Teve seus documentos perdidos? Saiba o que fazer

Documentos perdidos são não só um transtorno, são também um risco de golpe se as informações pessoais acabarem em mãos criminosas. Saiba o que fazer.

homem desesperado por ter perdido sues documentos


Atualizado em 20 de junho de 2023

Ter os documentos perdidos é um tipo de situação pela qual ninguém gostaria de passar, e é preciso agir de forma estratégica para não cair em fraudes. Documentos pessoais têm como função identificar, individualmente, cada cidadão brasileiro para que possa usufruir de seus direitos, como se matricular em escolas e universidades, ter conta bancária, entrar em prédios comerciais, adquirir bens móveis e imóveis, entre outros. 

Os principais documentos de identificação pessoal são: certidão de nascimento, carteira de identidade, carteira de motorista, título de eleitor e passaporte. Neles são encontradas informações como data de nascimento, nome completo dos pais, RG, CPF, nome completo, PIS, cidade de nascimento, impressão digital e foto. 

Cartões de crédito, débito e talões de cheque fazem parte do grupo de documentos que, quando perdidos, podem gerar sérios transtornos financeiros. 

Leia também I Documentos clonados: qual o perigo e como se proteger 

Documentos perdidos: o que deve ser feito?

Ao tomar consciência dos documentos perdidos é importante agir rapidamente e comunicar as autoridades para evitar complicações. Confira dicas de como se proteger ao perder seus documentos: 

  1. Registro de boletim de ocorrência 

    Ao identificar documentos perdidos, o cidadão deve registrar a ocorrência. O boletim com o relato da situação pode ser feito nos sites das delegacias de polícia civil dos Estados ou na delegacia mais próxima, com urgência. Essa atitude é importante, pois, caso surja algum problema devido ao uso inadequado de dados, o cidadão que teve seus documentos perdidos fica resguardado e tem como comprovar que não estava com a documentação. 


  2. Bloqueio de cartões e cheques 

    Se os documentos perdidos estavam na carteira com cartões e cheques, entre em contato com o banco para solicitar o bloqueio de produtos financeiros contratados. Tenha sempre anotado o contato de atendimento do banco para casos de emergência. Afinal, o uso de cartões e cheques roubados, por exemplo, pode ocorrer de forma imediata por criminosos. 

    Evite portar senhas de cartões junto deles, pois em caso de roubo e perda do cartão, além de compras por crédito e débito, será possível fazer saques. Ao utilizar os caixas eletrônicos, confira as condições materiais deles. Caso note a presença de avarias, como partes mal fixadas, saliências desproporcionais ou qualquer outra característica estranha, procure outro terminal. 

    Um golpe muito comum é conhecido como “chupa-cabra”. Os criminosos acoplam uma peça ao caixa eletrônico e, por meio dela, podem ler cartões com chip e captar todas as suas informações. Fique de olho! 

    Leia também I Evite fraude no cartão de crédito: saiba como se proteger 


  3. Comunicação de ocorrência na Polícia Federal 

    Em caso de perda do passaporte, a comunicação de ocorrência deve ser feita na Polícia Federal após o registro na Polícia Civil.

    Acesse o site da Polícia Federal e informe-se sobre os procedimento para requerer novo passaporte. No caso do documento perdido, danificado ou destruído, a emissão de passaporte tem taxa maior que a taxa comum, de R$ 514,50. Essa cobrança também se aplica nos casos de perda do passaporte fora do país, independentemente da emissão de Autorização de Retorno (ARB). Além da taxa, é necessário entregar a comunicação de ocorrência no dia do atendimento presencial.  


  4. Alerta de documentos na Serasa 

    Outra possibilidade é registrar de forma gratuita um alerta sobre o documento perdido, roubado ou extraviado no site da Serasa ou pelo SuperApp. Desta forma, as empresas saberão que o consumidor não está em posse dos seus documentos e assim poderão bloquear possíveis compras em seu nome.

    O registro tem validade de 5 anos para documentos como a RG, CPF ou CNH, sendo possível renovar quantas vezes desejar. Já o registro de cheques tem validade de 3 dias úteis e não pode ser renovado.

    Clique aqui para saber mais sobre o serviço "Documentos Extraviados" da Serasa.

  5. Segunda via dos documentos 

    Após registrar o boletim de ocorrência e bloquear cartões e cheques, é preciso solicitar a segunda via dos documentos perdidos. Prepare-se para enfrentar alguns dias para que todos estejam em mãos novamente. Por conta desse processo não é recomendado circular com mais de um documento ao mesmo tempo.  

    O cidadão pode ter que arcar com taxas para emissão, de serviço, além da impressão de formulários exigidos e todo o transtorno para solicitar novos documentos em diferentes locais. 


Assista | Documentos Perdidos: saiba o que fazer - Serasa

Monitore seu CPF e CNPJ

O Serasa Premium é o serviço para o consumidor ficar no controle da sua vida financeira e acompanhar de perto seus dados pessoais. Você pode fazer isso com o Serasa Premium, serviço de assinatura da Serasa, que monitora 24 horas por dia tudo que acontece com seu CPF e CNPJ, como consultas, alteração no Serasa Score, negativações e muito mais.   

Só com a conta Premium, você tem atendimento exclusivo na Serasa e controla se seu Score pode ou não ser consultado pelo mercado. O Premium também avisa sempre que: 

  • ●      seu CPF e CNPJ forem consultados;  
  • ●      seu Serasa Score variar;  
  • ●      seus dados vazarem na Dark Web. 


*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.