Entrar
Navegação do blog
  1. Blog
  2. Intercambio Voluntario

O que é e como funciona o intercâmbio voluntário

Intercâmbio voluntário: quatro caminhos para encontrar a oportunidade ideal.

Publicado em: 20 de dezembro de 2023

Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Tema viagens dos transportes públicos. jovem de pé com as costas no vestido e chapéu para trás a mochila e acampar equipamentos para dormir, esteira de isolamento parece horário na estação do Aeroporto de placar

De um lado, gostar de ajudar o próximo e de se envolver em projetos sociais. De outro, gostar de viajar, conhecer novas culturas e aprender outros idiomas. Nem todo mundo sabe, mas é possível reunir todos esses interesses em uma única oportunidade. O nome disso é intercâmbio voluntário.

Já ouviu falar? Entenda como funciona essa modalidade diferenciada de intercâmbio.

O que é intercâmbio voluntário

Intercâmbio voluntário é um modelo de viagem em que a pessoa contribui com projetos sociais, ambientais, educacionais, culturais e até humanitários em outro país. É quase como um serviço voluntário comum, que muita gente tem o hábito de exercer na própria cidade onde vive, sem salário ou qualquer tipo de retorno financeiro, por exemplo. A lógica do intercâmbio voluntário é a mesma. A única diferença é que é feito em outro país.

O viajante que participa de um intercâmbio voluntário não é um turista comum. Ao se envolver em trabalhos sociais ou atividades assistenciais, ele se torna parte ativa de uma comunidade. Em troca, pode receber benefícios como hospedagem, alimentação, transporte e alguma ajuda de custo, por exemplo. Tal assistência, porém, não é garantida e varia conforme o projeto escolhido. Essa, aliás, é uma questão importante sobre o intercâmbio voluntário: ele não é gratuito, como muitos acreditam, mas costuma ser mais barato que um intercâmbio tradicional. 

Além disso, quem participa de programas assim também pode treinar o idioma local e tende a vivenciar experiências únicas no âmbito pessoal. Esta também é uma ótima oportunidade de enriquecer o currículo, já que esse tipo de experiência é bem vista por recrutadores.

Leia também | Tipos de intercâmbio: quais são e dicas financeiras para a viagem

Como funciona

No intercâmbio voluntário, a pessoa não escolhe apenas o destino, mas também o tipo de trabalho ou projeto onde deseja realizar. A ideia é que ela se conecte com a população local e a ajude de alguma maneira.

O que muda de país para país são os tipos de trabalhos oferecidos. O maior volume de oportunidades está nos países africanos, mas há opções por todo o mundo e para todos os tipos de atividades, como:

  • ●      cuidar de crianças em orfanatos;
  • ●      auxiliar em hospitais;
  • ●      ajudar em asilos;
  • ●      dar aulas em comunidades locais;
  • ●      ajudar em reformas na infraestrutura de comunidades carentes;
  • ●      cuidar de animais em situação de abandono;
  • ●      plantar, colher e cultivar alimentos;
  • ●      receber hóspedes em pousadas e hostels;
  • ●      cozinhar em bares, restaurantes e hotéis;
  • ●     construir e reformar casas para pessoas carentes;
  • ●      trabalhar com jardinagem;
  • ●      fazer a gestão de redes sociais, comunicação e marketing de ONGs

 

Em geral, os programas de intercâmbio voluntário não realizam provas padronizadas nem testes de proficiência, mas isso não quer dizer que não exista seleção para as vagas. Algumas podem exigir habilidades específicas que precisam ser comprovadas pelo candidato. Quem deseja dar aulas de inglês para crianças carentes precisa dominar o idioma, por exemplo.

A duração do intercâmbio também pode variar bastante, podendo ir de algumas semanas a vários meses. Alguns programas também chegam a cobrar uma taxa para participar, que é destinada a cobrir as despesas básicas.

Leia também | Fuja de ciladas: conheça os golpes de viagem mais comuns

Quem pode fazer intercâmbio voluntário

Qualquer pessoa pode participar de um intercâmbio voluntário. É preciso ter consciência da responsabilidade assumida, se comprometer com as tarefas e ter disposição para contribuir. Além disso, é primordial ter a mente aberta e respeito pela cultura local e pelas diferenças.

Em geral, alguns requisitos mais práticos também são exigidos dependendo do país e do tipo de programa ao qual a pessoa se vinculará, como: 

  • ●      ter mais de 18 anos;
  • ●      ter nível intermediário no idioma do país de destino;
  • ●      ter passaporte ativo;
  • ●      providenciar vistos, quando necessário;
  • ●      passar por um processo de seleção da vaga, em alguns casos.

 

Leia também | Como juntar dinheiro para viajar: 9 dicas para planejar sua viagem

Assista | 6 dicas de como juntar dinheiro para viajar!

Como encontrar a oportunidade ideal

Existem diversas organizações, como ONGs e agências especializadas, que ajudam a realizar o sonho do intercâmbio voluntário. As mais comuns são:

  1. Programa de voluntários da ONU

    A Organização das Nações Unidas (ONU) tem uma plataforma que ajuda a aproximar instituições e voluntários ao redor do mundo. O Programa dos Voluntários das Nações Unidas (UNV) oferece milhares de vagas para trabalhar com organizações parceiras ou vinculadas à ONU e ajudar a cumprir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

     

  2. AIESEC

    A Associação Internacional de Estudantes em Ciências Econômicas e Comerciais (AIESEC) é uma das maiores referências de voluntariado internacional. Presente em mais de 125 países, a AIESEC é considerada a maior organização estudantil do mundo, oferecendo programas de intercâmbio que ajudam no desenvolvimento de jovens lideranças – alguns deles até remunerados.

    São três modalidades oferecidas, mas a mais popular é a do Voluntário Global. Nesse caso, os jovens vão para outros países para trabalhar em escolas, fundações e ONGs. A acomodação costuma ser garantida, mas nem todas têm alimentação inclusa. Também é preciso pagar uma taxa para ter acesso às vagas e suporte na organização da viagem.

     

  3. Rotary Club

    Assim como a AIESEC, os Rotarys Clubs também oferecem possibilidades de intercâmbio para jovens desenvolverem a liderança. Existem opções em mais de 100 países para intercâmbios de longa duração (de um ano acadêmico inteiro, em que os jovens moram com uma família enquanto frequentam a escola) ou curta duração (de até três meses durante o recesso escolar, em que os jovens ficam em acampamentos ou casas de família).

     

  4. WorldPackers

    A WorldPackers é uma plataforma online que aproxima viajantes que querem realizar algum trabalho voluntário no exterior e anfitriões que estejam interessados em receber pessoas para exercer determinadas atividades. Por ali é possível se conectar com oportunidades variadas oferecidas por ONGs, escolas, hotéis e pousadas, casas de família, projetos sociais e ecológicos, comunidades, ecovilas, institutos de permacultura e centros holísticos. O próprio site permite filtrar as oportunidades disponíveis. Esta é possivelmente a mais simples e econômica opção de intercâmbio voluntário oferecida no mundo hoje.

Em busca de crédito para viajar? A Serasa pode ajudar

Se o intercâmbio voluntário estiver nos seus planos, é importante já começar a guardar dinheiro. A Serasa pode ajudar nesse processo. O Serasa Crédito é um serviço que pesquisa ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com o perfil do consumidor.

Disponível de forma online e gratuita nos canais oficiais da Serasa, o serviço busca e compara rapidamente as melhores opções. Havendo ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos. Confira o passo a passo:

  • ●      Acesse o Serasa Crédito via site ou app (Android e na iOS) e faça login ou cadastro.
  • ●      Atualize seu perfil para melhores alternativas.
  • ●      Confira o serviço desejado: cartão, empréstimo ou conta digital.
  • ●      Compare as opções sugeridas.
  • ●      Escolha e finalize a contratação em minutos após aprovação.

 

*A análise de crédito é feita por parceiros; sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score.

serasa score

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados