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Como saber se um carro foi batido? Saiba reconhecer

Veja como saber se um carro foi batido com sinais visuais, análise de documentos e ferramentas de consulta, e evite prejuízos.

Publicado em: 1 de setembro de 2025

Categoria SegurosTempo de leitura: 9 minutos

Texto de: Time Serasa

Mão do motorista examinando carro amassado com para-choque danificado estacionado no lado da rua da cidade.

Na hora de comprar um veículo usado, saber o histórico do carro é importante para evitar prejuízos e problemas no futuro. Muitas vezes, um carro pode ter passado por batidas ou reparos estruturais que comprometem sua segurança e desvalorizam o bem, e nem sempre isso é informado pelo vendedor. 

Neste artigo, apresentamos dicas de como identificar se um carro foi batido e quais cuidados tomar na negociação de um carro usado.

Assista | FINANCIAMENTO VEICULAR: o que acontece se NÃO pagar? - Serasa Ensina

Quais os principais sinais que indicam um carro batido?

Ao avaliar um carro usado, existem diversos sinais visuais que indicam se ele já sofreu uma colisão, especialmente se os reparos não foram bem executados. Os principais pontos de atenção costumam ser os seguintes:

Diferença de tonalidade na pintura

Observe se há variação na cor entre diferentes partes da lataria, como portas, para-lamas e para-choques. Mesmo quando a repintura é bem-feita, podem ocorrer alterações de brilho ou tonalidade de forma mais perceptível ou em efeito degradê.

Desalinhamento entre peças

Analise o encaixe entre o capô, portas, porta-malas e para-lamas. Folgas desiguais ou peças fora de alinhamento sugerem que houve desmontagem ou troca de componentes. Também verifique se o porta-malas e as portas fecham com facilidade — sem necessidade de usar força excessiva, sinais de deformação ou com barulho muito alto — e se os vãos são simétricos de um lado para o outro.

Parafusos arranhados ou com tinta

Verifique os parafusos do capô, portas e porta-malas. Se estiverem arranhados ou com marcas de ferramentas, é sinal de que já foram removidos. Parafusos com tinta também indicam que a peça foi pintada fora da fábrica.

Amassados e ondulações

Examine a lataria do automóvel contra a luz. Ondulações, amassados discretos ou imperfeições no acabamento podem indicar que o veículo sofreu uma colisão e passou por funilaria. 

Soldas fora do padrão de fábrica

Soldas diferentes nas junções do cofre do motor, assoalho ou colunas podem indicar substituição de partes estruturais, o que levanta um alerta sobre a gravidade da batida sofrida. 

Vidros e cintos de segurança com datas diferentes

Confira a data de fabricação gravada nos vidros do carro e nos cintos de segurança. Datas diferentes entre as peças ou diferentes do modelo do veículo podem indicar troca após uma colisão. 

Numeração do chassi

Verifique se há sinais de ferrugem ou a sigla “REM” — que indica “remarcado” — na numeração do chassi. Caso o veículo possua a indicação de remarcação, essa informação também deve constar no documento. 

Faróis e lanternas diferentes

É normal que as lentes do carro apresentem desgaste natural, adquirindo um tom mais amarelado. No entanto, se algum farol ou lanterna estiver mais brilhante que os demais, pode indicar que o carro sofreu um sinistro

Faça um test drive

Verifique se o veículo faz barulhos ao passar por ruas irregulares, se a direção está alinhada e se o carro consegue andar em linha reta, de acordo com a posição do volante. Se possível, peça para uma pessoa de confiança observar se o veículo está alinhado enquanto você realiza o test drive. 

Verifique a parte interna do veículo

Levante os tapetes, verifique se eles se encaixam perfeitamente. Observe as borrachas de vedação das portas, irregularidades no painel do carro ou sinais de que foi substituído, desgaste inconsistente nos assentos e diferenças nas texturas e cores dos materiais.  

Se notar ferrugem, odores estranhos ou mofo, provavelmente o carro teve infiltração de água. Falta de alinhamento entre os componentes e indícios de substituição também podem indicar que houve colisão.

Local do estepe

Verifique o estado do local onde fica o estepe. Por ficar dentro e abaixo do espaço do porta-malas, esse espaço, por muitas vezes, fica sem correção após uma batida. Retire o estepe e verifique se há pontos de solda visíveis ou deformações.  

Leia mais | Assistência auto cobre acidente? Saiba o que esperar do serviço

Como consultar o histórico do veículo para identificar sinistros?

Consultar o histórico de um veículo ajuda a evitar surpresas desagradáveis e garantir a compra segura de um carro usado. Diversas plataformas e ferramentas podem ajudar a identificar se um automóvel já foi batido — conheça as principais opções.

Renavam

O Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) é a base de dados que concentra todo o histórico do veículo, desde o seu registro até informações sobre acidentes, multas, furtos e transferências. 

Para ter acesso a esses dados de duas maneiras: através do portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou sites dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran)

Para acessar o Senatran

  1. 1 - Pesquise por “Portal de Serviços Senatran” e clique no resultado que possui o link com final “gov.br”. 
  2. 2 - Faça login com sua conta gov.br. 
  3. 3 - No menu à esquerda, clique na opção “Veículos” e depois em “Consultar Veículo”. 
  4. 4 - Informe o código do Renavam, a placa e o CPF/CNPJ do proprietário do veículo. 
  5. 5 - O sistema exibirá as informações disponíveis, incluindo possíveis registros de sinistros. 

Para acessar o Detran: 

  1. 1 - Procure o site oficial do Detran do estado onde o veículo está registrado. 
  2. 2 - Como cada estado possui suas próprias regras de trânsito, os sites do Detran costumam ser diferentes. Busque por seções como “Consulta de Veículos”, “Situação do Veículo” ou “Extrato do Veículo". 
  3. 3 - A consulta pode ser feita informando o Renavan e/ou a placa do veículo.

Empresas especializadas em consultas veiculares

Existem diversas empresas no mercado que oferecem relatórios detalhados sobre o histórico de veículos, consolidando informações de fontes públicas e privadas. Essas empresas são úteis para se obter uma análise mais completa da situação do automóvel. 

Algumas empresas conhecidas por oferecer esse serviço são: Carcheck Brasil, Checkauto, Historicar, AnyCar e Infocar. Geralmente, é necessário informar a placa do veículo ou o Renavam e pagar uma taxa para receber o relatório. 

Além de informações sobre acidentes e colisões (sinistros), essas plataformas fornecem dados sobre passagem por leilão, débitos, restrições, recalls, restrições judiciais, se o veículo já foi furtado ou roubado.

Documento do veículo (CRLV)

Em alguns casos, o próprio Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) pode conter anotações sobre sinistro na sua ficha técnica, especialmente se o carro teve um sinistro de média monta (danos que exigem recuperação e inspeção de segurança) ou de grande monta (perda total).  

Preste atenção à parte inferior do documento para encontrar informações como “sinistro” e/ou “recuperação".  

Leia mais | Por que contratar uma assistência auto?

Por que fazer uma vistoria técnica é fundamental antes de comprar?

A vistoria técnica — também chamada de laudo cautelar ou vistoria de procedência — é uma etapa indispensável na compra de um carro usado, mesmo quando a negociação parece segura. Os principais benefícios deste procedimento incluem: 

  • Avaliação completa da estrutura e documentação do veículo: a vistoria confere a numeração do chassi, motor, câmbio, registros de sinistros, passagem por leilão, restrições judiciais ou administrativas, verifica soldas, repinturas, desalinhamentos e outras características que podem indicar reparos estruturais. 
  • Detecção de danos ocultos que escapam à visão comum: o serviço consegue identificar falhas que não aparecem no test drive ou em uma avaliação superficial, como reparo mal executado e adulterações. 
  • Confiança jurídica e financeira: empresas certificadas oferecem garantia civil no laudo em caso de erro profissional. O certificado também pode ser válido por até três anos, desde que o veículo permaneça com o mesmo proprietário.  
  • Transparência na negociação: com o laudo em mãos, você pode exigir desconto na negociação caso sejam apontados desgastes, reparos ou problemas estruturais.  

Leia mais | Planos de assistência para veículos: como funcionam

Quais cuidados tomar na negociação de carros usados com histórico de batidas?

Ao descobrir que um carro usado tem histórico de batidas, é necessário tomar cuidado na negociação. O objetivo é que o processo seja transparente e que seja possível chegar a um preço justo que reflita a real condição do veículo.  

Separamos algumas dicas que podem ajudar na negociação de carros usados, com ou sem histórico de batidas.

Exija documentos e laudo de responsabilidade

Solicite um laudo cautelar independente, elaborado por uma empresa especializada, para verificar se o automóvel possui sinistros e quais reparos foram realizados. Não aceite laudos fornecidos pelo vendedor sem possibilidade de verificação. 

Peça as notas fiscais dos serviços realizados para compreender a extensão dos danos e a qualidade dos reparos. Verifique se as peças utilizadas são originais ou de boa procedência.  

Solicite comprovantes de manutenções recentes e para certificar-se de que os serviços foram devidamente realizados.

Negocie valores compatíveis com o estado real do veículo

Um carro com histórico de batida sofre desvalorização no mercado de 20% a 30%, mesmo que recuperado use o laudo e as informações sobre os reparos como argumentos na negociação.  

Considere os custos que você poderá ter com a manutenção ou possíveis problemas decorrentes da batida. Se o carro precisar de reparos adicionais, desconte esse valor do preço pedido.  

Compare o preço do carro em questão com outros modelos similares que não possuem histórico de batidas. Isso ajudará a estabelecer uma base para propor um valor justo.  

Leia mais | Como cuidar do seu carro e das suas finanças?

Como um sinistro pode impactar o valor e a segurança do carro?

Um sinistro — seja um acidente leve (pequena monta), moderado (média monta) ou perda total (grande monta) — pode afetar profundamente o valor de mercado e a segurança do veículo. 

Desvalorização do valor de mercado

Mesmo que o carro tenha sido reparado, o simples registro de um sinistro reduz seu valor em 20% a 40% abaixo da Tabela FIPE. Em casos mais leves, a desvalorização varia entre 15% e 20%. 

Por esse motivo, é mais difícil revender um carro que sofreu uma batida, e exige-se maior desconto ou flexibilidade nos termos de venda. 

Impacto no valor do seguro

Muitas seguradoras recusam seguros para veículos com registros de sinistros de média ou grande monta. Mesmo quando aceitam, o seguro costuma sair mais caro ou com cobertura reduzida em relação ao valor do veículo na Tabela FIPE. 

Segurança estrutural do veículo

Danos em colunas, no chassi ou nas laterais podem comprometer a rigidez do veículo, o alinhamento do carro, a dirigibilidade e integridade dos airbags, mesmo após os reparos. Em caso de novo acidente, esses danos podem fazer com que o carro deforme de maneira perigosa.

Dicas para evitar problemas na compra de carros usados

Comprar um carro usado pode ser um excelente negócio, mas é preciso cautela para evitar futuros problemas. Veja dicas práticas que ajudarão na sua decisão. 

  • Pesquise e compare preços: utilize a tabela FIPE para ter uma base do valor de mercado do veículo que você deseja. Pesquise e compare preços de modelos similares em anúncios, plataformas de vendas de carros usados e concessionárias. 
  • Desconfie de ofertas imperdíveis: tenha atenção com preços muito baixos, vendedores que exercem pressão para fechar negócio rapidamente e não são transparentes sobre o histórico do veículo. Essas táticas costumam ser utilizadas para vender rapidamente um carro com problemas graves ou até roubado.  
  • Verifique a documentação com atenção: confira se os dados do proprietário, ano, modelo, cor e número do chassi estão corretos no CRLV e no CRV do carro.  
  • Consulte pendências: utilize o site do Detran do estado de registro do veículo para verificar se há multas, IPVA e licenciamento não pagos, assim como restrições judiciais, financeiras ou qualquer outro tipo de impedimento que inviabilize a transferência ou uso do veículo. A vistoria técnica pode ajudar nesta etapa. 
  • Não finalize a compra sem testar o carro: o test drive é a oportunidade de conhecer melhor o carro e identificar problemas mecânicos ou de dirigibilidade. Observe se há ruídos estranhos, se os freios respondem bem, o câmbio engata suavemente e se os itens elétricos funcionam sem problemas.

Seguros e Assistências Serasa: proteção e suporte para seu carro usado

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Perguntas frequentes sobre carro com batida

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