Receitas de doces de Natal para vender: embale, divulgue e luc...
Receitas de doces de Natal para vender: embale, divulgue e lucre!Data de publicação 10 de dezembro de 20245 minutos de leitura
Publicado em: 29 de setembro de 2023
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
Nos meses mais quentes do ano, o ar-condicionado se torna um aliado indispensável para manter a casa fresca e confortável. O mesmo acontece em qualquer empresa. Mas o conforto pode gerar contas de energia elevadas. Nesse cenário, saber como economizar com ar-condicionado é bom não apenas para as finanças, mas para o meio ambiente.
Segundo a Light, companhia distribuidora de energia no Rio de Janeiro, um ar-condicionado de 9.000 BTU (tipo janela), se usado por oito horas por dia, pode aumentar a conta de luz em até 50,69%.
Nesse caso, o que fazer para economizar? Este artigo traz dicas práticas para reduzir os custos com energia elétrica.
Leia também | 11 dicas para gastar menos e poupar mais
Confira dicas simples que vão ajudar a economizar energia em qualquer lugar:
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a temperatura ideal do ar-condicionado doméstico é de 23 ºC. Desse modo, o aparelho proporciona um bom conforto térmico e consome menos energia. Isso acontece porque não há necessidade de colocá-lo em baixas temperaturas.
A manutenção adequada é essencial para garantir que o ar-condicionado funcione eficientemente. Filtros sujos obstruem o fluxo de ar, fazendo com que o sistema trabalhe mais para resfriar o ambiente. Verifique e limpe os filtros a cada 1-2 meses, ou de acordo com as instruções do fabricante. Além disso, agende uma manutenção profissional anual para garantir o bom funcionamento do sistema.
Para saber como economizar energia com ar-condicionado, verifique se o aparelho tem o selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). De acordo com uma escala que varia de A até G, é possível saber se o aparelho será mais ou menos econômico.
Ventiladores de teto ou de pedestal podem ser grandes aliados na busca por economia. Eles ajudam a circular ar fresco pelo ambiente, tornando a sensação térmica mais agradável e reduz a necessidade de resfriamento excessivo. Além disso, cortinas ou persianas bloqueiam a entrada direta de luz solar e diminuem o aquecimento interno dos ambientes.
Leia também | Como economizar energia com 7 dicas simples
Se o sistema de ar-condicionado tiver essa opção, utilize a programação para ajustar automaticamente a temperatura ao longo do dia. Por exemplo, enquanto alguém está fora de casa, o ar pode ser ajustado para uma temperatura mais alta e, pouco antes de essa pessoa retornar, pode esfriar novamente o ambiente.
Contratar um técnico para instalar o aparelho é fundamental para uma boa economia de energia. O profissional saberá escolher o melhor local e a altura para instalar o ar-condicionado.
O modelo inverter é o preferido dos consumidores, pois tem tecnologia moderna e economiza até 60% de energia em relação a outros modelos. Em alguns aparelhos, a economia pode chegar até 77%.
Leia também | 7 modelos de ar condicionado quente e frio
Essa dica é para seguir desde a compra do aparelho. Caso note aumento de energia, comunique a distribuidora. Nesse caso, a empresa fará uma reavaliação da rede elétrica local e, caso seja preciso, aumentará a carga do sistema de distribuição. A ação evitará danos ao sistema elétrico e aumento da vida útil do ar-condicionado.
Leia também | Como conseguir desconto na conta de luz
Dica voltada principalmente para quem se ausenta por um curto período. Muita gente acha que ligar e desligar o aparelho é vantajoso. Porém, nem sempre isso é verdade, pois pode gerar sobrecarga de energia em vez de economizar.
O ar gelado do cômodo pode escapar por pequenos espaços, como vãos e portas abertas. Quando isso acontece, o ambiente fica menos frio e então, as pessoas baixam mais a temperatura do aparelho. Desse modo, o consumo de energia aumenta. Para resolver o problema, confira se todas as portas e janelas estão realmente fechadas.
O ar-condicionado de modelo inverter. Ele gera até 60% de economia quando comparado aos aparelhos sem a mesma tecnologia. Isso é possível graças ao motor do compressor do modelo. Em vez de ligar e desligar no processo de refrigeração, o compressor é acionado somente uma vez e apenas reduz ou aumenta a velocidade de rotação.
Com isso, não há picos de consumo de energia, o que gera economia. Também há duas outras vantagens. O aparelho apresenta baixo nível de ruído, o que promove maior conforto acústico e sustentável, porque utiliza gás refrigerante ecológico. Esse tipo de ar-condicionado também é recomendado por longos períodos, por conta da eficiência energética.
Leia também| Saiba se ar condicionado quente e frio compensa
Data de publicação 10 de dezembro de 20245 minutos de leitura
Data de publicação 10 de dezembro de 202413 minutos de leitura
Data de publicação 10 de dezembro de 202410 minutos de leitura