Carro com sinistro financia?
Carro com sinistro financia?Data de publicação 2 de outubro de 20255 minutos de leitura
Publicado em: 25 de setembro de 2025
Categoria SegurosTempo de leitura: 7 minutosTexto de: Time Serasa
Já se perguntou como trocar tomada e ficou com medo de realizar a tarefa? A troca pode parecer simples e comum, mas exige atenção para não transformar um conserto doméstico em um problema sério.
Segundo a Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee), em 2024, foram registrados 685 acidentes envolvendo a rede elétrica no Brasil.
Apesar de ser o menor número desde 2017, ainda ocorreram 257 mortes por causa de instalações domésticas inadequadas ou improvisos em tomadas, fios e conexões.
Neste guia, aprenda o passo de como trocar uma tomada de maneira segura, dicas de segurança importantes e em quais situações é indicado procurar a ajuda de um profissional.
Quando trocar uma tomada é necessário?
Existem vários sinais de que uma tomada precisa ser substituída para evitar riscos de acidentes e garantir o bom funcionamento de aparelhos elétricos. Por isso, preste atenção a:
Se suspeitar que o circuito está danificado, tiver dúvidas sobre a extensão do problema ou não tiver experiência para lidar com a situação, procure um eletricista profissional.
Leia mais | Aumento na conta de luz: como economizar energia?
Para trocar tomada de forma segura e eficiente, é necessário ter as ferramentas certas em mãos. A lista é simples, e a maioria dos itens pode ser encontrada em kits básicos de ferramentas:
Leia mais | Conta de luz atrasada: como regularizar pagamento
Desligue o disjuntor da área
Vá até o quadro de energia e desligue o disjuntor correspondente à área onde a tomada será trocada. Se não souber qual é, desligue o disjuntor geral.
Se possível, use um detector de tensão para confirmar que a energia está realmente desligada antes de tocar nos fios.
Remova a tampa da tomada
Com a chave de fenda, retire os parafusos que prendem a placa de acabamento e a tomada na parede. Se não houver parafusos visíveis, desencaixe a tampa.
Afrouxe os parafusos e retire os fios
Com a tomada solta, use a chave para afrouxar os parafusos que seguram os fios nos terminais. Mantenha os fios afastados uns dos outros.
Conecte os fios na nova tomada
Utilize o alicate para aparar os fios e desencapar a ponta. Conecte os fios na nova tomada, apertando os parafusos para fixá-los bem.
Se a tomada for de 3 pinos (2P+T):
• O fio verde ou amarelo é o fio terra, e deve ser conectado no meio do terminal.
• O fio fase (vermelho, marrom ou preto) deve ficar sempre ao lado direito da tomada.
• O fio neutro (azul) deve ser conectado à esquerda no terminal.
Prenda a nova tomada na caixa e coloque a tampa
Com os fios bem fixados, encaixe a nova tomada na caixa de passagem da parede. Aparafuse-a no lugar e, em seguida, prenda ou encaixe a tampa de acabamento.
Ligue o disjuntor e faça um teste
Volte ao quadro de energia e religue o disjuntor que foi desligado. Use um aparelho simples para testar a nova tomada e certifique-se de que ela está funcionando corretamente.
Atenção: se o fio estiver ressecado, quebradiço, com isolamento comprometido ou solto de forma que não fixe bem no terminal, chame um eletricista para avaliar a situação.
Mexer com eletricidade exige atenção redobrada, mesmo em uma tarefa simples como trocar uma tomada. Siga as seguintes dicas para se proteger de acidentes e garantir que o trabalho seja feito corretamente:
Leia mais | Como economizar energia? Confira as melhores dicas!
Embora a troca da tomada possa ser feita por conta própria, existem situações em que a ajuda de um eletricista profissional é essencial para garantir segurança e bom funcionamento da rede elétrica.
Para encontrar um profissional para emergências elétricas e instalações, você pode contar com a nossa ajuda. A Assistência Residencial oferece serviços essenciais para a manutenção do seu imóvel próprio ou alugado, com profissionais qualificados e atendimento rápido. Entre os benefícios, estão:
Para conhecer as coberturas, condições e contratar o serviço:
1 - Acesse o site ou aplicativo da Serasa com seu CPF e senha.
2 - Selecione a opção “Serviços” do menu e encontre a seção “Seguros e Assistências”.
3 - Escolha a opção “Assistência Residencial”, revise as coberturas e as condições, e clique em “Contratar”.
4 - Realize o pagamento com cartão de crédito.
5 - Após a contratação, você receberá um e-mail com instruções para acionar a assistência residencial.
Data de publicação 2 de outubro de 20255 minutos de leitura
Data de publicação 2 de outubro de 20257 minutos de leitura
Data de publicação 25 de setembro de 20257 minutos de leitura