Código de Defesa do Consumidor: tudo o que é preciso saber
Código de Defesa do Consumidor: tudo o que é preciso saberData de publicação 26 de novembro de 202510 minutos de leitura
Publicado em: 13 de maio de 2025
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 11 minutosTexto de: Time Serasa
O extrato DIRPF reúne informações essenciais para o contribuinte saber o andamento da sua declaração de Imposto de Renda. Entenda como é esse extrato, como acessá-lo e de que forma interpretar as informações que constam nele para conseguir resolver pendências, caso existam.
A diferença entre DIRPF e o extrato DIRPF é que o primeiro é a sigla para declaração de Imposto De Renda da Pessoa Física, enquanto o segundo é local do sistema da Receita Federal onde estão as informações sobre a declaração em si. No extrato, o contribuinte consegue visualizar o andamento da declaração e os demais dados sobre ela.
Para acessar o extrato DIRPF, siga o passo a passo:
Acesse o Portal e-CAC: é possível utilizar um Certificado Digital, Código de Acesso ou fazer login com os dados do portal gov.br para entrar.
Clique em "Declarações e Demonstrativos", no menu.
Selecione "Meu Imposto de Renda" e clique para acessar o serviço.
Uma página nova abrirá em ‘Portal Meu Imposto de Renda’.
Escolha o ano da declaração que deseja ver o extrato.
Escolha o serviço: há opções como “Consultar e Alterar Conta para Crédito de Restituição”, “Extrato do Processamento” e “Consulta Restituição”.
Cada uma mostra uma parte da situação da sua declaração e oferece serviços diferentes.
Processamento: para verificar pendências com a malha fina, por exemplo, procure essa opção dentro da aba Processamento. Nela, é possível também responder intimação ou Notificação da Malha Fiscal; antecipar entrega de documentos de declaração em malha e consultar o extrato do processamento completo do ano escolhido.
Declaração: para encontrar dados e uma cópia da declaração feita, escolha a aba Declaração, que também tem itens como o Carnê Leão e dados de Rendimentos Informados por Fontes Pagadoras, entre outros.
Pagamento: na aba de Pagamento, o contribuinte consegue consultar Débitos, Emitir DARF e Alterar Quotas ou pedir para colocar suas obrigações em débito automático, por exemplo.
Restituição: caso tenha direito a receber restituição do Imposto de Renda, é possível consultar e alterar a conta que consta para crédito de restituição dentro da aba Restituição. Além disso, também há os serviços de ‘Solicitar Restituição não Resgatada na Rede Bancária’ ou de consultar a própria restituição para saber se ela estará no lote residual, por exemplo.
Outros: na aba ‘Outros’, o contribuinte encontra serviços diversos como o de autorizar que uma segunda pessoa acompanhe suas Declarações do Imposto de Renda Pessoa Física, acessando todas as suas informações.
O extrato de cada ano é gerado conforme a entrega da declaração de Imposto de Renda. Enquanto não envia o documento, o status da DIRPF fica como ‘Não Entregue’ e conforme a pessoa faz a declaração, o extrato vai sendo atualizado, informando em qual etapa se encontra.
É por ter esse andamento da declaração que o extrato tem um papel fundamental para que o contribuinte consiga verificar se caiu na malha fina, se tem pendências e se precisa apresentar documentos como o extrato para Imposto de Renda do INSS, se for o caso, ou outros comprovantes.
É no extrato também que ele consegue saber se terá valores a serem restituídos e qual a instituição bancária cadastrada para receber esse dinheiro. Quando ele for pago, isso constará no extrato.
A chamada malha fina ocorre quando a declaração do Imposto de Renda fica retida para análise mais detalhada. Nesses casos, a Receita Federal analisa a declaração e encontra inconsistência, erro ou informação que precisa de verificação.
Além de ter dados da declaração de Imposto de Renda organizados e em dia, cuide das suas finanças do mesmo jeito. Para isso, use ferramentas como as disponibilizadas no aplicativo da Serasa.
O aplicativo Serasa tem tudo para você cuidar da sua vida financeira:
Organize e gerencie suas contas do mês;
Simule e contrate crédito;
Negocie dívidas do seu CPF ou CNPJ;
Monitore seus dados;
Consulte seu score de crédito;
Contrate seguros e assistências para você e sua família;
E muito mais! Tudo isso de forma rápida, prática, segura e de graça.
Data de publicação 26 de novembro de 202510 minutos de leitura
Data de publicação 26 de novembro de 20258 minutos de leitura
Data de publicação 18 de novembro de 20258 minutos de leitura