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Prevenção de fraudes bancárias: proteja seu dinheiro

Entenda é que prevenção de fraudes bancárias, as ferramentas que os bancos utilizam, os tipos mais comuns e quais medidas adotar no dia a dia.

Atualizado em: 20 de setembro de 2024

Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 8 minutos

Texto de: Time Serasa

Mãos de mulher jovem segurando cartão de crédito, usando telefone celular inteligente para serviços bancários digitais, pagamento pela internet, compras on-line via aplicativo de banco móvel, tecnologia financeira, comércio eletrônico

As fraudes bancárias evoluem constantemente, adaptando-se às novas tecnologias e medidas de segurança. Tanto os bancos como os clientes devem ficar vigilantes sobre as novas táticas utilizadas e adotar práticas de segurança atualizadas.

Entenda o que é prevenção de fraudes bancárias e como proteger o seu dinheiro

Assista | Sempre Alerta: Roubo de dados

O que são fraudes bancárias e como ocorrem

As fraudes bancárias são definidas como atividades ilícitas que pretendem obter vantagem financeira explorando as vulnerabilidades dos sistemas bancários ou enganando clientes.

Além das vítimas, os golpes podem afetar empresas e instituições financeiras. Sua ocorrência, geralmente, envolve engenharia social — manipulação psicológica que induz as pessoas a fornecer informações confidenciais, o que é comum nos golpes de WhatsApp.

Uma das táticas mais utilizadas pelos criminosos para cometer uma fraude bancária é roubar/obter dados pessoais, do cartão e/ou da conta bancária.

Tipos de fraudes bancárias mais comuns

As fraudes bancárias mais comuns são:

  1. Phishing e smishing: Criminosos enviam e-mails, mensagens de texto ou fazem ligações se passando por bancos ou empresas confiáveis. O objetivo é obter dados pessoais, senhas e informações de cartões.

  2. Clonagem de cartão: As informações do cartão de crédito ou débito são utilizadas para fazer compras fraudulentas. Os dados do cartão podem ser obtidos por dispositivos, através do phishing, em ataques cibernéticos ou na Dark Web.

  3. Golpe do falso funcionário: Os golpistas se passam por funcionários do banco por telefone ou pessoalmente na agência. Eles podem solicitar informações confidenciais, pedir transferências, pedir para acessar um link ou aplicativo fraudulento.

    No caso presencial, podem coagir a vítima a realizar transferências ou usar os dados para acessar posteriormente sua conta bancária..

  4. Fraudes online: Invasão de contas bancárias através de malware ou ataques cibernéticos, interceptação de transações online, sites falsos de bancos ou de compras.

  5. Roubo de identidade: Uso de dados pessoais roubados ou falsos para abrir contas em instituições financeiras e solicitar crédito ou empréstimos.

  6. Fraudes em caixas eletrônicos: Instalação de dispositivos para obter dados dos cartões e câmeras ocultas para visualizar as senhas dos clientes.

  7. Roubo de cartão e documentos: Ao roubar/furtar o cartão de crédito ou débito, o criminoso realiza compras em lojas online e físicas, saques e pode tentar abrir novas contas bancárias.

Dicas para proteger as contas bancárias e transações

A segurança financeira é um processo contínuo. O ideal é se manter atualizado sobre novas ameaças para adaptar as medidas de segurança conforme o necessário. Algumas das principais dicas para se proteger de fraudes bancárias são:

  1. Senhas únicas: Não utilize dados pessoais como senhas para aplicativos financeiros e contas bancárias. Se possível, ative a autenticação de dois fatores (2FA) nos apps de instituições financeiras que utiliza. E nunca compartilhe senhas ou códigos de segurança com terceiros.

  2. Cuidado com o acesso: Não use redes Wi-Fi e computadores públicos para acessar contas bancárias e realizar transferências. Ao finalizar o uso do internet banking, finalize a sessão corretamente.

  3. Monitore seus dados e contas bancárias: Verifique regularmente os extratos bancários via aplicativo, configure notificações para acompanhar as transações e reporte qualquer atividade que considerar suspeita. Confira no Registrato se há contas bancárias desconhecidas por você abertas em seu nome.

    Utilize a Serasa para conferir se seus dados foram vazados e se há dívidas desconhecidas. Caso deseje monitorar os dados em tempo real, assine o serviço Serasa Premium para receber notificações sempre que algo novo for detectado.

  4. Fique alerta ao phishing: Desconfie de e-mails, mensagens ou ligações solicitando dados bancários. Sempre verifique a autenticidade dos sites bancários antes de realizar o login e não clique em links suspeitos recebidos por e-mail ou mensagem. 

  5. Mantenha o cartão em segurança: Cubra o teclado ao digitar a senha, ative as notificações de uso do cartão e mantenha-o sempre à vista durante as transações.

  6. Tenha cuidado na agência bancária: Solicite auxílio apenas para funcionários que possuem crachá de identificação e não aceite ajuda de desconhecidos para utilizar o caixa eletrônico. Se preferir, retire uma senha de atendimento para conseguir ajuda com o assunto que necessita.

Ferramentas dos bancos para evitar fraudes

As instituições financeiras investem constantemente em novas ferramentas para criar sistemas de segurança robustos e adaptáveis. A inteligência artificial e o machine learning são duas tecnologias utilizadas para identificar padrões de comportamento dos clientes e de fraudes bancárias.

A biometria ajuda na identificação correta do cliente e dificulta o acesso de pessoas não autorizadas às contas bancárias. A tokenização e a criptografia substituem os dados sensíveis de uma transação por novos dados que são mais difíceis de serem interceptados e interpretados por terceiros.

Outras medidas de segurança adotadas pelos bancos são a autenticação multifator (senha, token e biometria), monitoramento das transações, verificação de dispositivos, sistemas de prevenção de intrusão, entre outros.

O que fazer em caso de suspeita de fraude bancária

Segundo o Banco Central, em caso de suspeita de fraude, o ideal é entrar em contato com o banco para informar o ocorrido o mais rápido possível. Utilize o número oficial da instituição que está no verso do cartão, ou o site, e relate a situação em detalhes. Peça o bloqueio do cartão e da conta, e altere as senhas necessárias.

Junte todas as informações possíveis para registrar uma reclamação junto ao banco e também um boletim de ocorrência. O caso também pode ser registrado no Procon, sites de reputação de marca — como o Reclame Aqui, por exemplo — e no Banco Central.

Se notar transações e compras não autorizadas no extrato da conta, conteste-as e peça reembolso. Em caso de dúvidas de como prosseguir, procure um advogado especializado em crimes cibernéticos ou direito bancário.

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