Reajuste do aluguel: entenda como funciona
Reajuste do aluguel: entenda como funcionaData de publicação 13 de agosto de 202514 minutos de leitura
Publicado em: 13 de maio de 2025
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 11 minutosTexto de: Time Serasa
O extrato DIRPF reúne informações essenciais para o contribuinte saber o andamento da sua declaração de Imposto de Renda. Entenda como é esse extrato, como acessá-lo e de que forma interpretar as informações que constam nele para conseguir resolver pendências, caso existam.
A diferença entre DIRPF e o extrato DIRPF é que o primeiro é a sigla para declaração de Imposto De Renda da Pessoa Física, enquanto o segundo é local do sistema da Receita Federal onde estão as informações sobre a declaração em si. No extrato, o contribuinte consegue visualizar o andamento da declaração e os demais dados sobre ela.
Para acessar o extrato DIRPF, siga o passo a passo:
Acesse o Portal e-CAC: é possível utilizar um Certificado Digital, Código de Acesso ou fazer login com os dados do portal gov.br para entrar.
Clique em "Declarações e Demonstrativos", no menu.
Selecione "Meu Imposto de Renda" e clique para acessar o serviço.
Uma página nova abrirá em ‘Portal Meu Imposto de Renda’.
Escolha o ano da declaração que deseja ver o extrato.
Escolha o serviço: há opções como “Consultar e Alterar Conta para Crédito de Restituição”, “Extrato do Processamento” e “Consulta Restituição”.
Cada uma mostra uma parte da situação da sua declaração e oferece serviços diferentes.
Processamento: para verificar pendências com a malha fina, por exemplo, procure essa opção dentro da aba Processamento. Nela, é possível também responder intimação ou Notificação da Malha Fiscal; antecipar entrega de documentos de declaração em malha e consultar o extrato do processamento completo do ano escolhido.
Declaração: para encontrar dados e uma cópia da declaração feita, escolha a aba Declaração, que também tem itens como o Carnê Leão e dados de Rendimentos Informados por Fontes Pagadoras, entre outros.
Pagamento: na aba de Pagamento, o contribuinte consegue consultar Débitos, Emitir DARF e Alterar Quotas ou pedir para colocar suas obrigações em débito automático, por exemplo.
Restituição: caso tenha direito a receber restituição do Imposto de Renda, é possível consultar e alterar a conta que consta para crédito de restituição dentro da aba Restituição. Além disso, também há os serviços de ‘Solicitar Restituição não Resgatada na Rede Bancária’ ou de consultar a própria restituição para saber se ela estará no lote residual, por exemplo.
Outros: na aba ‘Outros’, o contribuinte encontra serviços diversos como o de autorizar que uma segunda pessoa acompanhe suas Declarações do Imposto de Renda Pessoa Física, acessando todas as suas informações.
O extrato de cada ano é gerado conforme a entrega da declaração de Imposto de Renda. Enquanto não envia o documento, o status da DIRPF fica como ‘Não Entregue’ e conforme a pessoa faz a declaração, o extrato vai sendo atualizado, informando em qual etapa se encontra.
É por ter esse andamento da declaração que o extrato tem um papel fundamental para que o contribuinte consiga verificar se caiu na malha fina, se tem pendências e se precisa apresentar documentos como o extrato para Imposto de Renda do INSS, se for o caso, ou outros comprovantes.
É no extrato também que ele consegue saber se terá valores a serem restituídos e qual a instituição bancária cadastrada para receber esse dinheiro. Quando ele for pago, isso constará no extrato.
A chamada malha fina ocorre quando a declaração do Imposto de Renda fica retida para análise mais detalhada. Nesses casos, a Receita Federal analisa a declaração e encontra inconsistência, erro ou informação que precisa de verificação.
Além de ter dados da declaração de Imposto de Renda organizados e em dia, cuide das suas finanças do mesmo jeito. Para isso, use ferramentas como as disponibilizadas no aplicativo da Serasa.
O aplicativo Serasa tem tudo para você cuidar da sua vida financeira:
Organize e gerencie suas contas do mês;
Simule e contrate crédito;
Negocie dívidas do seu CPF ou CNPJ;
Monitore seus dados;
Consulte seu score de crédito;
Contrate seguros e assistências para você e sua família;
Ganhe Vale Bonus e troque por cupons para economizar em mais de 600 empresas parceiras;
E muito mais! Tudo isso de forma rápida, prática, segura e de graça.
Data de publicação 13 de agosto de 202514 minutos de leitura
Data de publicação 8 de agosto de 20259 minutos de leitura
Data de publicação 8 de agosto de 20259 minutos de leitura