Quanto rende 100 mil na poupança? Entenda a conta
Quanto rende 100 mil na poupança? Entenda a contaData de publicação 14 de outubro de 20249 minutos de leitura
Publicado em: 12 de janeiro de 2024
Categoria CréditoTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
As festas de fim de ano não precisam ser sinônimo de descontrole. É possível passar por esse período sem prejudicar a conta bancária, mantendo o orçamento em dia para esperar o novo ano. Confira aqui 15 dicas para economizar no Natal.
É possível manter o controle financeiro no fim do ano com práticas simples para evitar imprevistos financeiros e começar o próximo ano no azul.
Veja, então, 15 dicas para economizar no Natal.
Leia também | Compras de Natal: dicas para economizar
Defina o quanto você pode gastar
O primeiro passo é delimitar o valor disponível para as compras. O ideal aqui é não extrapolar, já que o Natal é apenas uma parte das despesas que virão pela frente. Lembre-se que ainda tem o réveillon, eventualmente viagens, gastos extras com educação e, claro, os impostos de início de ano. Ao definir o teto de gastos para esse período, é mais fácil manter um controle das finanças e evitar os exageros de fim de ano.
Faça planilhas ou utilize um aplicativo de controle financeiro
Para quem precisa de uma ajudinha ou tem dificuldade de levantar o orçamento, uma boa ideia é colocar tudo no papel (ou na tela). Isso pode ser feito em uma planilha à mão, no Excel ou em um aplicativo de controle financeiro. Não tem erro: esse é um dos melhores métodos para organizar e entender para onde está indo o dinheiro.
Escolha bem quem vai presentear
É impossível presentear todas as pessoas com quem se conviveu ao longo do ano. Mas antes de pensar em pequenas lembrancinhas para cada um, faça uma lista com todos aqueles que receberão os presentes principais. Somente se sobrar dinheiro do orçamento, vá atrás das lembrancinhas. E muito cuidado com essa prática: de pouco em pouco, o montante final acaba pesando no bolso.
Faça uma lista de compras
Faça uma lista de compras com base no orçamento definido. Encaixe ali os presentes que precisa comprar, os itens de supermercado para a ceia e tudo que for realmente importante para o Natal. Com uma lista bem elaborada, fica mais fácil cumprir os objetivos e comprar apenas o que está nela, sem distrações e sem impulso.
Controle o cartão de crédito
O cartão de crédito é prático e fácil de usar, mas é preciso manter o controle da fatura. Como se trata de um dinheiro que não desaparece da conta de forma imediata, nem todo mundo consegue planejar as parcelas que serão descontadas nos meses seguintes. Elas então podem se acumular e ultrapassar a capacidade de pagamento, o que se torna um problemão lá na frente.
Aproveite o clima natalino em casa
Crie uma atmosfera toda natalina dentro de casa para entrar no clima. Evite ir à rua ou ao shopping só para dar uma volta, porque geralmente cada saída vem acompanhada de uma compra e outra. Então, procure fazer o máximo de programação em casa.
Antecipe as compras
Comprar os presentes com antecedência é quase como dar um presente a si mesmo. O motivo: é possível encontrar preços mais camaradas e gastar muito menos do que se deixasse para comprar as mesmas coisas às vésperas do Natal. Isso porque os preços tendem a subir em dezembro. E não é só isso: o limite de tempo também se transforma em um fator de pressão, e em situações assim é mais provável fazer escolhas ruins. Não deixe para a última hora.
Aproveite a Black Friday
A Black Friday já virou uma das principais datas comerciais do ano. Muitas vezes, realmente há bons descontos e condições em vários tipos de produtos. Mas o que nem todo mundo percebe é que ela pode ser uma boa abertura para as compras de fim de ano. Por isso, antecipe em um mês as compras de tudo que for possível.
Leia também | Como ter segurança nas compras de Natal pela internet
Pesquise e compare preços
Quanto mais cedo se começa a dar atenção às compras de fim de ano, mais fácil será se dedicar às pesquisas e comparações de preços. E o resultado dessa prática é a economia.
Por isso, não hesite em visitar várias lojas de ruas, centros comerciais alternativos, supermercados e sites. O mesmo produto raramente custa a mesma coisa em dois lugares diferentes, e em alguns casos a diferença de preço pode ser bem grande.
Pague à vista sempre que possível
Sempre que possível, pague à vista as compras de Natal. Essa estratégia possibilita negociar boas condições e desconto no preço. Além disso, também livra o bolso de ter de continuar pagando as parcelas nos meses seguintes.
Cuidado com as cobranças extras
Ao fazer as compras de Natal, atente-se ao que vem junto com o preço final: os juros em caso de parcelamento e o frete em caso de compra online. Esses valores a mais também fazem parte do total investido em cada presente, então lembre-se de contabilizá-los.
Faça você mesmo
Essa é para quem gosta e tem habilidade com as mãos. Sempre que for possível, faça a própria decoração de Natal, presentes e lembrancinhas para entregar aos amigos e familiares. Isso proporciona uma economia considerável e ainda garante um presente personalizado e inesquecível para quem recebe.
Espere pelas ofertas de janeiro
Se tiver como esperar, deixe algumas compras para janeiro. Especialmente os presentes daquele familiar ou amigo que não vai encontrar antes do Natal. Após o réveillon, muitas lojas entram em liquidação para queimar o estoque do ano anterior. É, portanto, uma boa oportunidade para aproveitar as ofertas e garantir preços menores.
Divida o custo da ceia
Assumir sozinho todas as despesas da ceia natalina é algo que já não se sustenta mais. Os preços dos itens (principalmente das carnes) já não permitem esse agrado para quem ficar como anfitrião da noite de Natal. Por isso, dividir os custos de uma ceia colaborativa pode ser a melhor opção para todo mundo. Ou, então, é possível sugerir que cada um prepare uma receita diferente, o que pode trazer mais variedade à mesa.
Substitua ingredientes e pratos
A ceia de Natal não é algo pronto e definido. É possível mudar os pratos e ingredientes a qualquer momento, especialmente quando os preços estão lá em cima. O peru, por exemplo, pode dar lugar a um pernil suíno e o bacalhau a um filé de merluza, que são mais econômicos. O mesmo acontece com as frutas e com as bebidas.
Leia também | 10 maneiras de economizar no supermercado
Para além das dicas para economizar no Natal, uma regra é básica: o importante é adaptar a celebração à realidade da casa. Quem vai precisar de empréstimo para encarar o fim do ano e o início do novo pode encontrar a melhor opção com ajuda da Serasa.
O Serasa Crédito é um serviço que pesquisa ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com o perfil do consumidor.
Disponível de forma online e gratuita nos canais oficiais da Serasa, o serviço busca e compara rapidamente as melhores opções. Havendo ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos. Confira o passo a passo:
*A análise de crédito é feita por parceiros, sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score.
Data de publicação 14 de outubro de 20249 minutos de leitura
Data de publicação 8 de outubro de 20249 minutos de leitura
Data de publicação 7 de outubro de 20249 minutos de leitura