Entrar

Carteira virtual: o que é, como funciona e como contratar

Veja os benefícios de se ter uma carteira virtual e como utilizar este meio de pagamento a seu favor.

Foto Vanessa Ferreira
Publicado em: 17 de dezembro de 2021.

Não é novidade que a tecnologia está revolucionando o cenário de diversas áreas em todo o mundo. Principalmente no mercado financeiro, as funcionalidades digitais têm ganhado muito espaço, como as carteiras virtuais, por exemplo.

Também, não é para menos. A facilidade de pagar contas e fazer compras sem sair de casa e diretamente pelo celular agrada muito pela segurança, praticidade e agilidade. Além disso, com as carteiras virtuais, você não precisa andar com dinheiro ou cartões de crédito pela rua.

A prova da rápida aceitação dessa modalidade de pagamento se dá ao analisar os números apresentados na pesquisa sobre Pagamentos móveis e comércio móvel no Brasil, pesquisa independente produzida por uma parceria entre o site de notícias Mobile Time e a empresa de soluções de pesquisas Opinion Box.

De acordo com os resultados da entrevista, 34% dos brasileiros com smartphone já fizeram pagamentos por aproximação, 25% já contrataram empréstimo por algum aplicativo e 15% já contrataram um seguro por este mesmo meio.

Sem contar que, para conseguir conquistar clientes, as empresas passam a oferecer mais e mais benefícios, o que faz com que o dinheiro das carteiras digitais renda mais, como as ofertas de cashbacks, CDI, entre outros.

E para entender tudo sobre esses benefícios, como funciona a carteira digital e ainda como fazer a sua, continue o texto e boa leitura!

O que é carteira virtual?

Antes de qualquer coisa, vale você entender bem o que é carteira digital. Então, vamos lá!

Trata-se de um sistema ou plataforma que concentra opções de pagamento de forma digital. Assim, você pode fazer compras e pagamentos online ou presencial deixando de lado opções como dinheiro, cheque e cartões, seja de crédito ou de débito.

Existem diversas opções de carteira digital no mercado e algumas têm funcionalidades específicas, mas, de modo geral, todas têm como objetivo tornar a administração do dinheiro mais prática.

Essas compras e pagamentos podem ser feitas através de um aplicativo, uma página do navegador de internet, pelo celular, relógio smartwatch, entre outros. Mas independentemente do formato, sua função é realizar transações financeiras online entre a conta pessoal e o estabelecimento com segurança e rapidez.

Como funciona a carteira virtual

Antes de tudo, vale deixar claro que esse método de pagamento é regulamentado pelo Banco Central, então você pode ficar tranquilo em relação à confiabilidade.

Cada empresa que oferece carteiras virtuais tem seus procedimentos próprios de como operacionalizar o uso desse serviço. No entanto, há alguns requisitos básicos que costumam ser comuns entre elas.

Você pode, por exemplo, realizar o pagamento apenas aproximando o aparelho celular da maquininha física da loja ou lendo o QR Code do produto.

Para usar, você precisa depositar dinheiro e cadastrar seu cartão de crédito ou débito. Isso é feito através do app mesmo, onde é possível gerar boletos, cadastrar sua chave pix ou ter acesso ao número para fazer transferências.

A carteira virtual é segura?

Se você tem alguma dúvida quanto a isso, pode começar a respirar aliviado. A resposta para esta pergunta é: sim, a carteira virtual é segura.

Como já dito acima, ela é regulamentada pelo Banco Central e passa por diversos critérios de verificação para garantir o nível de segurança. E acredite, é muito mais seguro do que andar por aí com dinheiro no bolso ou correndo o risco de ter seu cartão de crédito clonado.

O sistema é totalmente seguro e utiliza a tecnologia QR Code ou NFC (pagamento por aproximação). Dessa forma, seus dados não são enviados para realizar qualquer pagamento, como normalmente ocorre em pagamentos com cartões. E normalmente, para ter acesso ao aplicativo, é necessário utilizar biometria, caso seu telefone celular tenha essa opção, claro. Isso faz com que a segurança seja ainda mais reforçada ao usar o serviço.

Vantagens da carteira virtua

As vantagens são muitas e a segurança é a principal delas. Talvez este também seja um dos principais motivos para as carteiras virtuais estarem fazendo tanto sucesso.

Mas se você ainda não está convencido disso, se liga nos tópicos abaixo e veja detalhes das principais vantagens.

Praticidade

Você conta com a possibilidade de fazer tudo pelo celular. E é claro que isso é uma grande vantagem, afinal, você já não sai sem ele por nada, certo?

Pelo aplicativo da carteira digital, você consegue ter todos os dados dos cartões que registrou. Então, é possível realizar pagamentos usando apenas o seu celular e sem medo de não dar certo, já que cada vez mais estabelecimentos têm aceitado esse tipo de pagamento.

Segurança

Fazendo tudo pelo celular, você deixa de precisar andar na rua com dinheiro em espécie ou com o cartão, pois, se perder, até receber o outro, você fica sem conseguir pagar suas compras ou sacar seu dinheiro.

Além disso, os dados são protegidos por criptografia e não é preciso cadastrar os números do cartão em cada site de compras – só aqui já é um grande alívio, não?

Sem taxas

Normalmente, quando a esmola é demais, o santo desconfia, não é? Mas não se preocupe! As carteiras digitais não costumam ter custos de operacionalização. Você paga apenas se comprar ou for pagar alguma conta. Não há taxas por utilização.

Caso você tenha descoberto alguma empresa que oferece o serviço e queira te cobrar por isso, fuja! Há diversas outras que prestam um excelente serviço e gratuitamente.

Maior controle dos gastos

Este é um benefício e tanto! Ter um bom controle do seu dinheiro hoje em dia é essencial para manter sua vida financeira em dia.

Com a carteira virtual, você consegue saber quando, onde e com o que gastou seu dinheiro de uma forma prática, rápida e – dependendo da instituição financeira que você escolheu – até por meio de gráficos.

Leia também | Carteira Digital: vantagens e facilidades para o dia a dia

Como escolher a melhor carteira virtual

Agora que você já entendeu o que é, quais os benefícios e porque utilizar esse serviço, deve estar se perguntando como escolher uma carteira virtual para você, certo?

Pois bem, a resposta não é exata. Você precisa entender os benefícios que fazem mais sentido para a sua realidade e seu momento. A partir disso, passa a avaliá-los para chegar à conclusão de qual tem mais a sua cara.

Mas se você aceitar uma dica, você está convidado a conhecer a Carteira Digital Serasa. Entre tantos benefícios, o mais incrível é conseguir parcelar boletos bancários. Isso mesmo, usando o saldo disponível na carteira, você consegue parcelar em até 12 vezes, recarregar o celular, receber dinheiro com Pix e muito mais.

Além desses benefícios, há outros que fazem toda a diferença para facilitar ainda mais o seu dia a dia.

  • Fácil de usar: é só baixar o app da Serasa;

  • 100% segura: suas informações ficam totalmente protegidas;

  • Sem taxa de manutenção: mais economia para você.

Passo a passo para fazer uma carteira virtual Serasa

Fazer sua carteira virtual, é bem simples. Veja o passo a passo abaixo:
  1. Baixe o aplicativo da Serasa no Google Play, na App Store ou acesse a sua área logada no site;

  2. Faça seu cadastro e aceite os Termos de Uso;

  3. Pronto! É só aproveitar os serviços que a Carteira Digital Serasa tem para você.

E para você ter uma ideia da praticidade, veja um passo a passo de como colocar dinheiro na sua Carteira Digital Serasa:
  1. No app da Serasa, clique em Pagar e, depois, em Adicionar.

  2. Escolha a opção desejada para adicionar dinheiro.

  3. Informe o valor que vai inserir e, para fazer um Pix, copie o código gerado.

  4. Abra o app da sua conta bancária e acesse a opção Pix Copia e Cola.

  5. Cole o código e confirme os dados. Aparecerá o nome da instituição PagueVeloz, parceira da Serasa.

Pronto! O saldo já vai aparecer disponível na sua Carteira Digital Serasa. Faça o seu cadastro agora mesmo e aproveite essa facilidade!