Navegação do blog
  1. Premium
  2. Blog
  3. 7 Formas De Evitar Fraudes Com O Seu Cpf

7 formas de evitar fraudes no seu CPF

Atualizado em: 3 de dezembro de 2024

Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 9 minutos

Texto de: Time Serasa

O documento garante autenticidade e integridade na comunicação eletrônica entre pessoas no Brasil. Cadastro de Pessoa Física

Receber um telefonema de cobrança de uma dívida que não se fez é uma situação, no mínimo, desagradável. Em um primeiro momento, pode parecer que foi só uma ligação por engano, porém as cobranças continuam persistindo. É isso que pode acontecer com quem teve o CPF usado por estelionatários, mas evitar fraudes no seu CPF é simples. Aprenda como proteger o CPF de fraudes a seguir.

Assista | Como o Serasa Premium protege os seus dados? - Serasa Ensina

O que é uma fraude no CPF?

Se uma dívida foi feita no nome de uma pessoa, usando seu CPF, e ela não reconhece o valor que está sendo cobrado, provavelmente essa pessoa sofreu uma fraude no CPF.

Para saber o que é fraude e quais seus tipos mais comuns é preciso entender que a fraude em geral é um crime que busca obter vantagem sobre a vítima.

No caso da fraude no CPF, ela acontece quando criminosos utilizam dados desse documento de uma determinada pessoa para fazer compras, pedidos de crédito, abrir uma conta, ou qualquer outra ação, sem o consentimento dela.

  • Conheça alguns tipos de fraudes:

  • ●    Empréstimos com documentos falsificados a partir do número do CPF e nome da vítima.
  • ●    Abertura de contas em bancos para pegar talões de cheques e cartões de crédito usando o CPF da vítima.
  • ●    Golpes em site de relacionamento como o dos scammers, golpistas em tradução livre, que podem utilizar documentos como o CPF para fazer perfis que aparentam ser verificados e, assim, atrair vítimas.


Evitar fraudes no seu CPF é necessário em qualquer dia. Porém, em datas mais atrativas para o consumo proteger o CPF para compras e evitar fraudes pode ser mais importante ainda. É o caso da chamada Black Friday, por isso o consumidor deve conhecer os mais comuns golpes na internet, principalmente para momentos como esse.

Dicas para proteger seu CPF contra fraudes

Abaixo, listamos alguns cuidados importantes para evitar esse transtorno e proteger o CPF de fraudes.

  1. Mantenha seus documentos por perto

    Sempre que estiver no caixa de uma loja, não permita que levem seus documentos para longe de você. Em algumas situações, os atendentes podem pedir para conferir seus documentos, mas peça que para que seus documentos sejam mantidos sempre à vista e próximo. Isso evita que seja possível tirar fotos ou cópias dos documentos sem a permissão dos donos. Essa é uma forma de se resguardar contra clonagens.


  2. Desconfie dos testes online

    Eles são muito populares, principalmente nas redes sociais. Parecem engraçados e muitas vezes viralizam entre uma comunidade e até entre amigos próximos. A questão é que muitos desses testes, na verdade, são iscas para ter acesso a seus dados. Portanto, é necessário ficar atento e recusar compartilhar dados pessoais apenas para acessar a um teste ou jogo virtual.


  3. Cuidado com sites de compra

    Antes de fazer qualquer compra online, cheque a confiabilidade do site em que está navegando. Pesquise sobre a reputação da loja e procure entrar no site oficial direto. Links com redirecionamentos podem te encaminhar para sites corrompidos e que roubam dados.


  4. Atenção ao descartar cartões, documentos e contas

    Antes de jogar contas antigas no lixo, cartões vencidos, documentos velhos, entre outros, rasgue tudo e picote o que for possível. Nunca jogue suas contas no lixo sem rasgá-las em muitos pedaços. Isso evita que o papel caia nas mãos erradas.


  5. Monitore seu CPF

    Utilizar um serviço de alerta que informa a cada vez que houver uma tentativa de fraude com o seu CPF é outra ação que pode ajudar a evitar os golpes.


  6. Cuidado com e-mails de alerta

    Se, ao abrir a caixa de entrada, constar um e-mail em tom de alerta sobre uma dívida, sobre nome sujo, entre outros, fique atento. Confira quem é o remetente do e-mail e só entre em contato com a empresa através de canais oficiais que estejam publicados nas redes ou site dela.

    Algumas empresas podem enviar a cobrança, mas o remetente tem que ser o divulgado oficialmente pela instituição.


  7. Desconfie de contatos desconhecidos oferecendo prêmios

    Mensagens via SMS alertando para um prêmio grande em dinheiro também são outra forma muito comum de roubar dados. De um modo geral, informam a existência de um prêmio e pedem para que a vítima entre em contato. Quando a pessoa liga, porém, eles pedem seus dados e pronto, a fraude está feita.

Como monitorar seu CPF

Por mais que muitas dessas armadilhas pareçam fáceis de detectar, elas ainda fazem muitas vítimas diariamente. Uma estimativa feita pela Serasa Experian apontou que houve uma tentativa de fraude a cada 3,2 segundos, em maio, no Brasil.

Portanto, cuidar dos próprios dados é necessário. Para aumentar essa segurança digital, existem ferramentas como o monitoramento de dados, como o Serasa Premium.

O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia o CPF e CNPJ do assinante. Traz informações em tempo real e alertas sobre consultas ao CPF, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web e muito mais. 

  • O serviço avisa sempre que: 

  • ●      seu CPF e CNPJ for consultado; 
  • ●      seu Serasa Score variar; 
  • ●      uma negativação* estiver prestes a acontecer (antes do comunicado oficial, que é gratuito e para todos os consumidores); 
  • ●      seus dados vazarem na Dark Web.  


A assinatura Premium também proporciona atendimento exclusivo na Serasa e permite o bloqueio do Serasa Score para consultas de empresas. 

serasa score

*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 5 de 5

Artigos relacionados