Parcelamento MEI: como fazer

O parcelamento MEI veio para facilitar a vida do microempreendedor individual. Neste artigo, explicamos tudo sobre o assunto.

dividindo dinheoro


Autor: Ketlin Petry

Publicado em 09 de novembro de 2022

Requisitar o parcelamento MEI é uma possibilidade viável para microempreendedores que estão com as guias atrasadas e querem quitar essas pendências. 

O DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) é uma guia de pagamento que engloba todos os impostos municipais, estaduais e federais que devem ser pagos por microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). 

Pagar essa guia é obrigação de todo autônomo que entra nessa modalidade, e o atraso ou inadimplência pode levar ao cancelamento do CNPJ. 

Como parcelar a dívida do MEI

Solicite ou acompanhe o parcelamento das dívidas MEI por meio da declaração anual (DASN) no Portal do Empreendedor. Para isso é só acessar a conta no portal. 

Só é possível parcelar as dívidas com a Receita Federal enquanto não forem inscritas na Dívida Ativa da União. Após essa inscrição, o parcelamento deve ser solicitado junto à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. 

A negociação do parcelamento da dívida MEI vai juntar todas as dívidas atuais, atualizadas com os devidos acréscimos legais até a data do pagamento da entrada.  

É possível parcelar a dívida MEI em até 60 vezes, mas a parcela mínima é de R$ 50,00.  

A aprovação do pedido de parcelamento MEI dependerá do pagamento da primeira parcela. Se não for efetuado o primeiro pagamento da negociação feita até a data do vencimento, o pedido não terá nenhum resultado. O sistema, porém, permitirá realizar uma nova solicitação. 

É importante ressaltar que só é permitido fazer uma negociação de parcelamento por ano-calendário. 

Leia também | MEI em atraso 


Como regularizar a situação

Microempreendedor Individual (MEI) é uma das categorias de empresas disponíveis mais fáceis de se utilizar e criar. São diversas vantagens para pequenos empreendedores e profissionais autônomos, possibilitando a formalização profissional e acesso a direitos previdenciários. 

Entenda aqui o que é confissão de dívida. 

Como dissemos, o não pagamento das guias mensais pode resultar no cancelamento do CNPJ.  

A regularização do MEI pode ser feita de forma digital. Veja os passos abaixo: 

1. Acesse o Portal do Simples Nacional

2. Emita um DAS com o valor pendente. 

3. O valor da dívida pode ser parcelado. Escolha a melhor alternativa para seu bolso. 

4. O CNPJ será liberado a partir do pagamento e processamento da dívida. 

Leia também | Como abrir um MEI? - Serasa Ensina 

Quando fazer o parcelamento MEI?

Só é possível fazer o parcelamento MEI quando houver débitos vencidos e declarados pela DASN MEI (Declaração Anual do Simples Nacional para Microempreendedores Individuais). 

Além disso, todo ano o MEI faz a declaração anual de todos os recebimentos. Portanto, se houver uma ou mais parcelas em atraso no ano anterior, referentes à DASN MEI apresentada, é possível fazer o parcelamento MEI. 

Esse caso é somente para aqueles que não têm condições de quitar as dívidas pendentes que forem declaradas, juntamente com os juros. 

Leia também | Conhecer o empréstimo para CNPJ MEI online 

Conheça o Serasa Limpa Nome

Pelo Serasa Limpa Nome, você pode ter até 90% para negociar dívidas, e o processo leva só três minutos, sem precisar sair de casa. É possível negociar pelo site, aplicativo (iOS e Android) ou WhatsApp (11) 99575-2096).

Confira o passo a passo para negociar pelo site ou app: 

1. Confira suas dívidas negativadas e contas em atraso 

O primeiro passo é criar seu cadastro gratuitamente no Serasa Limpa Nome. Ao informar seus dados, um login de acesso será gerado para que você consulte seu CPF e verificar quais são as dívidas ou contas em atraso. 

2. Selecione os acordos disponíveis 

As empresas com as quais você mantém ou manteve relacionamento podem disponibilizar ofertas de acordo na plataforma, que você pode consultar já na tela inicial. Para aceitar a oferta, basta clicar sobre ela e confirmar. Um boleto será gerado para pagamento. 

3. Pague o boleto 

Após realizar o pagamento do boleto, em alguns dias você receberá a confirmação por e-mail e no ambiente da plataforma. Todo esse procedimento é realizado de forma 100% segura e com o consentimento das empresas parceiras.