Pix para crianças: cuidados, limites e como ensinar a usar
Pix para crianças: cuidados, limites e como ensinar a usarData de publicação 9 de outubro de 202510 minutos de leitura
Publicado em: 28 de maio de 2024
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
O primeiro passo para ter controle financeiro é saber identificar os gastos e separar o dinheiro necessário para pagar as contas em dia. Entre os gastos fixos – que ocorrem todo mês – e que geram maior preocupação está a conta de energia. Além dos aparelhos que consomem energia, outro fator influencia o valor final da conta de luz: o horário de pico. Saiba neste artigo o que é e como economizar no consumo de energia.
O termo "horário de pico", ou "horário de ponta", refere-se ao período do dia em que há mais demanda por energia elétrica. Nele, ocorre maior consumo de energia elétrica por causa do uso simultâneo de muitos aparelhos e equipamentos elétricos.
Durante esse período, as concessionárias de energia elétrica lidam com o aumento na carga da rede elétrica, o que resulta em tarifas mais altas para os consumidores.
Leia também | O que é tarifa social de energia elétrica
A depender da concessionária, a tarifa durante o horário de pico pode ser até três vezes maior do que é cobrado no restante do dia. A cobrança é justificada pelo aumento de demanda por energia.
Em geral, o sistema brasileiro de energia tem problemas de infraestrutura e é prejudicado por períodos sem chuva. Tudo isso acaba influenciando o valor da conta de luz, já que a maior parcela da energia brasileira é gerada por hidrelétricas.
A depender da região e da quantidade de chuvas, é preciso recorrer às termelétricas para lidar com a demanda. E a energia proveniente da queima de combustíveis fósseis é mais cara que a gerada por meios renováveis (água e ar).
Entender o cenário energético do Brasil é fundamental para compreender o motivo pelo qual se cobra mais durante o horário de pico.
Usualmente, o horário de pico é definido das 18h às 21h. Porém, em algumas regiões pode ser das 18h30 às 21h30 ou das 17h30 às 20h30. Para ter certeza, consulte o site da concessionária de energia da sua região.
Ainda existe o horário intermediário, período que antecede o horário de pico. Considerando o horário de alta demanda das 18h às 21h, o horário intermediário é das 17h às 18h e das 21h às 22h. Nesse período ocorre uma cobrança mais baixa do que a praticada no horário de pico.
Por sempre passar por reajustes anuais e sazonais de acordo com a bandeira tarifária, a conta de energia é uma grande preocupação na organização financeira dos brasileiros.
O aplicativo Serasa tem tudo para você cuidar da sua vida financeira:
Organize e gerencie suas contas do mês;
Simule e contrate crédito;
Negocie dívidas do seu CPF ou CNPJ;
Monitore seus dados;
Consulte seu score de crédito;
Contrate seguros e assistências para você e sua família;
Ganhe Vale Bonus e troque por cupons para economizar em mais de 600 empresas parceiras;
E muito mais! Tudo isso de forma rápida, prática, segura e de graça.
Data de publicação 9 de outubro de 202510 minutos de leitura
Data de publicação 7 de outubro de 202512 minutos de leitura
Data de publicação 7 de outubro de 20257 minutos de leitura