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Como consultar o seguro-desemprego pelo PIS?

Confira o passo a passo de como consultar o seguro-desemprego requisitado, utilizando o número do PIS.

Publicado em: 26 de abril de 2024

Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Jovem segurando uma carteira de trabalho brasileira sobre o laptop (CTPS). Trabalhando no escritório doméstico.

Consultar benefícios como o seguro-desemprego já foi um processo demorado e que exigia estar presencialmente em locais específicos. Mas hoje é possível fazer esse processo de forma virtual, através de aplicativos e do próprio site do Governo Federal, por exemplo. Para isso, basta ter em mãos dados pessoais simples, já que é possível inclusive consultar o seguro-desemprego pelo PIS.

Confira neste texto um passo a passo detalhado sobre diferentes formas para consultar em que etapa está o seguro-desemprego requisitado, utilizando o número do PIS.

Assista| Como consultar o PIS - Serasa Ensina

O que é PIS?

Para começar, é importante saber o que é o PIS. A sigla vem de Programa de Integração Social e é uma contribuição monetária social que as empresas privadas fazem em nome dos funcionários. Os valores arrecadados com o PIS são, depois, utilizados para fazer o pagamento de benefícios como o seguro-desemprego e o abono salarial.

O principal objetivo do PIS é transferir renda a trabalhadores de baixa renda. Ele pode ser citado também como PIS/PASEP ou NIT/PIS, isso porque que o PASEP é o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, um tipo de PIS para funcionários públicos. Já o NIT é o Número de Identificação do Trabalhador, que permite aos trabalhadores autônomos ou sem carteira assinada a contribuição ao INSS.

Saiba também | Como consultar o PIS pelo CPF

O que é seguro-desemprego

O Seguro-Desemprego é um importante direito dos trabalhadores brasileiros. Esse benefício oferece auxílio em dinheiro por um período determinado, assegurando que o cidadão consiga se manter financeiramente enquanto procura por uma recolocação profissional.

Esse seguro é pago de três a cinco parcelas de forma contínua ou alternada, de acordo com o tempo trabalhado. Saiba aqui, neste artigo completo, quem tem direito ao seguro-desemprego.

Como consultar seguro-desemprego pelo PIS?

Uma das formas de consultar se você é através do aplicativo Caixa Trabalhador.

  1. Procure ‘Caixa Trabalhador’ na loja de aplicativos do celular, para sistemas Android ou IOS.

  2. Clique em baixar.

  3. No aplicativo, clique em ‘Acessar’.

  4. Digite seu CPF e clique em ‘próximo’.

  5. No aplicativo procure por ‘Seguro-Desemprego' e faça a consulta com seu número do PIS.

Neste aplicativo, o contribuinte pode consultar a situação das parcelas do Seguro-Desemprego e outros benefícios, como o Abono Salarial. Também é possível conferir os calendários de pagamentos e tirar dúvidas no espaço de perguntas frequentes sobre cada programa diretamente no aplicativo.

Leia também | Saiba como consultar o seguro-desemprego pelo CPF

Outra forma de fazer a consulta é através do aplicativo Sine Fácil. O Sine é o Sistema Nacional de Emprego, um serviço de busca de vagas de emprego e agendamento de entrevista com possíveis empregadores. Veja como usar o app:

  1. Procure ‘Sine Fácil’ na loja de aplicativos no celular, para sistemas Android ou IOS.

  2. Clique em baixar.

  3. No aplicativo, clique em ‘Acessar’.

  4. Digite seu CPF e clique em ‘próximo’.

  5. No aplicativo procure por ‘Seguro-Desemprego' e faça a consulta com seu número do PIS.

Por fim, também é possível acessar esse serviço indo presencialmente em uma das unidades do Sine ou em uma das Superintendências Regionais do Trabalho espalhadas pelo país.

Como solicitar seguro-desemprego

Se o cidadão, porém, ainda precisa iniciar o processo e dar entrada no seguro-desemprego, é preciso fazer esse pedido. Isso pode ser feito de diferentes formas. Veja algumas delas, a seguir:

  • ●     No navegador da internet:

Através do site do Portal Emprega Brasil, gerido pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

  • ●     Por aplicativo móvel: 

É possível usar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital nas versões para Android e para IOS.

  • ●     Por e-mail:

Basta enviar mensagens nos e-mails corporativos das Superintendências Regionais do Trabalho: trabalho.(uf)@trabalho.gov.br. Em cada unidade da federação basta trocar a designação uf pela sigla correspondente. Em São Paulo, por exemplo o e-mail é trabalho.sp@economia.gov.br.

  • ●     Por telefone: 

Ligue no número 158, ou entre em contato por telefone com uma agência do trabalho do seu estado (Sine).

Gerenciar as contas

Seja com um salário ou através de benefícios como o seguro-desemprego, todo cidadão também precisa descobrir formas mais inteligentes de se organizar e economizar tempo na hora de pagar as contas.

A funcionalidade Minhas Contas, do app da Serasa, é uma solução completa para gerenciar e pagar as contas do mês de forma inteligente. 

Imagine ter todas as despesas, incluindo água, luz, gás* e até compras online, reunidas em um só lugar. Com o aplicativo da Serasa, é possível fazer isso e muito mais. 

  • ●     Visualize: identifique rapidamente as contas do mês reunidas. 
  • ●     Unifique as contas: você escolhe se quer pagar uma conta por vez ou a soma de todas elas. 
  • ●     Pague com agilidade: pague boletos com apenas alguns toques, de forma rápida e segura. 
  • ●     Receba alertas de vencimento: acompanhe o vencimento das contas para sempre pagar em dia.  
  • ●     Pague as contas com toda a segurança e confiabilidade da Serasa. 
  •  

*Contas básicas como água, luz e gás serão disponibilizadas de forma faseada para os Estados. Acompanhe na página do Minhas Contas as atualizações. 

Experimente agora mesmo essa função exclusiva e gratuita no aplicativo da Serasa.  

Celular mostrando a carteira digital Serasa

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