Como denunciar um pix fraudulento: passo a passo
Como denunciar um pix fraudulento: passo a passoData de publicação 8 de outubro de 20248 minutos de leitura
Publicado em: 20 de maio de 2024
Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
Por mais cuidado que se tome, qualquer pessoa pode ser vítimas de golpe. Além de cuidados e medidas de segurança para evitar, também é importante saber o que fazer caso essa situação aconteça.
Em caso de furto, roubo ou qualquer tipo de golpe virtual, o mais importante é agir rápido para tentar reaver o valor perdido ou evitar que os golpistas realizem transferências com a conta bancária.
A pessoa vítima de golpe financeiro não está sozinha. Existem instituições que podem ajudar na recuperação do dinheiro e buscar justiça.
Os golpes financeiros podem se enquadrar como crime contra as relações de consumo, de economia popular, de ordens tributária e econômica (Lei 8.137) e/ou estelionato.
Independentemente do tipo de golpe, algumas medidas padrão devem ser tomadas.
Reúna provas. Guarde todos os documentos, e-mails, mensagens e extratos bancários que comprovam o golpe.
Registre um boletim de ocorrência em uma delegacia próxima ou na delegacia eletrônica de seu estado. Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins disponibilizam a Delegacia Virtual do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Entre em contato com o banco, informe que foi vítima de um golpe, passe os dados do boletim de ocorrência e peça o bloqueio da conta.
Enquanto estiver em contato com o banco, anote o nome do atendente, data, horário e número de protocolo. Esses dados são importantes caso seja necessário entrar com uma ação judicial.
Envie o boletim de ocorrência ao banco via canal de atendimento indicado. O prazo para o banco analisá-lo é de, geralmente, sete a quinze dias.
Caso o banco se negue a prestar atendimento ou não tenha se manifestado após o prazo de análise, faça uma reclamação ao Banco Central.
Leve o caso para um dos órgãos citados acima para abrir um processo de investigação.
A depender do tipo de golpe, existem medidas que podem ser tomadas em conjunto com o registro do boletim de ocorrência e os passos citados anteriormente.
Para os casos de pagamento ou transferência realizada para um golpista ou compra desconhecida realizada com o cartão, o ideal é entrar em contato com o atendimento ao cliente do banco para contestar.
Em regra geral, o Pix não pode ser cancelado, mas pode ser devolvido em caso de fraude ou golpe. Para realizar a contestação, acesse o aplicativo do banco, verifique o extrato, selecione o Pix realizado e, depois, clique na opção de contestar.
Se o banco não tiver essa opção em seu aplicativo, entre em contato via central de atendimento. A contestação não garante a recuperação total do valor transferido.
Entre em contato com o banco para bloquear o aplicativo e alterar as senhas da conta e do cartão. Se possível, conteste as compras e transações realizadas pelo golpista.
Também é importante entrar em contato com a operadora para solicitar o bloqueio do chip ou tentar bloquear o aparelho usando o seu IMEI ou pelo aplicativo Celular Seguro.
Para apagar os dados do celular remotamente, acesse a página para encontrar o dispositivo Android ou Apple, realize o login com usuário e senha vinculados ao aparelho e selecione "Limpar dispositivo" ou "Apagar iPhone".
Faça o bloqueio do cartão via aplicativo ou a central de atendimento do banco. Conteste as transações e compras desconhecidas que aparecem em seu extrato e fatura.
O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia o CPF e CNPJ do assinante. Traz informações em tempo real e alertas sobre consultas ao CPF, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web e muito mais.
A assinatura Premium também proporciona atendimento exclusivo na Serasa e permite o bloqueio do Serasa Score para consultas de empresas.
*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.
Data de publicação 8 de outubro de 20248 minutos de leitura
Data de publicação 4 de outubro de 20249 minutos de leitura
Data de publicação 1 de outubro de 20245 minutos de leitura