O que é instituição financeira e quais tipos existem?

Instituição financeira é só banco ou existem outras empresas que atuam no mesmo segmento? Saiba tudo a respeito.

Mulheres conversando dentro de uma instituição financeira

Atualizado em: 21 de julho de 2023.

Autor: Elaine Ortiz


Muito se ouve falar em instituição financeira, mas será que sabemos realmente o que é? Será que um banco tradicional e uma fintech são considerados instituições financeiras de mesma natureza? Neste artigo tiraros as dúvidas sobre o tema.

Leia também I Casa da moeda: conheça a instituição que fabrica dinheiro

O que define uma instituição financeira

O banco comercial é o tipo de instituição financeira mais conhecido, mas não é o único. Bancos de investimento, financeiras, corretoras de valores, distribuidoras de valores mobiliários, bancos múltiplos, entre outros, também são instituições financeiras, cada uma com funções e objetivos diferentes.

O Banco Central, responsável pela supervisão do setor bancário com objetivo de garantir o funcionamento e cumprimentos das regras e regulações do Sistema Financeiro Nacional (SFN), define banco como a instituição financeira especializada em intermediar o dinheiro entre poupadores e aqueles que precisam de empréstimos, além de custodiar (guardar) esse dinheiro. O banco também oferece serviços financeiros como saques, empréstimos, transferências, investimentos, entre outros.

Se instituições financeiras são organizações que atuam como intermediárias entre o cliente e o mercado financeiro, para cada serviço pode existir uma instituição financeira especializada. No entanto, os bancos comerciais tradicionais, como Santander, Itaú e Banco do Brasil, conseguem incluir em seus portfólios muitos produtos.

Por exemplo, uma corretora de investimentos oferece portfólios e carteiras para os clientes, mas pode não operar com conta corrente e oferta de cartão de crédito. A corretora é uma instituição financeira porque intermedia e custodia o dinheiro dos clientes. Porém, os bancos oferecem todos esses serviços juntos em uma única conta de cliente.

Leia também | O que são produtos financeiros e como escolher os melhores

Leia também I O que são fundos de investimentos imobiliários

Tipos de instituições financeiras e os serviços que prestam

Existem vários tipos de instituições financeiras. Nos últimos anos, com o avanço tecnológico, esse leque aumentou ainda mais com a chegada das fintechs, empresas de tecnologia focadas em finanças. Bancos digitais surgiram no mundo todo oferecendo serviços que antes eram exclusivos de bancos tradicionais.

Assim, para o cliente a diversidade de instituições financeiras é algo muito positivo, pois aumenta a concorrência, diminui a burocracia dos processos, barateia os serviços e os produtos oferecidos e dá mais autonomia e transparência para o cliente gerir sua própria vida financeira. Os principais tipos de instituições financeiras são:

  1. Banco comercial

    O tipo mais conhecido de instituição financeira. Os bancos comerciais podem ser públicos, com o Estado como sócio majoritário, ou privados. A principal função é captar recursos por meio de depósitos à vista ou a prazo, além de intermediar a circulação de ativos financeiros entre investidores e tomadores de empréstimo. Por muitos e muitos anos, foi praticamente a única forma que a população mundial tinha para ter acesso aos serviços bancários e realizar movimentações financeiras no dia a dia.


  2. Banco de câmbio

    As casas ou bancos de câmbio são instituições financeiras dedicadas a operações de compra e venda de dinheiro de diferentes países. A regulamentação é feita pelo Banco Central para assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda brasileira e promover um sistema financeiro sólido e eficiente.


  3. Banco de investimento

    Instituição especializada em serviços de investimento, como assessoria em fusões e aquisições, emissão de títulos e valores mobiliários, administração de fundos de investimento, operações de mercado de capitais, entre outros.


  4. Banco de desenvolvimento

    Também conhecidos como agências de fomento, os bancos de desenvolvimento são instituições financeiras de caráter público ou privado que têm como objetivo fomentar o desenvolvimento econômico e social em determinadas regiões. O serviço principal são linhas de crédito especiais para empresas, empreendedores e projetos específicos, cujo principal objetivo é o financiamento de longo prazo e investimento em todos os segmentos da economia. No Brasil, o banco que cumpre essa função é o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), empresa pública federal.


  5. Cooperativa de crédito

    Instituição criada para oferecer serviços financeiros apenas aos associados, sempre aberta a novas adesões. Os membros são ao mesmo tempo proprietários e usuários dos serviços. As cooperativas de crédito não têm fins lucrativos e são autorizadas pelo Banco Central a captar depósitos dos cooperados, obter empréstimos de outras instituições financeiras, conceder crédito e realizar aplicações no mercado financeiro. As cooperativas também oferecem serviços similares aos bancos comerciais, como contas correntes, cartões de crédito, investimentos, entre outros.


  6. Instituições de microcrédito ou financeiras

    Sociedades de crédito ou financeiras são instituições especializadas em concessão de crédito e financiamento, principalmente para aquisição de bens de consumo duráveis, como veículos e eletrodomésticos. Também oferecem serviços de empréstimos pessoais e consignados. Têm como foco atender às demandas de micro e pequenos negócios, pois esses empreendimentos enfrentam maior dificuldade para ter acesso a crédito.


  7. Gestoras de recursos

    As gestoras de recursos, ou asset managers, são instituições responsáveis por administrar o patrimônio financeiro de pessoas físicas e jurídicas. Elas são supervisionadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e podem constituir e gerir fundos de investimentos.


  8. Corretora de valores

    Instituição financeira que faz a intermediação entre investidores e o mercado financeiro. Ela permite que os clientes realizem operações de compra e venda de títulos de renda fixa e ações na Bolsa de Valores. Além disso, também oferecem serviços de assessoria em investimentos.


  9. Fintechs (bancos digitais, empresas focadas em empréstimo e outras)

    Fintechs são as instituições financeiras, de diversas naturezas, que usam a tecnologia para facilitar e desburocratizar processos. Podem oferecer serviços mais baratos, pois substituem a estrutura de agências físicas por relacionamento 100% digital e, portanto, têm custos operacionais mais baixos. Um banco, corretora, cooperativa e qualquer outra instituição financeira pode atuar como fintech ou mesmo no modelo híbrido (online e offline), oferecer opções 100% digitais em condições distintas.

Assista I 4 passos para consultar crédito online

Como contratar empréstimo em uma instituição financeira

Existem diversas instituições financeiras que oferecem empréstimo. Ainda assim, encontrar um contrato que ofereça as melhores condições, com os menores juros possíveis, pode parecer difícil e demandar muito trabalho. Afinal, preencher diversas propostas, procurar diferentes instituições requer tempo e disposição. Mas há um serviço que simplifica essa busca: o Serasa Crédito.

O Serasa Crédito pesquisa ofertas de cartão de crédito, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de forma online e gratuita. Com a plataforma, é possível buscar as melhores opções e compará-las sem sair de casa. Havendo ofertas para seu CPF, a contratação leva poucos minutos.

Lembramos que não há garantias de que um empréstimo seja ofertado para seu CPF. A análise de crédito é feita 100% pelos nossos parceiros.

Veja como é fácil e rápido fazer a pesquisa e descobrir se há ofertas de empréstimo disponíveis para você:

  1. Acesse o Serasa Crédito

    Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem cadastro, pode fazer na hora. É rápido e gratuito.

  2. Complete seu perfil

    Ao concluir o login, clique em “atualizar perfil” e preencha com todos os dados solicitados. Isso ajudará você a encontrar as melhores alternativas de crédito.

  3. Faça uma simulação

    Escolha o tipo de crédito que você procura: cartão, empréstimo ou empréstimo FGTS. O Serasa Crédito buscará ofertas para seu perfil junto às instituições financeiras parceiras.

  4. Confira e compare opções

    Se optou pela opção “empréstimo”, por exemplo, simule o valor desejado e confira as opções disponíveis, caso haja ofertas. Para conhecer mais cada opção, basta clicar em "Detalhes da oferta".

  5. Finalize a contratação

    Após avaliar as opções disponíveis, se houver, é hora de escolher a oferta ideal. Clique em “Solicitar” e aguarde a análise. Em caso de aprovação de crédito, a contratação é finalizada de forma fácil e em poucos minutos.

    O acesso ao Serasa Crédito é gratuito. Assim, você pode buscar e comparar online as opções de crédito sempre que quiser, sem pagar nada por isso.