Entrar
Navegação do blog
  1. Blog
  2. Arvore Natal Economica

Dia de montar a árvore de Natal: tradição e dicas

Árvore de Natal: quando montar e como decorar sem gastar muito

Publicado em: 10 de dezembro de 2024

Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

árvore de Natal

Não tem como imaginar uma decoração de Natal sem a árvore. Seja grande ou pequena, de chão ou de mesa, o Natal não é Natal sem aquele pinheirinho cheio de bolinhas, luzes e estrelas, lembrando a todos que dezembro chegou e o fim do ano está próximo. Mas quando ele entra em cena? Qual é o dia de montar a árvore de Natal?

Entenda aqui se existe uma data certa para isso, conheça a história por trás da tradição e dicas para montar uma árvore de Natal sem gastar muito.

Assista | Como economizar nas festas de fim de ano?

A origem da tradição de montar a árvore de Natal

A árvore é um dos principais símbolos do Natal, junto com o Papai Noel. Enfeitá-la com adornos diferentes e rodeá-la de presentes é um costume que acontece há gerações, no mundo inteiro.

A origem dessa tradição é incerta, mas remonta a tempos antigos. A primeira árvore de Natal decorada da maneira como se conhece hoje surgiu na Alemanha, no século XVI. Eles tinham o costume de usar pinheiros enfeitados com velas, maçãs e outros itens simples para celebrar o nascimento de Cristo. Aos poucos, a prática se espalhou pela Europa e chegou ao mundo todo, evoluindo para uma tradição universal.

O pinheiro também não é por acaso. Ele é uma das poucas espécies de árvores que mantêm suas folhas verdes mesmo durante os invernos rigorosos dos europeus e norte-americanos. Esta simbologia é associada ao sentimento de esperança entre os nativos da região que sofrem os invernos rigorosos do Hemisfério Norte.

Porém, à medida que a tradição de montar a árvore de Natal foi se tornando popular, o impacto chegou também nas florestas. E foi assim que surgiram as opções artificiais, usadas até hoje por muitas famílias.

Qual é o dia de montar a árvore de Natal

  • Não há uma regra rígida que define um dia de montar a árvore de Natal. Mas segundo a tradição católica, o ideal é fazer isso no primeiro domingo do Advento - que, para o calendário cristão, representa o período de quatro semanas que antecedem a chegada de Jesus Cristo. Essa data muda todos os anos e deve seguir a seguinte programação:
  •  
  • ● 2025: 30 de novembro;
  • ● 2026: 29 de novembro;
  • ● 2027: 28 de novembro.

 

No entanto, muitas pessoas optam por esperar até o dia 8 de dezembro, uma data associada ao Dia da Imaculada Conceição. Já a desmontagem costuma acontecer em 6 de janeiro, quando se encerra o período natalino.

No entanto, as tradições decorrentes do Natal variam de país para país, o que inclui o dia de montar a árvore de Natal. O importante é escolher um momento que seja especial para a família e que permita aproveitar ao máximo o espírito natalino.

Leia também | Como fazer uma ceia de Natal gastando pouco

5 dicas de como decorar a árvore de Natal com criatividade e economia

Decorar a árvore é uma tradição que não pode faltar no Natal. Mas esse não precisa ser um processo caro nem complicado.

Confira algumas ideias práticas que não pesam no bolso:

Use materiais que você já tem em casa ou reutilize decorações de anos anteriores

Itens simples e cotidianos, como tecidos, laços e até utensílios domésticos, podem virar enfeites improvisados para a árvore de Natal. Bolinhas antigas que estão desbotadas ou já não combinam com a paleta de cores da árvore, por exemplo, podem ganhar uma nova cara ao serem pintadas de outra cor ou ter glitter espalhado para criar um efeito metálico ou brilhante. Outra ideia é revesti-las com tecidos estampados ou papel decorativo usando cola quente ou fita dupla face, criando enfeites totalmente renovados.

Crie uma árvore de Natal alternativa

Embora a árvore de Natal seja representada pelo pinheiro físico, nada impede que ela ganhe outros contornos para não gastar tanto. Um exemplo é fazer uma árvore na parede da sala, criando o formato com uso de fitas adesivas, barbantes, luzes pisca-pisca ou até galhos encontrados em qualquer área verde. Outra ideia é empilhar alguns objetos em forma de pirâmide e adicionar uma iluminação charmosa. Isso pode ser feito com paletes de madeira ou até livros para quem gosta de ler, por exemplo.

Aposte em luzes de LED

Usar luzes na decoração pode renovar totalmente a apresentação da árvore de Natal. Para quem busca economia, uma boa opção é investir em luzes de LED que consomem menos energia, são mais duráveis e criam um efeito encantador. Além disso, estão disponíveis em diversas cores, tamanhos e formatos, desde os clássicos tons brancos quentes, que remetem a um ambiente acolhedor, até as versões coloridas, ideais para decorações mais alegres e vibrantes. Muitos modelos também contam com modos de piscar ajustáveis, permitindo personalizar a iluminação de acordo com o clima da celebração.

Faça os próprios enfeites

  • Produzir seus próprios enfeites é uma ótima maneira de personalizar a decoração e torná-la única e exclusiva. Algumas ideias:
  •  
  • ● comprar bolas de isopor e fazer as pinturas simples à mão;
  • ● usar forminhas de biscoito para criar desenhos com massa de modelar para virarem bolas de Natal;
  • ● utilizar papelão, cartolina ou até EVA para criar a estrela;
  • ● passar glitter ou spray dourado em pinhas naturais;
  • ● pendurar pequenas fotos da família como se fossem bolas de Natal.

Troque os enfeites com amigos ou familiares

Outra boa maneira de renovar o visual da árvore de Natal sem gastar muito é trocar os enfeites com amigos e familiares. Para isso, incentive a eles que reúnam aqueles itens e adornos que não são mais usados e, antes do dia de montar a árvore de Natal, promova uma tarde de encontros para fazer a troca. Além de renovar a decoração, a árvore também ficará recheada de itens que carregam histórias e memórias compartilhadas.

Leia também | Como ter segurança nas compras de Natal pela internet

Acesse o canal da Serasa no YouTube

O Serasa Ensina é o canal da Serasa no YouTube, criado para descomplicar a educação financeira, por meio de centenas de conteúdos atualizados toda semana. Os vídeos ajudam você a cuidar do dinheiro, negociar dívidas, proteger-se contra fraudes, aumentar o Serasa Score, economizar na rotina, organizar as finanças e muito mais. 

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados