Guia essencial para criação de sites: tudo o que precisa saber
Guia essencial para criação de sites: tudo o que precisa saberData de publicação 13 de dezembro de 20246 minutos de leitura
Atualizado em: 20 de maio de 2024
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
Já tentou fazer cadastro em uma loja e na consulta seu nome indicava CPF suspenso? Ou teve o pedido de benefício do Bolsa Família negado também por esse motivo?
CPF suspenso indica que o documento está com alguma irregularidade na base de dados da Receita Federal. Isso traz consequências e pode impedir ações na vida prática de um cidadão – afinal, o CPF é um dos principais documentos solicitados no país.
Entenda como regularizar a situação e como conferir se há alguma irregularidade com o CPF.
Leia também | O que é possível fazer com o CPF de uma pessoa?
Ter o CPF suspenso significa que o documento foi considerado irregular, ou seja, falta alguma informação no cadastro com a Receita Federal ou algum dado está incorreto.
Em muitos casos, o motivo que leva à suspensão do CPF está ligado ao título de eleitor. Isso acontece porque a Receita Federal cruza dados com a Justiça Eleitoral, e pode haver inconsistência em informações como data de nascimento ou nome da mãe.
Quem não justificou a ausência em votações também pode ter o CPF suspenso enquanto não regularizar a situação eleitoral.
Além de CPF suspenso, a situação cadastral do CPF pode apontar outras questões. Cada uma será causada por diferentes razões. Conheça as indicações que a pesquisa de situação cadastral do CPF pode apresentar:
Significa que o contribuinte deixou de entregar alguma Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) dos últimos cinco anos.
O cadastro está incorreto ou incompleto.
Cancelamento por multiplicidade, quando se constata que uma mesma pessoa tinha mais de um número de CPF. Ocorre por decisão administrativa ou judicial.
Quando o falecimento de um contribuinte é informado à Receita Federal, o documento perde a validade.
Significa que foi constatada fraude na inscrição e o CPF foi anulado.
A suspensão no CPF pode bloquear muitas ações simples no dia a dia, como abrir cadastro em loja ou receber benefícios do governo. Além disso, os bancos estão autorizados a encerrar em até 90 dias as contas bancárias de clientes com o CPF suspenso.
Para regularizar um CPF suspenso, é preciso fazer um pedido à Receita Federal e corrigir o erro que gerou a irregularidade. Conheça o passo a passo desse processo.
● Acesse o link da Receita Federal para o Pedido de Regularização de CPF. É gratuito.
● Preencha a solicitação com seus dados completos, incluindo Título de Eleitor e envie a solicitação.
● A regularização também pode solicitada em um Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais ou em agências do Banco do Brasil, Caixa ou Correios.
● Neste caso, o atendimento tem um custo de R$7.
Quem estiver no Exterior pode pedir a regularização do CPF preenchendo um formulário da Receita Federal, que depois deve ser entregue em uma representação diplomática brasileira em até 15 dias.
Sim, isso pode ocorrer. Um dos requisitos para receber o Bolsa Família é que todas as pessoas da família estejam com o CPF regular, o que ajuda a evitar fraudes no sistema. Se a irregularidade não for resolvida em até seis meses, o benefício é cancelado.
Não, são situações diferentes. Quando uma pessoa tem seu nome inscrito em um cadastro de inadimplência, como o da Serasa, dizemos que o CPF está negativado. Isso significa que o documento está vinculado a uma dívida, o que torna mais difícil conseguir crédito. Entretanto, isso não altera a situação do CPF de uma pessoa na Receita Federal nem impede ações como movimentar conta bancária ou receber benefícios.
O Aviso de Documentos Extraviados ajuda a evitar golpes em caso de documentos perdidos ou roubados. Ao fazer o registro gratuitamente, a Serasa informa a ocorrência às empresas, o que ajuda a evitar fraudes e uso indevido dos documentos.
Aumente a proteção de seus dados com o serviço de Documentos Extraviados. Sua segurança é a prioridade da Serasa.
Data de publicação 13 de dezembro de 20246 minutos de leitura
Data de publicação 12 de dezembro de 20246 minutos de leitura
Data de publicação 10 de dezembro de 20245 minutos de leitura