Carro com sinistro aumenta o valor do seguro? Entenda
Carro com sinistro aumenta o valor do seguro? EntendaData de publicação 1 de setembro de 20256 minutos de leitura
Publicado em: 1 de setembro de 2025
Categoria SegurosTempo de leitura: 9 minutosTexto de: Time Serasa
Na hora de comprar um veículo usado, saber o histórico do carro é importante para evitar prejuízos e problemas no futuro. Muitas vezes, um carro pode ter passado por batidas ou reparos estruturais que comprometem sua segurança e desvalorizam o bem, e nem sempre isso é informado pelo vendedor.
Neste artigo, apresentamos dicas de como identificar se um carro foi batido e quais cuidados tomar na negociação de um carro usado.
Ao avaliar um carro usado, existem diversos sinais visuais que indicam se ele já sofreu uma colisão, especialmente se os reparos não foram bem executados. Os principais pontos de atenção costumam ser os seguintes:
Observe se há variação na cor entre diferentes partes da lataria, como portas, para-lamas e para-choques. Mesmo quando a repintura é bem-feita, podem ocorrer alterações de brilho ou tonalidade de forma mais perceptível ou em efeito degradê.
Analise o encaixe entre o capô, portas, porta-malas e para-lamas. Folgas desiguais ou peças fora de alinhamento sugerem que houve desmontagem ou troca de componentes. Também verifique se o porta-malas e as portas fecham com facilidade — sem necessidade de usar força excessiva, sinais de deformação ou com barulho muito alto — e se os vãos são simétricos de um lado para o outro.
Verifique os parafusos do capô, portas e porta-malas. Se estiverem arranhados ou com marcas de ferramentas, é sinal de que já foram removidos. Parafusos com tinta também indicam que a peça foi pintada fora da fábrica.
Examine a lataria do automóvel contra a luz. Ondulações, amassados discretos ou imperfeições no acabamento podem indicar que o veículo sofreu uma colisão e passou por funilaria.
Soldas diferentes nas junções do cofre do motor, assoalho ou colunas podem indicar substituição de partes estruturais, o que levanta um alerta sobre a gravidade da batida sofrida.
Confira a data de fabricação gravada nos vidros do carro e nos cintos de segurança. Datas diferentes entre as peças ou diferentes do modelo do veículo podem indicar troca após uma colisão.
Verifique se há sinais de ferrugem ou a sigla “REM” — que indica “remarcado” — na numeração do chassi. Caso o veículo possua a indicação de remarcação, essa informação também deve constar no documento.
É normal que as lentes do carro apresentem desgaste natural, adquirindo um tom mais amarelado. No entanto, se algum farol ou lanterna estiver mais brilhante que os demais, pode indicar que o carro sofreu um sinistro.
Verifique se o veículo faz barulhos ao passar por ruas irregulares, se a direção está alinhada e se o carro consegue andar em linha reta, de acordo com a posição do volante. Se possível, peça para uma pessoa de confiança observar se o veículo está alinhado enquanto você realiza o test drive.
Levante os tapetes, verifique se eles se encaixam perfeitamente. Observe as borrachas de vedação das portas, irregularidades no painel do carro ou sinais de que foi substituído, desgaste inconsistente nos assentos e diferenças nas texturas e cores dos materiais.
Se notar ferrugem, odores estranhos ou mofo, provavelmente o carro teve infiltração de água. Falta de alinhamento entre os componentes e indícios de substituição também podem indicar que houve colisão.
Verifique o estado do local onde fica o estepe. Por ficar dentro e abaixo do espaço do porta-malas, esse espaço, por muitas vezes, fica sem correção após uma batida. Retire o estepe e verifique se há pontos de solda visíveis ou deformações.
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Consultar o histórico de um veículo ajuda a evitar surpresas desagradáveis e garantir a compra segura de um carro usado. Diversas plataformas e ferramentas podem ajudar a identificar se um automóvel já foi batido — conheça as principais opções.
O Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) é a base de dados que concentra todo o histórico do veículo, desde o seu registro até informações sobre acidentes, multas, furtos e transferências.
Para ter acesso a esses dados de duas maneiras: através do portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou sites dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran).
Para acessar o Senatran:
Para acessar o Detran:
Existem diversas empresas no mercado que oferecem relatórios detalhados sobre o histórico de veículos, consolidando informações de fontes públicas e privadas. Essas empresas são úteis para se obter uma análise mais completa da situação do automóvel.
Algumas empresas conhecidas por oferecer esse serviço são: Carcheck Brasil, Checkauto, Historicar, AnyCar e Infocar. Geralmente, é necessário informar a placa do veículo ou o Renavam e pagar uma taxa para receber o relatório.
Além de informações sobre acidentes e colisões (sinistros), essas plataformas fornecem dados sobre passagem por leilão, débitos, restrições, recalls, restrições judiciais, se o veículo já foi furtado ou roubado.
Em alguns casos, o próprio Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) pode conter anotações sobre sinistro na sua ficha técnica, especialmente se o carro teve um sinistro de média monta (danos que exigem recuperação e inspeção de segurança) ou de grande monta (perda total).
Preste atenção à parte inferior do documento para encontrar informações como “sinistro” e/ou “recuperação".
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A vistoria técnica — também chamada de laudo cautelar ou vistoria de procedência — é uma etapa indispensável na compra de um carro usado, mesmo quando a negociação parece segura. Os principais benefícios deste procedimento incluem:
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Ao descobrir que um carro usado tem histórico de batidas, é necessário tomar cuidado na negociação. O objetivo é que o processo seja transparente e que seja possível chegar a um preço justo que reflita a real condição do veículo.
Separamos algumas dicas que podem ajudar na negociação de carros usados, com ou sem histórico de batidas.
Solicite um laudo cautelar independente, elaborado por uma empresa especializada, para verificar se o automóvel possui sinistros e quais reparos foram realizados. Não aceite laudos fornecidos pelo vendedor sem possibilidade de verificação.
Peça as notas fiscais dos serviços realizados para compreender a extensão dos danos e a qualidade dos reparos. Verifique se as peças utilizadas são originais ou de boa procedência.
Solicite comprovantes de manutenções recentes e para certificar-se de que os serviços foram devidamente realizados.
Um carro com histórico de batida sofre desvalorização no mercado de 20% a 30%, mesmo que recuperado use o laudo e as informações sobre os reparos como argumentos na negociação.
Considere os custos que você poderá ter com a manutenção ou possíveis problemas decorrentes da batida. Se o carro precisar de reparos adicionais, desconte esse valor do preço pedido.
Compare o preço do carro em questão com outros modelos similares que não possuem histórico de batidas. Isso ajudará a estabelecer uma base para propor um valor justo.
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Um sinistro — seja um acidente leve (pequena monta), moderado (média monta) ou perda total (grande monta) — pode afetar profundamente o valor de mercado e a segurança do veículo.
Mesmo que o carro tenha sido reparado, o simples registro de um sinistro reduz seu valor em 20% a 40% abaixo da Tabela FIPE. Em casos mais leves, a desvalorização varia entre 15% e 20%.
Por esse motivo, é mais difícil revender um carro que sofreu uma batida, e exige-se maior desconto ou flexibilidade nos termos de venda.
Muitas seguradoras recusam seguros para veículos com registros de sinistros de média ou grande monta. Mesmo quando aceitam, o seguro costuma sair mais caro ou com cobertura reduzida em relação ao valor do veículo na Tabela FIPE.
Danos em colunas, no chassi ou nas laterais podem comprometer a rigidez do veículo, o alinhamento do carro, a dirigibilidade e integridade dos airbags, mesmo após os reparos. Em caso de novo acidente, esses danos podem fazer com que o carro deforme de maneira perigosa.
Comprar um carro usado pode ser um excelente negócio, mas é preciso cautela para evitar futuros problemas. Veja dicas práticas que ajudarão na sua decisão.
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