Enel SP: tire suas dúvidas sobre a empresa
Enel SP: tire suas dúvidas sobre a empresaData de publicação 14 de outubro de 20249 minutos de leitura
Publicado em: 29 de agosto de 2022
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 miutosTexto de: Time Serasa
Acredito que poucas pessoas já pararam para analisar sua conta de energia. E muitas não fazem ideia do que sejam as bandeiras que aparecem na fatura. Para entender o que são as bandeiras da conta de luz e como elas impactam o seu bolso, é só conferir esse texto.
Em 2015, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), criou o sistemas de bandeiras para cobrar tarifas adicionais às contas. A ideia é repor gastos extras com a utilização das termelétricas em determinado período. Vamos explicar um pouco mais sobre isso abaixo.
Bandeira tarifária é classificada pelas cores vermelha, verde e amarela. Elas são definidas a cada mês. E indicam se haverá ou não acréscimo no valor da conta de luz, devido ao uso das termelétricas.
Quando chove pouco, o nível dos reservatórios das hidrelétricas diminui, sendo assim, a produção de energia também cai. Para compensar a produção, são acionadas as termelétricas que têm o custo mais alto. E é para compensar esse custo que pagamos a tarifa.
Todos os Estados possuem o sistema de bandeiras, menos a Roraima, que não faz parte do SIN (Sistema Interligado Nacional).
Cada cor indica um valor adicional na sua conta de energia.
Esse valor muda de acordo com quanto o governo investiu nas termelétricas no mês. Última vez que tivemos bandeira vermelha no patamar 2 foi em setembro de 2018.
Segue que é sucesso!
Como cortar gastos para sobrar dinheiro?
10 dicas para economizar dinheiro no dia a dia
10 formas de economizar no supermercado
Para você economizar energia e sofrer menos com as tarifas, precisará prestar atenção a algumas atividades do dia a dia.
Existe uma série de coisas para fazer e não perder dinheiro! Agora você sabe sobre as bandeiras da conta de luz, simples, não é? Não marque bobeira e economize quando a bandeira mudar. Compartilha o texto com os amigos. 🙂
Data de publicação 14 de outubro de 20249 minutos de leitura
Data de publicação 7 de outubro de 20249 minutos de leitura
Data de publicação 7 de outubro de 20249 minutos de leitura