Entrar

Veja como consultar dívida MEI e como fazer para negociar o pagamento

Categoria criada em 2008 para que trabalhadores informais estejam dentro da legalidade, o Microempreendedor Individual (MEI), embora tenha uma carga tributária menor, pode acumular dívidas. Para quem está nesta situação, é importante entender como consultar a dívida MEI e como fazer para negociar o pagamento.

Atualmente, o Brasil conta com pouco mais de 11 milhões de Microempreendedores Individuais, segundo dados do Portal do Empreendedor. Em 2020, o número de novos registros bateu recorde, se consolidando como o maior desde 2009.

Já o número de pessoas jurídicas inadimplentes até o terceiro trimestre do ano passado também era alto. Ao todo, foram 5,8 milhões, de acordo com o último Boletim Econômico Serasa Experian.

Por isso, este texto tem o intuito de ajudar profissionais autônomos e microempresários a regularizar seus débitos com o MEI. A seguir, veja tudo o que você precisa saber sobre como consultar e parcelar a dívida MEI.

Como consultar dívida MEI?

A consulta de dívidas do MEI segue a mesma ordem das dívidas no CNPJ e no CPF. Por meio do Serasa Limpa Nome, o microempreendedor pode consultar a dívida MEI pelo seu CPF, parcelar débitos MEI e também monitorar o CNPJ.

Estar em dia com as dívidas do MEI é importante para ter crédito disponível no mercado, tanto para pessoas físicas, quanto jurídicas. As pontuações de pessoas jurídicas também estão disponíveis para consulta. Se você pedir um empréstimo pelo seu MEI, por exemplo, o credor provavelmente vai avaliar se ele está regularizado.

Só não é possível a instituição consultar o CNPJ pelo CPF do dono, porque o CPF do dono do MEI é um dado sigiloso. A pessoa física e a jurídica, neste caso, são separadas. Se o CPF do dono está negativado, por exemplo, isso não influencia na concessão de créditos ao MEI nem positiva nem negativamente.

O Serasa Limpa Nome é uma forma fácil e prática de negociar dívidas e fazer o pagamento de maneira totalmente online. Abaixo, veja um passo a passo de como consultar a dívida MEI.

1. Acesse o Serasa Limpa Nome.
2. Informe seu CPF e clique em “Consultar”.
3. Digite sua senha. Caso ainda não tenha cadastro na Serasa, pode fazer gratuitamente e na hora.
4. Caso tenha uma empresa atrelada ao seu CPF, aparecerão acordos para a dívida no MEI. Não é necessário fazer cadastros separados para pessoa física e jurídica.

Atualmente, as empresas que oferecem descontos para dívida ativa MEI são Claro, Net, Ativos e Recovery.

Como parcelar dívidas do MEI?

Assim que você consultar seu CPF, a plataforma vai te dar duas opções: “Para Você” e “Para sua Empresa”. O próximo passo é clicar em “Para sua Empresa” e consultar sua dívida MEI. É importante esclarecer que esta aba só estará disponível para você se realmente houver dívidas do MEI atreladas ao seu CPF.

Na sequência, pode aparecer alguma oferta de negociação das suas dívidas do MEI. O passo seguinte será analisar a proposta – ou as propostas – e selecionar a melhor opção para o seu bolso. Depois, é só seguir o passo a passo da negociação que vai surgir, gerar um boleto e fazer o pagamento. Tudo simples, fácil e online!

Assim, após cinco dias úteis do pagamento, a dívida é retirada do seu MEI e o seu CNPJ volta a ficar azul novamente.

Para acessar mais conteúdos como este, conheça também nosso canal no YouTube e o podcast Serasa Ensina.