezes da conta por uma falha no sistema bancário. A instituição financeira deve ser comunicada imediatamente para iniciar a verificação e, se for confirmado o erro, realizar o estorno por meio do MED. 


Títul​​ ​Assista | Golpe do Pix - Serasa Ensina

Como pedir estorno de Pix em caso de golpe?

Se a pessoa caiu em um golpe, tem como estornar Pix seguindo os passos certos, mas ainda há desafios. O processo é feito por meio do banco. Confira o passo a passo:

  1. Identificação da transação suspeita

    O primeiro passo é confirmar o golpe ou fraude. Revise os dados da transação Pix, como o valor, a data, a hora e as informações do recebedor. Guarde o comprovante da transação, pois será necessário para abrir a solicitação junto ao banco

  2. Contato com a instituição financeira

    Deve-se procurar o banco ou instituição de pagamento de onde o dinheiro foi enviado. Não existe um canal padrão para isso. Alguns bancos atendem via aplicativo, outros por telefone ou atendimento presencial. Solicite expressamente o acionamento do MED, explicando o ocorrido e informando que foi vítima de golpe ou fraude. 

  3. Acionamento do MED pelo banco

    Após receber a solicitação, a instituição tem 10 minutos para acionar o MED. Em seguida, o banco abrirá uma notificação de infração, instaurando o procedimento de apuração. 

  4. Solicitação de documentos e informações

    A instituição financeira poderá solicitar documentos e evidências que comprovem o golpe e ajudem a analisar o pedido de estorno, como: 

    Prints de conversas; 

    Boletim de Ocorrência (BO); 

    Comprovantes de negociação; 

    Entre outros.  

    A análise deve ocorrer dentro do prazo de sete dias corridos.  

  5. Análise do caso e bloqueio dos recursos do recebedor

    Após a análise dos documentos, se a instituição considerar que o caso se enquadra nos critérios do MED, o recebedor do Pix indevido terá os recursos da conta bloqueados e em 96 horas o valor é devolvido integral ou parcialmente à vítima, dependendo do saldo disponível. 

    Se a instituição entender que não houve golpe ou fraude, os recursos serão desbloqueados e nenhum valor será devolvido. No entanto, a conta recebedora será monitorada por até 90 dias para verificar movimentações suspeitas.  

    Leia também | ​Como denunciar um Pix fraudulento: passo a passo 

Quanto tempo leva um estorno de Pix?

O estorno de um Pix por suspeita de golpe pode levar até sete dias para ser analisado pelo banco, por meio do MED. Se a fraude for confirmada, o valor pode ser devolvido em até 96 horas. 

A devolução do dinheiro também só acontece se houver saldo na conta de quem aplicou o golpe. Muitas vezes, o golpista retira o dinheiro rapidamente, o que dificulta a devolução. 

Como cada banco trata o estorno de Pix?

Sabendo que tem como estornar Pix, é preciso entender como solicitá-lo em cada banco. Não existe um procedimento de contato padrão. No geral, é necessário buscar os canais oficiais de atendimento. Veja o que orientam algumas das principais instituições financeiras. 

Nubank

Clientes podem entrar em contato com o Nubank pelos canais oficiais para solicitar a abertura do processo de estorno de Pix via MED. Os canais são: 

  • Chat disponível no próprio aplicativo do banco; 
  • Telefone para capitais e regiões metropolitanas: 4020 0185; 
  • Telefone para demais localidades: 0800 591 2117. 

Itaú

Clientes do Itaú devem acionar a central de atendimento o mais rápido possível para que o banco inicie o procedimento de solicitação do MED. Os números são: 

  • Capitais e regiões metropolitanas: 4004 4828; 
  • Demais localidades: 0800 970 4828. 

Mercado Pago

Clientes do Mercado Pago podem acionar o MED diretamente pelo aplicativo. O procedimento consiste em: 

  • Acessar a transação em “Últimas atividades”; 
  • Selecionar a opção “Denunciar golpe e pedir Pix de volta”. 

Após a solicitação, o banco de destino tem até 10 dias para analisar o pedido. A devolução do valor está condicionada à confirmação da fraude e à existência de saldo na conta de quem recebeu o Pix. 

O que fazer se o estorno do Pix for negado?

Quando um banco nega o estorno de um Pix, o primeiro passo é analisar se a situação se enquadra nas diretrizes do MED, que se aplica a casos de fraude ou golpe. Casos como erros de digitação, enganos no envio ou desacordos em transações comerciais não estão cobertos pelo mecanismo. 

Se houver indícios de golpe e a devolução não for realizada, é possível registrar uma reclamação no Banco Central e buscar orientação jurídica para uma eventual ação judicial. 

​​​Quando o prejuízo financeiro é alto, pode desorganizar o orçamento e dificultar o pagamento das contas do dia a dia. Nessas horas, é importante reorganizar as finanças para evitar novas dívidas e proteger o nome. 

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Como se prevenir de golpes no Pix?

Para se proteger de golpes no Pix, é preciso tomar cuidados no dia a dia. Confira dicas para não cair em armadilhas.

Desconfie de pedidos de devolução

Caso alguém entre em contato dizendo que fez um Pix por engano, a primeira atitude deve ser conferir no extrato se o valor realmente entrou na conta. Se o valor tiver sido recebido, a devolução deve ser feita apenas pela função “Devolver” do Pix, no próprio aplicativo do banco. Nunca envie o dinheiro para outra chave informada pela pessoa, pois pode ser golpe. 

Atenção a perfis falsos no WhatsApp

Ao receber um pedido de Pix por WhatsApp, cuidado. Criminosos usam fotos de redes sociais para criar perfis falsos e pedir dinheiro a amigos e familiares da vítima. É importante confirmar a identidade da pessoa por outro canal, de preferência por ligação de vídeo. 

Também é importante ativar a verificação em duas etapas no WhatsApp para aumentar a segurança da conta. 

Não clique em links suspeitos

Mensagens com senso de urgência e links enviados por SMS, e-mail, WhatsApps ou redes sociais podem direcionar para páginas falsas. Evite clicar em links desconhecidos e acesse apenas canais oficiais do banco. 

Prefira a chave aleatória e o QR Code

Ao fazer pagamentos para lojas ou pessoas desconhecidas usando Pix, use a chave aleatória ou o QR Code. São opções mais seguras e dificultam fraudes. 

Evite usar wi-fi público para transações

Redes públicas, como as de shoppings ou transportes, podem ser inseguras. Use dados móveis ou redes seguras para acessar aplicativos bancários. 

Confirme os dados antes de enviar o Pix

Antes de finalizar uma transferência, verifique com atenção o nome e a chave do destinatário. Evita erros e possíveis fraudes. 

Monitore transações suspeitas

Outro cuidado é acompanhar se os dados pessoais estão sendo usados de forma indevida. O ​Serasa Premium é um serviço de monitoramento que ajuda a identificar sinais de possíveis fraudes, inclusive envolvendo o Pix. 

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Perguntas frequentes sobre estorno de Pix

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