Entrar
Navegação do blog
  1. Blog
  2. Melhores Carnavais

Quais os melhores carnavais do Brasil?

O Brasil tem Carnaval para todo tipo de folião. Conheça alguns que estão entre os mais famosos do país.

Publicado em: 30 de janeiro de 2024

Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Carnaval no Rio de Janeiro de 2013

Determinar quais os melhores carnavais do Brasil é um desafio. O país tem festa para folião que gosta de escola de samba, para quem vai atrás do trio elétrico, para quem dança frevo, para quem é dos bloquinhos de rua.

O Carnaval é uma das grandes riquezas culturais brasileiras, e há festas tradicionais de norte a sul do país. Conheça alguns dos carnavais mais famosos do Brasil e o que faz essas celebrações serem tão especiais.

Leia também | Como proteger seus documentos no Carnaval

Quando o Carnaval começou a ser comemorado no Brasil?

As festividades do Carnaval foram trazidas ao Brasil pelos portugueses, entre os séculos 16 e 17. Começou como uma brincadeira popular, em que era permitido sujar outras pessoas com água e farinha, por exemplo.

Ao longo do tempo, as comemorações foram adotando o uso de fantasias e se misturando a elementos da cultura africana até transformar o Brasil no país do Carnaval.

Leia também | Dicas para fazer uma fantasia de Carnaval fácil e barata

Alguns dos melhores carnavais do Brasil

Cada folião tem seu Carnaval preferido. Entretanto, ao longo dos anos algumas dessas festas acabaram ganhando mais fama e recebem turistas brasileiros e estrangeiros todos os anos. Confira alguns dos carnavais mais famosos:

• Rio de Janeiro (RJ)

O Rio de Janeiro é internacionalmente reconhecido como uma das sedes do Carnaval brasileiro. A cidade concentra os mais tradicionais desfiles competitivos de escolas de samba, realizados no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Ao som da bateria, cerca de 3.000 pessoas de cada escola desfilam fantasias e carros alegóricos com enredos temáticos. O evento tem capacidade para receber 100.000 pessoas por dia.

Fora do Sambódromo, o Carnaval de rua também é forte no Rio: para 2024, a previsão da prefeitura era de 453 desfiles de blocos na cidade, a partir de janeiro.

• São Paulo (SP)

Os desfiles das escolas de samba na capital paulista, no Sambódromo do Anhembi, recebem cerca de 30.000 espectadores por dia. A tradição das escolas começou em 1935 em São Paulo, e o Carnaval na cidade continua crescendo a cada ano.

Os blocos de rua também fazem parte da identidade carnavalesca da cidade, reunindo milhões de pessoas antes mesmo do Carnaval de fato. Em 2024, a programação previa mais de 560 desfiles entre os dias 3 e 18 de fevereiro.

• Olinda e Recife (PE)

A festa em Olinda e Recife tem características muito próprias e já começa com programações oficiais em janeiro. O Carnaval nas cidades pernambucanas é considerado o mais antigo do país e costuma ter ritmos multiculturais: frevo, samba, maracatu, afoxé e marchinhas.

A comemoração nas ladeiras de Olinda é conhecida pelos bonecos gigantes em meio aos foliões, uma tradição de mais de 90 anos. Em Recife, a festa toma as ruas na parte histórica da capital e também está presente em polos descentralizados, com atrações musicais nacionais.

• Salvador (BA)

A festa da capital baiana é considerada pelo Guinness World Records como o maior Carnaval de rua do mundo. A cidade já chegou a contabilizar 16,5 milhões de pessoas curtindo a folia nas ruas durante os dias de festa.

O primeiro trio elétrico da história foi criado em Salvador, em 1950, e hoje essa é a principal atração do Carnaval soteropolitano. A cidade divide a programação em sete circuitos, que passam por alguns cartões-postais, como o Pelourinho e o Farol da Barra.

• Manaus (AM)

O Carnaval da capital do Amazonas, o maior da região Norte, é marcado pela diversidade cultural. Tem desfile das escolas de samba no Sambódromo de Manaus, blocos de rua, Carnaboi e desfile de fantasias no Teatro Amazonas.

O Carnaboi é uma mistura de Carnaval com o ritmo do boi-bumbá, tradição do folclore amazonense. No centenário Teatro Amazonas, a cidade preserva uma tradição de Carnaval à moda antiga: um concurso de máscaras e fantasias.

• Ouro Preto (MG)

As ruas históricas da cidade mineira são cenário para uma das festas mais tradicionais do Brasil. A festa em Ouro Preto é conhecida por atrair muitos universitários – as repúblicas estudantis têm blocos próprios e ajudam na programação de parte da festa.

Além dos blocos de rua, a organização universitária também oferece festas temáticas com cobrança de ingressos, ao som de música eletrônica, pop e funk.

• Florianópolis (SC)

A capital catarinense a cada ano se destaca no circuito nacional das programações carnavalescas. Florianópolis também oferece a combinação de desfiles de escolas de samba e blocos de rua.

A festa se divide na cidade. O desfile das 10 escolas de samba ocorre na Passarela Nego Quirido, enquanto mais de 80 blocos percorrem 15 bairros. O Carnaval de rua mais tradicional da ilha é em Santo Antônio de Lisboa, bairro histórico açoriano que recebe blocos e trios elétricos durante cinco dias de festa.

Leia também | Renda extra: como ganhar dinheiro no Carnaval

Vai viajar no Carnaval? Cuide das contas com o aplicativo da Serasa

Se você pretende aproveitar os dias de Carnaval para viajar e festejar, é importante preparar-se. Organização antecipada é a melhor maneira de garantir que o feriado não terá impacto nas finanças do resto do ano.

O aplicativo Serasa tem tudo para você cuidar da sua vida financeira. Organize as suas contas para manter o pagamento em dia, negocie dívidas em seu nome ou no CNPJ de sua empresa, solicite crédito, consulte e melhore o seu Serasa Score, monitore seu CPF e muito mais!

Tudo isso de forma rápida e prática, usando apenas o celular. Confira todos os serviços disponíveis no app da Serasa:

Serviços Serasa na Estrada
Serasa Score Ícone

Serasa Score

Consulte e descubra o que pode estar impactando seu Serasa Score e como melhorar sua pontuação.

Limpa nome ícone

Serasa Limpa Nome

Veja ofertas, negocie dívidas e contas atrasadas com centenas de empresas parceiras.

Logo serasa verde

Serasa Crédito

Simule, compare e peça empréstimos, cartões de crédito ou conta digital de acordo com seu perfil.

Logo serasa rosa

Serasa Premium

Monitore seu CPF, consultas e movimentações feitas em seu nome e proteja seus dados pessoais.

Logo serasa azul

Carteira Digital

Pague débitos de veículo em até 12 vezes, recarregue o celular e receba dinheiro em tempo real e sem custo.

Baixe agora mesmo o aplicativo Serasa.


Ou escaneie o código:

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 1 de 5

Artigos relacionados