Como economizar energia? Confira as melhores dicas!

Quer saber como economizar energia em casa e no trabalho? Leia o post e confira as melhores dicas para evitar desperdícios!

Homem em sua casa fazendo as contas e vendo a melhorar forma de como economizar energia

Publicado em: 30 de agosto de 2022.

Você sabia que com um pouquinho de organização é possível economizar energia em casa e ainda poupar para manter as contas em dia? Isso também garante mais estabilidade e segurança a todos. Confira nossas dicas de como economizar energia.

Acompanhe a leitura! 

Leia também: Planejamento financeiro familiar: o que é e como começar

Quais as melhores formas de economizar energia em casa?

Em primeiro lugar é preciso pensar em como desenvolver o consumo consciente. Em casa, você pode adotar comportamentos simples, como não usar vários aparelhos eletrônicos ao mesmo tempo, deixar para passar a roupa uma vez na semana e tomar cuidado com o banho demorado. 

Outra dica importante é conhecer a rede elétrica da casa. Muitas residências ainda têm rede elétrica antiga. Se a instalação elétrica tiver mais de 10 anos, talvez seja a hora de atualizá-la. Isso porque, embora essa energia não seja efetivamente utilizada pelo consumidor, o gasto é computado pelo medidor e incluído na conta de luz. Por isso, é importante revisar a instalação elétrica. 

Outra dica importante é atualizar os eletrodomésticos. Sabe aquela geladeira ou liquidificador que precisa de transformador para funcionar? Esses eletrodomésticos podem consumir muita energia na sua casa. Então, para saber como economizar energia elétrica, é preciso atualizar os equipamentos de uso contínuo, para a voltagem da sua residência. Assim, a conta de luz ficará mais barata. 

Também é importante: 


Abrir as janelas de casa 

Para economizar energia em casa, é importante abrir as janelas. Dessa forma, a iluminação natural entrará nos ambientes e não será necessário ligar as luzes artificiais.

Você ainda tem ainda mais conforto e bem-estar ao entrar em contato com a luz solar. Portanto, evite o bloqueio natural feito por mobiliários mais robustos como estantes e roupeiros. 

Se reformar a casa, opte por pintar as paredes com cores mais claras, que refletem melhor a iluminação do sol. Também dá para usar espelhos nas paredes ou móveis

espelhados. Essa é uma estratégia inteligente que gera sensação de amplitude e ilumina os cômodos. 

Outra dica é instalar claraboias no teto, como em corredores ou escadas, pois clareiam o espaço enquanto há incidência de raios solares. Por fim, mude os móveis e aproveite o máximo de luz para mesas e escrivaninhas usadas para estudos, trabalho ou leitura. 


Usar lâmpadas de LED ou fluorescentes

Outra maneira de economizar energia elétrica é substituir lâmpadas incandescentes pelas de LED ou fluorescentes. As de LED duram o triplo de tempo em relação às fluorescentes e consomem pouco mais da metade de energia. Ou seja, é um investimento com melhor custo-benefício quando falamos em economia e durabilidade. 

Se quiser, faça as contas do seu consumo atual e depois da troca das lâmpadas veja qual opção compensa mais. No entanto, não deixe de trocá-las, pois segundo a Associação Brasileira de Importadores de Produtos de Iluminação as alternativas reduzem os gastos com energia em pelo menos três vezes. 

Além disso, as lâmpadas LED são 80% mais econômicas do que as incandescentes e 30% mais econômicas que as fluorescentes.


Desligar os aparelhos da tomada 

Você sabia que deixar os aparelhos na tomada gasta mais energia? Entre os equipamentos que mais geram esse tipo de custo estão os fornos de micro-ondas e televisores. Um decodificador de TV a cabo gera um custo adicional de quase cem reais anualmente. 

Portanto, quando não assistir à TV, desligue o aparelho da tomada. Essa é uma das maneiras de economizar. Segundo uma pesquisa realizada pela Proteste, deixar os aparelhos em stand by pode gerar um gasto significativo na conta no final do mês. 

 

Leia também: Saiba como o comparador de preços pode ajudar a economizar 


Ter cuidado com a geladeira

Congelador cheio ou com a porta quebrada é um grande violão da conta de luz. Se a geladeira é mais antiga, fique de olho na hora de descongelar. Quanto mais gelo, mais ela gastará energia. Além disso, é importante não abrir a geladeira toda hora.

A eletricidade gasta pelo aparelho diminui a entrada de calor em seu interior. Então, quanto menos abrir e fechar o eletrodoméstico, menos energia a geladeira vai usar para funcionar. Nossos pais e avós sempre trocavam as borrachas de vedação dos aparelhos mais antigos, porque essas borrachas isolam o interior do eletrodoméstico e impedem a troca de calor. Logo, a geladeira ficava mais econômica.

Portanto, além de checar a vedação com periodicidade, se você deseja saber como economizar energia, saiba o que buscar antes de abrir a geladeira, para pegá-los de uma única vez. 

Mais uma dica para reduzir o consumo de energia elétrica é conferir se o eletrodoméstico está muito próximo da parede. Essa proximidade aquece o motor. Assim, o ideal é deixar a geladeira pelo menos 15 centímetros entre a traseira e a parede. 

 

Leia também: Como usar cupons de desconto para economizar nas compras

Como economizar energia no trabalho?

Para quem é empreendedor ou colaborador e deseja saber como economizar energia no trabalho, há dicas para adotar. Confira: 


Invista em energia solar 

A instalação de painéis solares pode até ser cara, mas hoje é uma tendência das empresas. Pois isso representa uma economia na conta de luz e, ainda, mostra o quanto a organização se preocupa com a sustentabilidade. A transformação da luz solar é limpa e livre de qualquer poluente ou impacto ambiental. 

Portanto, além de economizar e contribuir para o meio ambiente, a sua empresa pode ser reconhecida e receber certificados importantes, como o de “empresa verde”. 


Instale sensores de presença 

A tecnologia foi criada para ajudar as organizações, como reduzir o valor da conta de luz. Hoje há no mercado sensores de presença e temporizadores de luz que fazem com que as lâmpadas sejam acesas e apagadas automaticamente. Logo, elas serão acionadas apenas quando alguém estiver no local. 

Os temporizadores podem ser usados em aparelhos domésticos e ajudam a desligá-los após o período programado.


Envolva os colaboradores na economia de energia 

É importante conscientizar os colaboradores sobre a economia de energia. Para isso, promova palestras sobre o consumo consciente. Adote medidas como avisos pela empresa, para desligar as luzes quando sair de uma sala e os computadores ao final do expediente.

Também é importante aproveitar a iluminação natural para realizar atividades no ambiente corporativo. Para isso, adapte o ambiente para que seja mais claro e receba luz boa parte do dia. Quanto menos precisar da luz elétrica, melhor!

Veja também o vídeo de como praticar o consumo consciente

Agora que você aprendeu como economizar energia em casa e no trabalho, poderá adotar vários hábitos de consumo consciente, não é mesmo? Dessa forma, evitará uma conta de luz cara, poderá poupar dinheiro e construir uma reserva de emergência. 

Quer descobrir formas de limpar nome? Acesse a plataforma Serasa Limpa Nome e renegocie as suas dúvidas!