Entrar

8 passos para fazer uma consulta de CPF

A consulta de CPF ajuda a conhecer seu perfil de pagador no mercado

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um documento que acompanha alguém pela vida toda, e serve para identificar cada um perante a Receita Federal. Mas, no dia a dia, a consulta CPF também está associada à sua vida financeira e ao acesso à crédito.

Essa consulta pode ser feita por empresas ou por você mesmo, para acompanhar como está o seu nome no mercado. Fazer essa checagem pode ser muito fácil e simples quando você utiliza o site ou aplicativo da Serasa.

Que tal entender direitinho como fazer a consulta CPF com praticidade e segurança, com poucos cliques e de forma gratuita? É o que vamos te contar a seguir: continue lendo e veja um passo a passo simples e fácil!

Por que empresas fazem a consulta CPF?

A consulta CPF pode ser feita especialmente por:

• Instituições que oferecem financiamentos;
• Empresas operadoras de internet e telefonia móvel;
• Imobiliárias;
• Comércio em geral;
• Bancos e instituições financeiras;
• Seguradoras.

Resumidamente, essas empresas fazem a consulta CPF para avaliar o risco de crédito, minimizar o risco de inadimplência e evitar casos de fraudes.

Além disso, elas podem, a partir dessa avaliação, compreender melhor o histórico financeiro para concluir se o cliente é um bom pagador e, assim, conceder ou não o crédito solicitado.

Por exemplo, se você vai até uma loja para comprar um celular novo e deseja fazer a compra por um cadastro de cliente, o estabelecimento provavelmente vai fazer a consulta CPF para ter mais segurança.

Por que é importante que você monitore seu CPF?

Além das empresas, você também pode fazer a consulta ao seu CPF, sabia disso? Há bons motivos para adotar esse hábito, como, por exemplo:

• Saber se há dívidas ou negativações em seu nome;
• Minimizar fraudes – hoje, a cada 14,8 segundos, alguém se torna vítima de fraude no Brasil, e os crimes virtuais e vazamentos de dados, infelizmente, são cada vez mais comuns;
• Acompanhar sua vida financeira e se prevenir de problemas que possam desequilibrá-la;
• Ter a certeza de que seu CPF está limpo;
• Checar as consultas feitas no seu CPF para agir antes que tentativas de golpe saiam do controle;
• Desenvolver um relacionamento mais saudável com o mercado de crédito.

Viu só como fazer a consulta CPF regularmente é importante? Agora que você já sabe o porquê fazê-la, descubra como realizar esse monitoramento. Vamos lá?

8 passos fáceis de como você pode fazer sua consulta CPF

A Serasa disponibiliza o acesso gratuito pela internet da consulta ao seu CPF. Veja agora como fazer:

Passo 1 – Acesse o site da Serasa ou baixe o app

Você pode usar seu computador, tablet ou celular para a consulta CPF.

Há duas formas muito práticas de fazer isso:

• Site: você pode acessar o link https://www.serasa.com.br/consultar-meu-cpf/ pelo navegador;
• Aplicativo: você também pode baixar o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store. A nossa dica é instalar o app em seu celular. Assim, monitorar constantemente seu CPF será muito mais fácil. No aplicativo, você tem acesso também ao seu Serasa Score 2.0 e outras informações em segundos!

Seja qual for a alternativa, você pode fazer a consulta CPF a qualquer momento e sem ter que pagar por isso.

Passo 2 – Comece seu cadastro

Na página principal do site ou na área destacada do app, clique agora em “Cadastre-se grátis”.

Passo 3 – Preencha seus dados

Nesse passo, você precisará preencher alguns dados básicos, como seu CPF, data de nascimento e nome completo.
É importante preencher os campos com cuidado, porque se os dados não baterem com o sistema da Serasa, seu cadastro não será ser confirmado. Então, muita atenção nessa hora, ok?

Passo 4 – Crie sua senha

Na sequência, você deve criar sua senha. Não a compartilhe com ninguém, assim, seu acesso e seus dados permanecerão seguros.
Dica: lembre-se de criar uma senha forte, que contenha: letras maiúsculas e minúsculas, números e, pelo menos, um caractere especial (como @, #, $, %, & e outros).

Passo 5 – Aceite os termos

Para finalizar seu cadastro, basta ler e aceitar os termos da Serasa.

Passo 6 – Escolha a forma de confirmação

Agora, escolha se prefere confirmar seu cadastro, recebendo uma mensagem de confirmação por e-mail ou em seu celular. Aí, é só fazer a confirmação no canal escolhido!

Passo 7 – Faça a consulta CPF

Agora está tudo pronto! Todos os passos anteriores são muito fáceis e rápidos de realizar, e, ao fim, -você já pode fazer a consulta ao seu CPF, selecionando (no site ou app) “Consultar meu CPF”.

Para manter a segurança, a consulta é feita com o uso da senha criada por você. Agora que você está cadastrado e logado, rapidinho já visualiza de modo bem descomplicado se há dívidas feitas com seu CPF, se seu nome está limpo, sua pontuação no Serasa Score e tantas outras informações úteis para sua vida financeira.

Se houver dívidas, você já pode, também, checar se há ofertas para regularização do débito no Serasa Limpa Nome.

Passo 8 – Continue monitorando seu CPF

É recomendado que você tenha o hábito de monitorar seu CPF com frequência (semanalmente, por exemplo). Assim, você se certifica de que está tudo certo e evita ter seu nome negativado indevidamente por tentativas de golpes.

Você pode fazer consultas individuais gratuitas ou contratar o serviço de monitoramento completo de seu
CPF – o Serasa Premium.

E se o CPF for de outra pessoa?

Há momentos em que é preciso, também, consultar o CPF de outra pessoa. Por exemplo, quando você vai fazer negócio com alguém e quer ter mais segurança na transação, essa consulta pode ser muito útil.

Se você passar por essas situações, saiba que é possível fazer a consulta online, de modo fácil, rápido e seguro. É só usar o serviço Serasa Você Consulta. Assim, você terá acesso a um relatório com informações como cheques sem fundos no nome da pessoa, protestos, negativações, participação em falências e outras.

O passo a passo para isso é simples:

• Acesse o site do Serasa Você Consulta;
• Insira o número do CPF de terceiro que você precisa consultar;
• Preencha também os seus dados solicitados;
• Inclua os dados do seu cartão de crédito, que é o método de pagamento utilizado neste serviço.
• Pronto! Você receberá o relatório em seu e-mail cadastrado.

Lembre-se: a consulta ao seu próprio CPF no app ou site da Serasa é gratuita. Entretanto, o serviço de consulta CPF de terceiros é contratado à parte.

E então, ficou curioso para fazer a consulta CPF e conhecer todas as informações disponibilizadas pela Serasa? Você pode fazer isso agora mesmo! Consulte seu CPF gratuitamente e comece a ter mais equilíbrio, assumindo o controle da sua vida financeira!