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Dia do Comerciante: como surgiu a data comemorativa

A data é voltada para quem exerce uma das funções mais importantes do país e movimenta a economia. Ela também possibilita aumentar vendas no comércio.

Retrato da dona de um açougue

Publicado em: 31 de julho de 2023

Autora: Serrana Filetti


Muitos microempreendedores individuais e profissionais autônomos talvez não tenham conhecimento, mas há no Brasil o Dia do Comerciante. A data é voltada para quem exerce uma das funções econômicas mais importantes do país. Segundo o Governo Federal, em 2022 o Brasil registrou a abertura de 3.838.063 novas empresas. Até 2022 o saldo era de 20.191.290 empresas ativas no país.

Em relação às atividades econômicas mais exploradas pelas empresas abertas, o comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios dominou o número de empreendimentos. De acordo com o Governo Federal, mais de 190 mil novos negócios nesse setor foram abertos.  

Em seguida, o setor de vendas, com mais de 180 mil. Cabeleireiros, manicure e pedicure representam 136.466 novos empreendimentos. Ao observar esses dados, é possível ver a importância do comércio para o setor terciário da economia e perceber o papel fundamental que tem para suprir as necessidades das pessoas.  

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Quando foi criado o Dia do Comerciante?

O Dia do Comerciante foi criado em 1953 pela Lei nº 2.048. A iniciativa foi da Confederação Nacional do Comércio de Bens e Serviços e Turismo (CNC). A data escolhida é o dia 16 de julho por marcar o nascimento do economista, jurista e político baiano José Maria da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu. 

José Maria é considerado o patrono do comércio do Brasil e deixou um legado de contribuições em prol do desenvolvimento e da independência do país. Entre suas iniciativas, estão as políticas de bom relacionamento comercial com outros países, além de leis em benefício de quem começava a empreender. 

O Dia do Comerciante é feriado?

De acordo com a lei, o Dia do Comerciante é uma data que se cair em dia útil não considera prejuízo do trabalho normal. Por isso, não é feriado. Muitos lojistas e demais profissionais aproveitam a oportunidade para atrair clientes e realizar promoções. 

Há comerciantes que aproveitam a data para criar pacotes de produtos ou serviços, como fazer as unhas e ganhar uma massagem relaxante para os pés. Outros fazem publicações em redes sociais para compartilhar conteúdo relevante sobre o Dia do Comerciante. 

A ideia é criar posts atrativos, vídeos curtos, stories e até utilizar hashtags referentes à data para ampliar o alcance da mensagem.

Diferenças entre o Dia do Comerciante e o Dia do Comerciário


Dia do Comerciante

O Dia do Comerciante homenageia os proprietários de lojas e estabelecimentos comerciais. A data comemorativa reconhece o papel significativo que os comerciantes desempenham na economia e fornece produtos e serviços aos consumidores, contribuindo assim para o crescimento comercial do país. 

Dia do Comerciário

O Dia do Comerciário é lembrado em 30 de outubro. Essa data serve para homenagear especificamente os trabalhadores do comércio, ou seja, funcionários de lojas, supermercado, shoppings, entre outros estabelecimentos. É uma forma de reconhecer a importância e o esforço dos comerciários, que desempenham um papel fundamental na operação e funcionamento dos empreendimentos. 

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Como aproveitar o Dia do Comerciante para vender mais

O Dia do Comerciante é uma data que pode ser explorada por diversos setores e segmentos do mercado para aumentar as vendas. Confira:

  • ●     Vestuário e moda: nesse dia, lojas de roupas, calçados, acessórios e produtos relacionados à moda podem oferecer promoções atrativas, como descontos, promoções de "compre um e ganhe outro" ou pacotes especiais, para incentivar os consumidores a fazer compras.
  • ●     Alimentação e gastronomia: restaurantes, cafeterias, bares e estabelecimentos de alimentação podem aproveitar a data para atrair mais clientes oferecendo promoções exclusivas, descontos em combos de refeições, brindes ou até mesmo realizando eventos especiais, como degustações ou menus temáticos.
  • ●     Artigos para casa: setores que comercializam itens para decoração, móveis, utensílios domésticos, artigos de cama, mesa e banho também podem se aproveitar da data. Oferecer descontos especiais ou promoções em produtos selecionados pode estimular as vendas nesse segmento.

 

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Quer firmar boas parcerias para seu negócio? Conheça o Você Consulta

O Você Consulta é a solução perfeita para quem está começando a empreender ou já empreende e deseja ter mais garantias e segurança para estabelecer parcerias. O serviço é oferecido pela Serasa e permite a consulta de CPF e CNPJ de terceiros.

Com o Você Consulta, em poucos passos é possível ter acesso ao relatório completo com as pendências financeiras de quem o comerciante deseja consultar. 

Para isso basta seguir este passo a passo:

  • ●     Acesse o site “Você Consulta”.
  • ●     Escolha se quer consultar um CPF ou CNPJ.
  • ●     Realize o pagamento online via cartão de crédito.
  • ●     Acesse o relatório assim que concluir a compra.
  • ●     Receba em seu e-mail o relatório.

 

No relatório são exibidas as pendências comerciais e anotações negativas, ações judiciais, participações em falências, protestos e cheques sem fundos. Também são informados os dados cadastrais e a situação na Receita Federal da pessoa consultada. 

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