Dinheiro e relacionamento: como evitar conflitos financeiros n...
Dinheiro e relacionamento: como evitar conflitos financeiros no amorData de publicação 11 de junho de 202513 minutos de leitura
Publicado em: 24 de abril de 2025
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
Ao iniciar o período de declaração do Imposto de Renda (IR), sempre surgem novas dúvidas sobre o tema. As perguntas mais comuns para quem precisa fazer a declaração é como preenchê-la corretamente. Os isentos, por sua vez, possuem uma dúvida principal: “Como comprovar que não declaro Imposto de Renda?”.
Essa comprovação pode ser necessária ao solicitar crédito, benefícios governamentais ou para regularizar pendências fiscais. Embora a Receita Federal não emita um documento específico de “não declarante”, existe uma maneira de comprovar essa situação – confira a seguir.
Para o cidadão comprovar que não declara Imposto de Renda é necessário preencher uma Declaração de Isenção do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Para elaborar o documento de autodeclaração, siga os passos a seguir:
Acesse o site oficial da Receita Federal.
Encontre a área de “Centrais de Conteúdo” e clique em “Mais Conteúdo”.
Selecione a opção “Formulários” e, em seguida, “Declarações”.
Clique em “Declaração de isento de Imposto de Renda”.
Clique no link do documento em PDF para fazer o download.
Preferencialmente, abra o arquivo no navegador ou abra com o programa Adobe Reader. Clique nos campos para inserir os dados pessoais, local e data.
Salve as alterações feitas, imprima o documento e assine-o.
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A Declaração de Isenção do Imposto de Renda é o principal documento para comprovar a não obrigatoriedade de declarar. Nele, o próprio indivíduo informa que não se encaixa nos critérios de obrigatoriedade da Receita Federal.
Pessoas com doenças graves especificadas na Lei 7.713/1988 (como cardiopatia grave, cegueira, entre outras) também podem solicitar a isenção sobre rendimentos da aposentadoria, pensão ou reforma. Entretanto, é preciso apresentar laudo médico e documentos solicitados pela Receita Federal.
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Para verificar sua situação junto à Receita Federal e obter os documentos que a comprovem, realize os seguintes passos:
Acesse o site oficial da Receita Federal.
Clique na opção “e-CAC - Centro de Atendimento Virtual”.
Realize o login no Portal e-CAC utilizando o e-mail e a senha cadastrados na conta gov.br.
Selecione o menu “Certidões e Situação Fiscal”.
Clique em “Consulta Pendências - Situação Fiscal”. O sistema apresentará um diagnóstico fiscal, informando se há pendências com a Receita Federal ou a Procuradoria-Geral da Fazenda.
Clique em “Emitir Certidão” para baixar um documento PDF do resultado do diagnóstico fiscal.
Outro documento que indica a situação com a Receita Federal é a Certidão Negativa de Débitos (CND). Para emiti-la:
Volte ao site oficial da Receita Federal.
Selecione o menu “Serviços - Portal de Serviços Digitais” e clique em “Emitir Certidão de Pessoa Física”.
Informe o CPF e clique em “Consultar”.
Salve e/ou imprima o documento. Ele é válido até a sua data de vencimento.
Caso um dos documentos indique pendências, tome as medidas necessárias para regularizá-las. Isso pode envolver o pagamento de débitos, entregar a declaração de Imposto de Renda atrasada ou corrigir informações cadastrais.
Se não conseguir identificar a pendência, procure um contador para entender o problema e resolvê-lo corretamente.
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