O que é saúde financeira e como melhorar a sua

Entenda o que é saúde financeira e como mantê-la em dia.

Médica com o porquinho na mão ilustrando a saúde financeira de sua vida e vendo como melhorar ainda mais

Atualizado em: 25 de julho de 2023

Autora: Fabiana Ramos


Assim como a busca pela saúde física é fundamental, também é importante cuidar da saúde financeira. Sabemos o quanto uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos são benéficos para termos saúde e qualidade de vida. Por sua vez, a saúde financeira diz respeito à relação que temos com o dinheiro, portanto também precisa de bons hábitos para se manter bem.

Uma pesquisa conduzida pela Serasa em 2022, sobre Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro, mostrou que ainda há muito desconhecimento em relação à vida financeira. Entre as pessoas endividadas entrevistadas, 59% desconheciam os valores das tarifas e juros cobrados quando há atraso de pagamento.

Falar sobre dinheiro – e até pensar sobre ele – ainda é tabu e fonte de ansiedade para muitas pessoas. Ou seja, é urgente nos aprofundarmos nesse tema e revermos nossa relação com as finanças.

Confira a seguir o que é saúde financeira, como cuidar dela e por que ela é tão importante em nossas vidas.

Assista | Como falar de finanças no relacionamento?


O que é saúde financeira

A saúde financeira diz respeito aos hábitos e comportamentos com os quais lidamos com o dinheiro. Tem vida financeira saudável a pessoa com as finanças equilibradas, que consegue arcar com os gastos essenciais, despesas não essenciais e está preparada para lidar com imprevistos.

A saúde financeira não engloba apenas quem ganha muito ou pouco dinheiro. Ela serve para todas as pessoas, já que o controle financeiro deve ser adaptado à realidade e às possibilidades de cada um. Ter equilíbrio nas finanças significa adequar despesas e metas de vida à renda atual, independentemente de quanto ela seja.

Estar saudável financeiramente permite ter uma vida estável e encarar o dinheiro como aliado, e não inimigo. Ele viabiliza a manutenção do custo de vida e também permite momentos de lazer, mais qualidade de vida e a realização de sonhos e objetivos.

Aliás, o objetivo da saúde financeira é justamente não precisar viver em função do dinheiro nem ficar preocupado com as finanças o tempo todo. Ao se planejar e organizar os gastos de acordo com o que ganha, evitam-se preocupação e problemas futuros.

Diferença entre saúde financeira e educação financeira

Saúde e educação financeira podem parecer a mesma coisa, mas não são. Apesar de os dois conceitos se complementarem, não são sinônimos.

Educação financeira se refere ao nível de informação que uma pessoa precisa ter para saber se relacionar com o dinheiro e fazer escolhas inteligentes. Para atingir a saúde financeira, isto é, organizar a vida financeira e equilibrar as contas, é preciso contar com a educação financeira, que fornece as ferramentas necessárias para aprender a lidar com o dinheiro. Porém, a educação financeira sozinha não é suficiente para garantir a saúde das finanças, já que o conhecimento deve ser aplicado no dia a dia.

A educação financeira é o caminho que leva à saúde financeira, por meio de informações do que se deve fazer com o dinheiro e como administrá-lo. A saúde financeira é o resultado que vem de como se aplica o conhecimento adquirido e o que se faz de fato com o dinheiro. É como se a saúde financeira fosse o destino e a educação financeira o percurso que permite chegar até ele.

Leia também | Educação financeira: como se organizar no dia a dia

Como manter uma boa saúde financeira

É muito comum vermos pessoas que não têm ideia da própria situação financeira. Não sabem quanto ganham, muito menos quanto gastam por mês. Esse tipo de comportamento pode levar a diversos problemas emocionais, como ansiedade, estresse, insônia e afastamento social.

A pesquisa conduzida pela Serasa chamada Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro em 2022 mostrou que 83% dos endividados têm problemas para dormir, 74% têm dificuldade de concentração em tarefas diárias e 31% deixaram de frequentar reuniões familiares.

Ou seja: saúde financeira, física e mental estão relacionadas e andam juntas. A saúde financeira também dá suporte às demais, já que o dinheiro proporciona a academia para a prática de atividades físicas, os alimentos nutritivos, o acesso a atendimentos terapêuticos.

Confira bons hábitos que ajudam na manutenção da saúde financeira:

  • ●     Ter uma ou mais fontes de renda.
  • ●     Ter um controle financeiro e analisar receitas e despesas regularmente.
  • ●     Gastar menos que ganha.
  • ●     Pagar as contas em dia.
  • ●     Ter uma reserva de emergência.
  • ●     Fazer planos de curto, médio e longo prazo.
  • ●     Planejar a aposentadoria.
  • ●     Reservar parte do dinheiro para o lazer e aproveitá-lo sem culpa.

Elimine hábitos prejudiciais

Alguns comportamentos são incompatíveis com a saúde financeira. Deixá-los para trás é fundamental para uma relação mais saudável com o dinheiro. Veja 6 hábitos para eliminar do dia a dia:

  1. Atraso de contas por esquecimento ou desorganização.

  2. Falta de controle de ganhos e gastos.

  3. Não estabelecer metas de médio e longo prazo.

  4. Usar o cartão de crédito sem acompanhar a fatura.

  5. Desperdiçar comida na geladeira ou demorar demais no banho todo os dias

Ferramentas para acompanhar a vida financeira

O primeiro passo para resolver qualquer problema financeiro é fazer um diagnóstico. Assim como periodicamente vamos ao médico fazer um check-up da saúde física, também precisamos de um check-up da vida financeira.

Para isso há diversas ferramentas para quem quer manter as contas em dia. A Serasa, por exemplo, oferece muitas soluções gratuitas.

Saiba como melhorar e acompanhar as finanças com os produtos e serviços da Serasa: 

  1. Baixe o aplicativo da Serasa

    O app da Serasa (disponível em iOS e Android) oferece diversas ferramentas gratuitas de controle para a vida financeira, como consulta de dívidas e pendências, verificação do Serasa Score, negociação de dívidas online e com desconto, ofertas de crédito e muito mais.

  2. Use a Carteira Digital Serasa

    A Carteira Digital Serasa também está disponível para quem baixa o app da Serasa e tem tudo que é necessário para pagar contas online em um só lugar, de forma rápida e segura. Nela, é possível fazer recarga de celular, pagar boletos e consultar e pagar débitos veiculares.