Comprei em site falso: o que fazer
Comprei em site falso: o que fazerData de publicação 21 de agosto de 20259 minutos de leitura
Publicado em: 13 de outubro de 2025
Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 6 minutosTexto de: Time Serasa
O Pix se tornou o meio de pagamento mais usado pelos brasileiros. O sistema de transferências instantâneas é utilizado por mais de 76% da população, superando o cartão de débito e o dinheiro em espécie, segundo a pesquisa “O Brasileiro e sua Relação com o Dinheiro”, de 2024, do Banco Central.
Mas tem como estornar Pix depois de enviado? Dá para cancelar uma transação feita por engano ou após cair em um golpe? Entenda quando o estorno é possível, como funciona o processo e o que fazer em cada situação.
Tem como estornar Pix em casos de fraude, golpe e falhas no sistema do banco. A solicitação deve ser feita à instituição financeira em até 80 dias após a transação, segundo o Banco Central. Já em situação de envio do valor para a pessoa errada, o estorno não é possível. Deve-se tentar entrar em contato com o recebedor para pedir a devolução.
Não havendo acordo, o banco deve ser informado do ocorrido. Persistindo o problema, registre um boletim de ocorrência e busque apoio judicial. Apropriar-se de valores indevidamente pode configurar crime, com penalidades previstas em lei (artigo 168 do Código Penal).
Também não é possível cancelar um Pix depois de confirmado o envio. A única exceção são os Pix agendados, que podem ser cancelados até as 23h59 do dia anterior à data programada.
Quando a transferência via Pix acontece em um contexto de golpe ou fraude, envolvendo ou não violência, é possível solicitar a devolução do valor. O pedido deve ser feito diretamente ao banco, que fará a análise do caso e poderá acionar o MED. Veja exemplos:
Leia também | Golpe tabela do Pix: como funciona e como evitar
Também tem como estornar Pix quando há erro técnico no processo da transação. Isso acontece quando o sistema de alguma das instituições envolvidas falha.
Um exemplo é quando ocorre débito em duplicidade. O valor da transferência é descontado duas vezes da conta por uma falha no sistema bancário. A instituição financeira deve ser comunicada imediatamente para iniciar a verificação e, se for confirmado o erro, realizar o estorno por meio do MED.
Identificação da transação suspeita
O primeiro passo é confirmar o golpe ou fraude. Revise os dados da transação Pix, como o valor, a data, a hora e as informações do recebedor. Guarde o comprovante da transação, pois será necessário para abrir a solicitação junto ao banco
Contato com a instituição financeira
Deve-se procurar o banco ou instituição de pagamento de onde o dinheiro foi enviado. Não existe um canal padrão para isso. Alguns bancos atendem via aplicativo, outros por telefone ou atendimento presencial. Solicite expressamente o acionamento do MED, explicando o ocorrido e informando que foi vítima de golpe ou fraude.
Acionamento do MED pelo banco
Após receber a solicitação, a instituição tem 10 minutos para acionar o MED. Em seguida, o banco abrirá uma notificação de infração, instaurando o procedimento de apuração.
Solicitação de documentos e informações
A instituição financeira poderá solicitar documentos e evidências que comprovem o golpe e ajudem a analisar o pedido de estorno, como:
● Prints de conversas;
● Boletim de Ocorrência (BO);
● Comprovantes de negociação;
● Entre outros.
A análise deve ocorrer dentro do prazo de sete dias corridos.
Análise do caso e bloqueio dos recursos do recebedor
Após a análise dos documentos, se a instituição considerar que o caso se enquadra nos critérios do MED, o recebedor do Pix indevido terá os recursos da conta bloqueados e em 96 horas o valor é devolvido integral ou parcialmente à vítima, dependendo do saldo disponível.
Se a instituição entender que não houve golpe ou fraude, os recursos serão desbloqueados e nenhum valor será devolvido. No entanto, a conta recebedora será monitorada por até 90 dias para verificar movimentações suspeitas.
Leia também | Como denunciar um Pix fraudulento: passo a passo
O estorno de um Pix por suspeita de golpe pode levar até sete dias para ser analisado pelo banco, por meio do MED. Se a fraude for confirmada, o valor pode ser devolvido em até 96 horas.
A devolução do dinheiro também só acontece se houver saldo na conta de quem aplicou o golpe. Muitas vezes, o golpista retira o dinheiro rapidamente, o que dificulta a devolução.
Sabendo que tem como estornar Pix, é preciso entender como solicitá-lo em cada banco. Não existe um procedimento de contato padrão. No geral, é necessário buscar os canais oficiais de atendimento. Veja o que orientam algumas das principais instituições financeiras.
Clientes podem entrar em contato com o Nubank pelos canais oficiais para solicitar a abertura do processo de estorno de Pix via MED. Os canais são:
Clientes do Itaú devem acionar a central de atendimento o mais rápido possível para que o banco inicie o procedimento de solicitação do MED. Os números são:
Clientes do Mercado Pago podem acionar o MED diretamente pelo aplicativo. O procedimento consiste em:
Após a solicitação, o banco de destino tem até 10 dias para analisar o pedido. A devolução do valor está condicionada à confirmação da fraude e à existência de saldo na conta de quem recebeu o Pix.
Quando um banco nega o estorno de um Pix, o primeiro passo é analisar se a situação se enquadra nas diretrizes do MED, que se aplica a casos de fraude ou golpe. Casos como erros de digitação, enganos no envio ou desacordos em transações comerciais não estão cobertos pelo mecanismo.
Se houver indícios de golpe e a devolução não for realizada, é possível registrar uma reclamação no Banco Central e buscar orientação jurídica para uma eventual ação judicial.
Quando o prejuízo financeiro é alto, pode desorganizar o orçamento e dificultar o pagamento das contas do dia a dia. Nessas horas, é importante reorganizar as finanças para evitar novas dívidas e proteger o nome.
Quem já está com pendências, pode aproveitar as condições especiais do Serasa Limpa Nome. É possível negociar dívidas com até 90% de desconto, de forma simples e 100% online, pelo site ou aplicativo. Basta consultar o CPF e verificar se há ofertas disponíveis.
Para se proteger de golpes no Pix, é preciso tomar cuidados no dia a dia. Confira dicas para não cair em armadilhas.
Caso alguém entre em contato dizendo que fez um Pix por engano, a primeira atitude deve ser conferir no extrato se o valor realmente entrou na conta. Se o valor tiver sido recebido, a devolução deve ser feita apenas pela função “Devolver” do Pix, no próprio aplicativo do banco. Nunca envie o dinheiro para outra chave informada pela pessoa, pois pode ser golpe.
Ao receber um pedido de Pix por WhatsApp, cuidado. Criminosos usam fotos de redes sociais para criar perfis falsos e pedir dinheiro a amigos e familiares da vítima. É importante confirmar a identidade da pessoa por outro canal, de preferência por ligação de vídeo.
Também é importante ativar a verificação em duas etapas no WhatsApp para aumentar a segurança da conta.
Mensagens com senso de urgência e links enviados por SMS, e-mail, WhatsApps ou redes sociais podem direcionar para páginas falsas. Evite clicar em links desconhecidos e acesse apenas canais oficiais do banco.
Ao fazer pagamentos para lojas ou pessoas desconhecidas usando Pix, use a chave aleatória ou o QR Code. São opções mais seguras e dificultam fraudes.
Redes públicas, como as de shoppings ou transportes, podem ser inseguras. Use dados móveis ou redes seguras para acessar aplicativos bancários.
Antes de finalizar uma transferência, verifique com atenção o nome e a chave do destinatário. Evita erros e possíveis fraudes.
Outro cuidado é acompanhar se os dados pessoais estão sendo usados de forma indevida. O Serasa Premium é um serviço de monitoramento que ajuda a identificar sinais de possíveis fraudes, inclusive envolvendo o Pix.
A ferramenta envia alertas em tempo real sobre consultas ao CPF, variações no Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web, tentativas de abertura de contas ou empresas, entre outros. É uma camada extra de proteção para agir rápido em caso de movimentações suspeitas.
Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço, e não substitui o comunicado oficial.
Data de publicação 21 de agosto de 20259 minutos de leitura
Data de publicação 26 de setembro de 20255 minutos de leitura
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