Feriados 2026: confira as datas e programe-se
Feriados 2026: confira as datas e programe-seData de publicação 16 de dezembro de 20256 minutos de leitura
Atualizado em: 16 de dezembro de 2025
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 5 minutosTexto de: Time Serasa
Chega o final do ano e uma dúvida comum entre as pessoas é a respeito de quando montar a árvore de Natal.
Segundo a tradição cristã, o momento ideal é no primeiro domingo do Advento, que abre oficialmente a temporada de festas quatro semanas antes do Natal. No entanto, é comum ver árvores decoradas mais cedo.
Neste artigo, entenda a tradição e a lógica por trás da escolha da data ideal para iniciar as decorações natalinas e como fazê-las sem gastar muito.
Segundo a tradição cristã católica, o momento recomendado para montar a árvore de Natal é o primeiro domingo do Advento, que, em 2025, cai no dia 30 de novembro.
O Advento é um tempo litúrgico de quatro semanas que antecede o dia 25 de dezembro e simboliza expectativa, reflexão e esperança. Esse costume atribui à árvore o significado de esperança, vida e renovação.
Em Portugal, a árvore é tradicionalmente montada no Dia da Imaculada Conceição, no dia 8 de dezembro.
Leia mais | Saiba tudo sobre o abono natalino do Bolsa Família
A tradição comercial e a cultura popular, especialmente impulsionadas pelo varejo e pela mídia, tendem a antecipar a data da montagem para prolongar o período de vendas e o “clima de Natal".
Nos Estados Unidos, é comum que a decoração natalina apareça após o Dia de Ação de Graças (última quinta-feira de novembro) para marcar o início da exposição de produtos e decorações natalinas em shoppings e lojas.
Leia mais | 10 dicas para economizar no Natal
Não há problema em montar a árvore de Natal antes da data tradicional.
A chamada “data certa” ligada à tradição cristã é apenas uma orientação simbólica. A decisão de montar a árvore antes ou depois é totalmente pessoal e familiar, não existindo regra que proíba a prática.
Leia mais | 11 dicas para um Natal em família inesquecível
Não existe uma regra definida sobre quando começar a enfeitar a casa para o Natal, podendo variar conforme a tradição, cultura e gosto pessoal.
Na tradição cristã, recomenda-se decorar o lar no primeiro domingo do Advento, que marca o início da preparação espiritual para o Natal.
No entanto, para muitas famílias e comunidades que não celebram o Advento, o mês de dezembro inteiro é visto como o momento ideal para fazer a decoração de Natal, com muitos optando pelo dia 1º de dezembro ou pelo primeiro fim de semana do mês.
Decorar a árvore de Natal de forma deslumbrante não significa esgotar o orçamento. Com criatividade, é possível criar um ornamento bonito, com personalidade e de forma econômica.
Trouxemos algumas dicas de DIY, reaproveitamento e substituições inteligentes que podem ajudar na sua decoração:
Leia mais | Como apostar em uma ceia de Natal gastando pouco
O dia mais comum e tradicional para desmontar a árvore de Natal é no Dia de Reis, celebrado em 6 de janeiro.
Esta data marca o final do período natalino e celebra a chegada dos Três Reis Magos a Belém para adorar o Menino Jesus e oferecer-lhe presentes (ouro, incenso e mirra).
Algumas culturas e famílias optam por encerrar o período natalino em 2 de fevereiro, Dia de Nossa Senhora da Candelária, que celebra a purificação de Maria e a apresentação de Jesus no Templo após quarenta dias de seu nascimento.
Agora que você já sabe quando iniciar a decoração de Natal, que tal aprender sobre como aumentar a renda no final de ano ou se preparar o orçamento para o próximo ano?
O Serasa Ensina é o canal da Serasa no YouTube, criado para descomplicar a educação financeira por meio de conteúdos atualizados toda semana. Os vídeos te ajudam a cuidar do seu dinheiro, negociar dívidas, proteger-se contra fraudes, aumentar seu Serasa Score, economizar na rotina, organizar as finanças e muito mais!
Data de publicação 16 de dezembro de 20256 minutos de leitura
Data de publicação 12 de dezembro de 20259 minutos de leitura
Data de publicação 26 de novembro de 202510 minutos de leitura