Planos de assistência para veículos: como funcionam
Planos de assistência para veículos: como funcionamData de publicação 20 de junho de 20256 minutos de leitura
Publicado em: 9 de junho de 2025
Categoria SegurosTempo de leitura: 13 minutosTexto de: Time Serasa
Para quem pesquisa sobre um serviço para proteger o veículo, é fundamental entender a diferença entre seguro e assistência auto, pois muitas pessoas confundem os termos.
Enquanto o seguro auto cobre danos ao veículo, a assistência auto oferece serviços emergenciais. Neste artigo, aprenda sobre as funções de cada produto para tomar decisões conscientes e de acordo com suas necessidades.
O seguro auto oferece diversas coberturas para proteger o motorista, o veículo e terceiros contra diferentes tipos de imprevistos e eventos.
Cada seguradora pode oferecer diferentes combinações de coberturas — com mais ou menos serviços adicionados —, com variações nos valores de indenização e condições de contratação.
As coberturas para fenômenos naturais, incêndio, roubo e furto podem ou não estar incluídas na cobertura total do veículo. Caso não estejam, podem ser contratadas como adicionais, assim como outros serviços oferecidos pela seguradora.
Leia também | Como funciona o seguro caução? Conheça vantagens
A assistência veicular oferece suporte imediato em situações de emergência para garantir a segurança e a mobilidade dos motoristas.
O seguro e a assistência auto são serviços diferentes que, embora sejam complementares, atendem a necessidades específicas dos motoristas. Confira a comparação entre eles em algumas categorias:
Assistência | Seguro |
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Fornece suporte imediato para imprevistos do dia a dia, como problemas mecânicos ou elétricos, troca de pneu e serviço de chaveiro. Não envolve o pagamento de indenizações. | Fornece proteção financeira ao realizar o pagamento de indenização ao motorista para cobrir os prejuízos em caso de colisão, roubo, furto, incêndio e danos a terceiros. |
Assistência | Seguro |
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Geralmente possui preço mais acessível, com valor fixo mensal. É a opção ideal para quem busca suporte para as situações cotidianas. Pode ser contratada como um serviço isolado ou como adicional à apólice de seguro auto. | Envolve o pagamento de um prêmio (mensal ou anual) pelo segurado à seguradora. Em caso de sinistro coberto, o segurado pode precisar pagar uma franquia (participação financeira obrigatória). Os custos são determinados com base em uma análise de risco que considera fatores como o perfil do motorista, modelo do veículo e a região de circulação. |
Assistência | Seguro |
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Oferece um conjunto de serviços para auxiliar o motorista em situações de emergência ou imprevistos do dia a dia relacionados ao veículo. | Oferece cobertura ampla contra diversos eventos que podem causar danos materiais ao veículo, lesões corporais a terceiros e, em alguns casos, aos ocupantes do veículo. |
Assistência | Seguro |
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É acionada em situações de emergência ou imprevistos que impedem o uso normal do veículo. O acionamento, geralmente, é feito por telefone, e a empresa envia um profissional ou serviço para solucionar o problema no local ou providenciar o reboque do veículo. | É acionado em situações que resultam em danos materiais ao veículo ou danos corporais a terceiros. O processo de acionamento envolve a comunicação do sinistro à seguradora, apresentação de documentos e, em alguns casos, vistoria do veículo. Após a análise e aprovação, a seguradora providenciará a indenização ou o reparo dos danos. |
Contratar o seguro e a assistência veicular em conjunto é uma estratégia inteligente que garante uma proteção abrangente — desde emergências mecânicas até eventos mais graves.
Listamos as principais vantagens de adquirir ambos os produtos:
A indenização do seguro e os serviços emergenciais da assistência garantem que o motorista fique protegido financeiramente e que o veículo esteja protegido operacionalmente.
A contratação de ambos os serviços evita a necessidade de buscar serviços emergenciais separadamente, o que pode ser mais caro e demorado. Além disso, muitas seguradoras já oferecem pacotes que incluem os serviços com condições mais vantajosas do que contratá-los separadamente.
Ao ter ambos os serviços sob a mesma seguradora, o atendimento pode ser mais eficiente e integrado. Em caso de sinistro, por exemplo, a empresa pode coordenar tanto a indenização quanto os serviços de assistência necessários, agilizando o processo e reduzindo o estresse para o cliente.
No processo de escolha entre seguro e assistência auto, é fundamental compreender os pontos fortes e as limitações de cada serviço. Por isso, considere os pontos apresentamos a seguir:
Leia também | Quando assistência é melhor que seguro?
Agora que você sabe as diferenças entre seguro e assistência auto, chegou o momento de iniciar as pesquisas para encontrar as melhores opções para suas necessidades e seu orçamento. Para isso, conte com a Serasa para encontrar a proteção ideal para você e sua família.
Proteger-se de perdas financeiras caso algo inesperado aconteça garante menos problemas no futuro, e a Serasa pode te ajudar a se prevenir.
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