Coparticipação no plano de saúde: como funciona
Coparticipação no plano de saúde: como funcionaData de publicação 12 de dezembro de 20248 minutos de leitura
Atualizado em: 10 de dezembro de 2024
Categoria CréditoTempo de leitura: 11 minutosTexto de: Time Serasa
Quando o Natal se aproxima, outro desafio também aparece junto com ele: enfeitar a casa para entrar no clima sem ultrapassar o orçamento. Mas será que é possível fazer uma decoração de Natal gastando pouco?
Nem tudo precisa ser comprado pronto. Com uma boa dose de criatividade e mão na massa, é possível investir em ideias simples, acessíveis e sustentáveis para fazer com itens baratinhos ou que já se tem em casa.
Confira 12 ideias de como transformar a decoração de casa sem gastar muito.
Enfeitar a casa para as festas de fim de ano não precisa provocar um rombo no orçamento. É possível fazer uma decoração de Natal gastando pouco e criando um ambiente festivo e encantador a partir de dois elementos principais: criatividade e planejamento.
Além de economizar, isso também contribui para a sustentabilidade, reaproveitando itens e reduzindo o consumo de novos materiais.
Leia também | Como fazer uma ceia de Natal gastando pouco
Confira 12 dicas simples de como fazer isso.
Árvore de Natal alternativa
Quem já pesquisou por aí, sabe: uma árvore de Natal custa caro. Mas dá para adaptar a ideia de outras formas para não gastar tanto. Um caminho é fazer uma árvore na parede da sala, criando o formato com uso de fitas adesivas, barbantes, luzes pisca-pisca ou até galhos encontrados em qualquer área verde.
Outra opção é empilhar alguns objetos em forma de pirâmide e adicionar uma iluminação charmosa. Isso pode ser feito com paletes de madeira ou até livros para quem gosta de ler, por exemplo.
Além disso, também dá para apostar em mini árvores espalhadas pela casa e que podem ser feitas com pinha. Para isso, basta colocá-la de pé em mesas e prateleiras usando uma base de madeira ou argila e enfeitá-la com pequenas bolinhas, do tamanho de pérolas, apoiadas em seus galhos. Dá para colocar até uma estrela de Natal no topo.
Bolinhas de Natal reaproveitadas
Para quem inovou na árvore ou, então, tem uma antiga em casa, pode reaproveitar bolas antigas ou comprar o modelo mais barato para dar um novo visual ao espaço. Para isso, basta amarrar fitas, pintá-las de outra cor ou, ainda, espalhar glitter e passar tinta spray para criar um efeito metálico ou brilhante.
Guirlanda de papel
Com revistas antigas, jornais ou papel colorido, é possível criar uma guirlanda. Para isso, basta recorte esses materiais em círculos, dobrar cada um deles ao meio e colar um no outro, em círculo, formando uma espécie de leque. Depois, prenda esses leques em um círculo de papelão para criar uma linda guirlanda.
Enfeites de pinhas
Ainda com o propósito de fazer uma decoração de Natal gastando pouco, reúna algumas pinhas e pinte-as com spray dourado, prateado ou branco. Depois, adicione glitter para um toque festivo. É possível colocá-las na mesa ou, então, amarrar uma fita colorida na ponta e pendurá-las na árvore de Natal.
Decoração com velas
A iluminação de mesas, prateleiras e cantinhos especiais pode ser feita usando velas e castiçais, que são acessórios baratos e que conseguem trazer simplicidade e elegância. Para quem busca inovar, elas também podem ser colocadas dentro de potes de vidro decorados com laços, fitas ou pintura. Ou, ainda, ser posicionadas junto de raminhos de pinheiro.
Arranjos feitos com frutas
Outra boa ideia é criar arranjos feitos com frutas cítricas. Cortando fatias de laranja ou limão e deixando-as secar, é possível criar enfeites naturais e até perfumados. Essas frutas secas podem ser usadas para decorar guirlandas, enfeitar centros de mesa ou até serem penduradas na árvore de Natal. Além de econômicos, esses arranjos dão um toque rústico e sofisticado à decoração.
Luzes de LED e cintilantes
Para dar aquela iluminação extra que só o Natal proporciona, invista em luzinhas pisca-pisca de LED, que são econômicas e podem transformar qualquer ambiente. Pendure-as em torno de janelas, portas, prateleiras e estantes. Outra boa ideia é colocá-las dentro de potes de vidro para criar efeito luminoso.
Cordões decorativos
Outra maneira de inovar na decoração de Natal gastando pouco é apostar nos cordões decorativos. Para isso, use apenas barbante e prendedores para pendurar fotos, cartões de Natal ou pequenos enfeites. Até uma bota de Papai Noel pode ser pendurada ali com alguns presentes ou chocolates para os moradores ou visitantes pegarem.
Enfeites de Papai Noel
O Papai Noel não pode faltar na decoração. E ele pode ser feito com materiais simples, com gorros feitos de papel, barba de lã e pequenos narizes de bolinhas. Se forem miniaturas, elas podem adornar a árvore ou espalhadas pela casa, em mesas, estantes e prateleiras.
Leia também | Como ter segurança nas compras de Natal pela internet
Estrelas de papelão
As famosas estrelas de Natal também precisam estar presentes na decoração de casa. E elas podem ser feitas com cartolina e papelão pintado com spray dourado ou até uma camada de glitter. Essas estrelas podem ser penduradas na árvore de Natal, em janelas, ou usadas para criar guirlandas e arranjos.
Garrafas reutilizadas para apoiar velas
Outra boa ideia é reutilizar garrafas de vidro, que seriam descartadas, para servir como castiçais e porta-velas. Elas podem ser pintadas de vermelho, dourado, verde ou prata, e ganhar fitas e laços e, depois, serem usadas para compor a mesa de refeições ou um aparador.
Bonecos de neve feito em casa
No clima de buscar uma decoração de Natal gastando pouco, também é possível espalhar bonecos de neve pela casa usando feltro e EVA. Esses materiais são fáceis de trabalhar e permitem criar figuras de diferentes tamanhos e estilos. Depois, use-os para enfeitar estantes, mesas ou até criar ímãs e pendurá-los na árvore de Natal.
Fim de ano é sempre uma época de aumento de gastos, mas a decoração de casa não precisa piorar ainda mais a situação. Para todo o resto, a Serasa te ajuda a encontrar as melhores opções de crédito.
No Serasa Crédito você simula e compara ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com seu perfil financeiro. É tudo online e gratuito, nos canais oficiais da Serasa. Se houver ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos.
*A análise de crédito é feita por parceiros; sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score.
Data de publicação 12 de dezembro de 20248 minutos de leitura
Data de publicação 9 de dezembro de 20248 minutos de leitura
Data de publicação 5 de dezembro de 202410 minutos de leitura