Navegação do blog
  1. Credito
  2. Blog
  3. Dicas Economizar Natal

10 dicas para economizar no Natal

Economizando no Natal: 10 dias para gastar menos na hora das compras, da ceia e da decoração

Atualizado em: 10 de dezembro de 2024

Categoria CréditoTempo de leitura: 12 minutos

Texto de: Time Serasa

Família fazendo chamada de vídeo no Natal

As festas de fim de ano costumam ser cheias de tradições, presentes, comida boa e… gastos elevados. Mas é possível sobreviver ao período sem estourar o orçamento e sem correr o risco de já começar o ano novo no vermelho. Seguir algumas dicas para economizar no Natal já ajuda a evitar prejuízos na conta bancária.

Confira algumas estratégias para começar essa economia hoje mesmo.

Assista | Dicas para comprar mais barato

10 dicas para economizar no Natal

É possível manter o controle financeiro no fim do ano com a adoção de práticas simples que ajudam a evitar exageros e imprevistos financeiros. O ideal é não extrapolar, já que o Natal é apenas uma parte das despesas que virão pela frente - e ainda tem o réveillon, viagens, educação e, claro, os impostos de início de ano.

  • Para começar o ano no azul, as primeiras medidas a serem observadas envolvem:
  •  
  • ● delimitar um valor máximo para as compras de Natal;
  • ● definir o que é prioridade para alocar os recursos de maneira eficiente: reunir a família, trocar presentes, fazer uma decoração temática ou preparar a ceia;
  • ● estabelecer limites claros para cada categoria de gastos: presentes, decoração, alimentação, etc;
  • ● fazer uma lista de compras com tudo que é necessário (e segui-la à risca);
  • ● pesquisar e comparar preços;
  • ● comprar tudo com a máxima antecedência para evitar o fim do estoque, o aumento dos preços e o tumulto dos dias que antecedem o Natal;
  • ● pagar as compras à vista sempre que possível, o que permite negociar melhores condições e desconto no preço e livra o bolso de ter de continuar pagando as parcelas nos meses seguintes.

 

Com isso em mente, basta adotar algumas medidas simples que servem de dicas para economizar no Natal. Confira 10 estratégias para cada momento que envolve essa época do ano. 

Leia também | 10 dicas de como economizar no fim do ano

Na decoração

As dicas para economizar no Natal começam já na decoração, que é um dos primeiros gastos que as famílias costumam ter nessa época. Por isso, é tão importante puxar o freio já nas primeiras oportunidades.

Confira algumas estratégias de como fazer isso.


1. Reaproveite decorações de anos anteriores

Antes de sair comprando novos itens de decoração de Natal, dê uma olhada no que já tem guardado em casa. Na maior parte das vezes, os enfeites de Natal dos anos anteriores podem ser reutilizados e, se for o caso, até transformados em algo mais moderno apenas usando um pouco de criatividade. O pisca-pisca que não funciona perfeitamente, por exemplo, pode ser colocado em potes de vidro para criar luminárias decorativas. Guirlandas e bolas de Natal podem ser renovadas com pequenas intervenções, como a adição de fitas novas, tinta spray ou um toque de glitter. Arranjos antigos podem ganhar uma nova cara ao serem combinados com elementos naturais, como galhos secos ou pinhas coletadas em passeios ao ar livre. 


2. Crie sua própria decoração de Natal

Transformar materiais simples, como papel, tecido e itens recicláveis, em enfeites de Natal é uma ótima maneira de economizar e personalizar a decoração da casa. Potes de vidro que seriam descartados, por exemplo, podem se transformar em belos castiçais ou mini arranjos de mesa apenas adicionando uma vela no seu interior.

Já as bolas de Natal podem ser confeccionadas com jornais ou revistas coloridas, enroladas em formas esféricas e adornadas com tinta ou lantejoulas. As estrelas, árvores ou flocos de neve podem ser criados com papel colorido ou cartolina.

Nos presentes

Durante o mês de dezembro, a compra de presentes pode provocar alguns exageros que vão impactar nas finanças. Por isso, todo cuidado é pouco.

Confira dicas que podem ajudar a não gastar tanto.

 

3. Escolha bem quem vai presentear

É impossível presentear todas as pessoas com quem se conviveu ao longo do ano. Mas antes de pensar em pequenas lembrancinhas para cada um, faça uma lista com todos aqueles que receberão os presentes principais. Somente se sobrar dinheiro do orçamento, vá atrás das lembrancinhas. E muito cuidado com essa prática: de pouco em pouco, o montante final acaba pesando no bolso.

 

4. Faça trocas coletivas

Em vez de presentear todo mundo da família, uma boa ideia é combinar a brincadeira do amigo secreto com a família ou os amigos. Isso reduz os custos e também alivia a pressão sobre as finanças de fim de ano. Além disso, a troca coletiva ainda permite uma celebração divertida e fortalece os laços entre os participantes.

 

5. Espere pelas ofertas de janeiro

Se for possível esperar, deixe algumas compras para janeiro. Especialmente os presentes daquele familiar ou amigo que não vai encontrar antes do Natal. Após o réveillon, muitas lojas entram em liquidação para queimar o estoque do ano anterior. É, portanto, uma boa oportunidade para aproveitar as ofertas e garantir preços menores.

 

6. Evite comprar apenas em shoppings

Embora até seja mais prático, comprar em shopping pode sair caro. Isso porque eles costumam praticar preços mais altos do que pequenos comércios e feiras, por exemplo. Sendo assim, procure opções nas lojas do seu bairro ou do centro da cidade ou, até mesmo, pela internet. Mas, neste caso, só fique atento aos prazos de entrega, já que no fim de ano é comum que aconteçam atrasos devido à alta demanda.

Na hora da ceia

Na noite de Natal, todo mundo quer uma mesa repleta de comida boa e das melhores bebidas e sobremesas. E nada impede que isso aconteça - só que numa versão mais em conta.

Confira algumas dicas para economizar no Natal quando o assunto é a ceia.

 

7. Divida o custo da ceia

Assumir sozinho todas as despesas da ceia natalina é algo que já não se sustenta mais. Os preços dos itens (principalmente das carnes) já não permitem esse agrado para quem ficar como anfitrião da noite de Natal. Por isso, dividir os custos de uma ceia colaborativa pode ser a melhor opção para todo mundo. Ou, então, é possível sugerir que cada um prepare uma receita diferente, o que pode trazer mais variedade à mesa.

 

8. Substitua itens caros

A ceia de Natal não é algo pronto e definido. É possível mudar os pratos e ingredientes a qualquer momento, especialmente quando os preços estão lá em cima. O peru, por exemplo, pode dar lugar a um pernil suíno e o bacalhau a um filé de merluza, que são mais econômicos. O mesmo acontece com as frutas e com as bebidas.

 

9. Compre produtos sazonais

Uma das estratégias mais eficazes para economizar na ceia de Natal é optar por produtos sazonais. Alimentos que estão na safra não apenas possuem um preço mais acessível, devido à maior oferta, como também têm melhor qualidade, sendo mais frescos, saborosos e nutritivos.

Frutas, legumes e hortaliças da estação podem ajudar a criar saladas tropicais, sobremesas leves e até sucos e drinks. O mesmo acontece com as carnes. Pesquisar nos mercados, cooperativas e feiras é sempre uma boa opção.

 

10. Aposte em sobremesas caseiras

As sobremesas caseiras são uma ótima pedida para quem quer encerrar a ceia de Natal com chave de ouro sem gastar muito. Clássicos como pavês, pudins e bolos caseiros são receitas que agradam a todos os paladares, possuem ingredientes acessíveis e são fáceis de preparar.

Conte com a Serasa para economizar no Natal e em todos os momentos do ano

Não são só com as dicas para economizar no Natal que a Serasa te ajuda nessa reta final de ano. Quem precisa de um extra também pode contar com a empresa para encontrar as melhores opções de crédito.

No Serasa Crédito você simula e compara ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com seu perfil financeiro. É tudo online e gratuito, nos canais oficiais da Serasa. Se houver ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos. 

  • Confira o passo a passo: 

  • ●     Acesse o site ou aplicativo da Serasa (Android ou iOS).  
  • ●     Faça o login com CPF e senha. Se ainda não tiver cadastro, crie o seu grátis na hora. 
  • ●     Procure a opção “Pedir cartão de crédito” ou “Pedir empréstimo”. Preencha as informações solicitadas na tela. 
  • ●     Compare as opções disponíveis e faça a solicitação. Agora é só aguardar a resposta do pedido para finalizar a contratação*. 

 

*A análise de crédito é feita por parceiros; sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score. 

Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados