Clonagem de cartão: saiba o que fazer e como se proteger

Ter um cartão clonado é sempre uma grande dor de cabeça. Descubra como evitar que isso aconteça

Homem com o seu cartão de crédito na mão e vendo como se proteger de golpes como clonagem de cartão

Foto Vanessa Conulista

Atualizado em: 26 de agosto de 2022.

A clonagem de cartão é uma das grandes preocupações de quem trabalha com este meio de pagamento. Não é para menos, já que quando isso acontece, é dor de cabeça na certa.

Mas isso não significa que o cartão de crédito ou de débito não seja confiável e que você

não deve tê-los. Muito pelo contrário! Esse meio de pagamento é extremamente seguro, principalmente por você não precisar sair pelas ruas com dinheiro no bolso.

Uma pesquisa da Serasa sobre os hábitos de uso do cartão de crédito no Brasil, feita em abril de 2022, revelou que 47% dos entrevistados possuem quatro ou mais cartões desse tipo. Ou seja, os brasileiros gostam de utilizar esse meio de pagamento.

Mas voltando ao problema do cartão clonado, se você teve a infeliz notícia de que passou por essa situação e quer saber mais sobre o assunto, este texto vai te dar um direcionamento de como resolver isto de forma simples e sem grandes problemas.

O que é clonagem de cartão?

Antes de mais nada, é importante ter muito claro o que, de fato, é uma clonagem de cartão. Vamos lá?

Pois bem, isso ocorre quando todos os dados de um cartão são transferidos para outro cartão. Isso facilita a compra feita por terceiros, que usam também seu nome e demais informações bancárias para fazer compras.

Um mecanismo criado para evitar esse tipo de golpe foi o famoso chip. Isso já reduziu bastante o número de fraudes exatamente por dificultar a cópia dos dados.

No entanto, exatamente por conta disso, os criminosos deixaram de insistir na clonagem física dos cartões (por meio de leitores alterados implantados em caixas eletrônicos e máquinas de pagamento) e passaram a atacar online – seja em sites de compras ou aplicativos.

 

Onde podem clonar o meu cartão?

Em geral, a regra é ter sempre o máximo de cuidado e proteger muito bem o seu cartão. O ideal é não confiar em ninguém.

Isso porque essa é uma situação que pode acontecer mais fácil, rápido e das formas mais inocentes do que a gente imagina.

Então, conheça algumas possibilidades de locais que podem ocorrer a clonagem de cartão:

•   Cartões com chip são mais difíceis de serem clonados em locais físicos. Mas existem casos de quadrilhas que instalam um sistema em máquinas de pagamento. Com isso, é possível ler as informações do chip e copiar os dados.

•   Se o seu cartão não possui chip, é ainda mais fácil de cloná-lo em caixas eletrônicos de bancos ou caixas 24 horas. Basta um leitor adulterado copiar a trilha magnética que existe atrás do cartão.

•   Seu cartão também pode ser clonado em sites de compras ou aplicativos com cobranças internas. Os fraudadores não precisam mais ter o cartão físico para aplicar o golpe. Basta ter seu nome, data de validade e o código de segurança.


Assista: Meu cartão foi clonado e agora?


Quais sinais identificam que o meu cartão foi clonado?

Eis o fato: nem sempre é possível identificar um cartão de crédito clonado rapidamente. Mas, existem 2 sinais de que isso pode ter acontecido.

São eles: 

Sinal 1: Você não reconhece algumas compras na fatura do cartão

É sempre importante ficar de olho nas notificações do seu cartão de crédito no smartphone. Às vezes, estamos tão acostumados com elas que deixamos para conferir os dados das compras apenas quando vamos pagar a fatura.

Um sinal que pode significar a clonagem do cartão são compras que você não reconhece. O cartão acabou de mencionar uma compra, mas você não a fez? Reporte a situação imediatamente.

Sinal 2: Saques de dinheiro do seu cartão de crédito que você não reconhece

O segundo sinal que pode identificar um cartão clonado são saques de dinheiro em espécie, o que é uma possibilidade de alguns cartões de crédito.

O seu cartão enviou uma notificação de saque e você não fez? Ou, ainda, você não recebe esse tipo de notificação, mas notou o saque quando acessou o saldo do cartão? Então ele pode ter sido clonado.

É importante notificar o banco ou a instituição que forneceu o cartão imediatamente, pois geralmente os criminosos começam com pequenas compras e saques, na tentativa de passarem despercebidos. Se você não evitar isso, em seguida começam os grandes sustos com compras e saques maiores.

Portanto, fique de olho!

Leia também: Confira outros 3 sinais de que seu cartão foi clonado.

Meu cartão foi clonado. E agora?

Como vimos, infelizmente não há nenhum indício de clonagem de cartão antes de você identificar compras ou saques suspeitos.

Por isso, ter acesso fácil às transações do cartão de crédito é uma forma de descobrir com antecedência sobre qualquer fraude.

Na prática, pergunte ao banco ou operadora do cartão quais são as formas de acompanhamento diário do seu cartão.

Um jeito muito utilizado e conhecido é receber um SMS ou notificação no celular cada vez que o cartão é usado. Neste caso, ao receber alguma notificação de compra aprovada que não foi feita por você, o indicado é comunicar imediatamente às instituições financeiras responsáveis pelo cartão.

Da mesma forma, se ao olhar o extrato da sua conta ou fatura do seu cartão, você perceber que teve cobranças de gastos que você não identifica, entre em contato com a operadora imediatamente.

A seguir, confira dicas importantes que você precisa fazer assim que suspeitar ou identificar a clonagem de cartão de crédito.


1. Cancele o cartão

O primeiro passo é pedir bloqueio ou cancelamento imediato do cartão, seja de crédito ou de débito, mas lembre-se de comunicar o motivo ao banco.

2. Analise as compras realizadas

O agente financeiro provavelmente vai te perguntar exatamente quais as compras ou cobranças que você não reconhece. Para isso, é importante ter muito bem anotado tudo o que você comprou.

Além de ajudar você a ter um melhor controle financeiro no dia a dia, facilita identificar o que foi comprado pelo cartão e que não é de sua responsabilidade de fato.

3. Faça um boletim de ocorrência

Sim, é necessário fazer um boletim de ocorrência quando ocorre uma clonagem de cartão. Isso é importante principalmente para evitar cobranças indevidas futuramente.

O boletim de ocorrência é o principal documento que você tem para comprovar que você foi vítima de um golpe. Além disso, esse documento irá te ajudar a se livrar de possíveis dívidas que não são suas.

4. Solicite o estorno do valor

Após comunicar às instituições financeiras sobre o golpe de clonagem de cartão que você sofreu, o normal é, automaticamente, já ocorrer o cancelamento da compra no seu cartão.

No entanto, pode ocorrer de você observar valores indevidos somente depois de já ter efetuado o pagamento. Nesse caso, retorne o contato e solicite o estorno imediato dos valores cobrados indevidamente.

Como se proteger da clonagem de cartão?

No decorrer deste texto, você já foi recebendo algumas dicas de segurança com o seu cartão de crédito ou débito para evitar a clonagem, certo?

Apesar de conseguirmos identificar a clonagem de cartão apenas depois de compras e saques suspeitos, existem algumas medidas que você pode tomar para prevenir essa dor de cabeça.

Vamos a elas:

Dica 1: Utilize cartão de crédito virtual para suas compras online

Um detalhe que é preciso ficar muito bem entendido é que a maioria das clonagens de cartão hoje em dia ocorre dentro do ambiente digital – ou seja, em compras ou transações online.

Para isso, as instituições financeiras estão buscando meios de evitar isso. Uma das formas é o cartão virtual. Ele serve para fazer as compras online e evitar que sites usem seus dados. Inclusive, a Serasa tem um conteúdo muito legal para você entender melhor sobre como o cartão virtual funciona.

Em resumo, o cartão virtual é o espelho do seu cartão de crédito tradicional, mas com numeração diferente. Ele só pode ser utilizado uma única vez. Ou seja, depois de comprar online, ele fica inválido e será preciso gerar outro cartão virtual para o próximo uso.

O cartão virtual é gratuito e pode ser solicitado no próprio aplicativo do banco ou instituição financeira emitente. Vale a pena utilizá-lo para suas compras virtuais, evitando a clonagem de cartão.

Assista: Cartão de crédito virtual: como funciona?

Dica 2: Tenha senhas fortes no seu cartão de crédito físico

Evite utilizar senhas fáceis em seus cartões de crédito, incluindo as senhas de acesso aos aplicativos e internet banking. Esse tipo de senha utilizando nome, data de nascimento e telefone, por exemplo, facilita a descoberta e a ação de criminosos.

Além disso, evite anotar as senhas em papéis ou dispositivos eletrônicos, evitando vazamento de dados.

Um dica que também ajuda a prevenir cartão clonado é trocar a senha periodicamente.


Dica 3: Invista no Serasa Premium para monitorar os seus dados

A dica de ouro é o monitoramento dos dados do seu cartão de crédito na Dark Web. Dessa maneira, você recebe alertas de segurança e evita problemas caso seja alvo da clonagem de cartão.

A Serasa disponibiliza o serviço chamado Serasa Premium, no qual você evita diversas fraudes que podem ocorrer com o vazamento de dados. Você também é alertado sobre empresas que consultaram seu CPF ou CNPJ e conta com consultoria exclusiva para te atender sempre que você precisar.

Uma boa ideia, não é mesmo? Acesse o Serasa Premium e saiba mais sobre o plano anual.

Agora que você já sabe como se proteger e evitar ter a clonagem de cartão, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais para informar a seus amigos e familiares sobre essa dicas de prevenção.

Ah! Aproveite e confira no post 10 dicas para evitar fraudes nas suas compras online.