Entrar
Navegação do blog
  1. Blog
  2. Melhores Contas Digitais Para Menores 18 Anos

5 opções de conta digital para menor de 18 anos

Existem opções de contas digitais gratuitas para menores de 18 anos. Confira!

Atualizado em: 15 de janeiro de 2024

Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

adolescente segurando cartão de crédito

Abrir uma conta digital para menor de 18 anos dá acesso a meios de pagamento práticos e seguros aos mais jovens. Mais que isso: pode ser ainda uma ferramenta importante de educação financeira, estimulando o controle de gastos e o hábito de investir desde cedo e mostrando na prática como cuidar das contas.

Assista | Quais as vantagens das contas digitais?

Conta digital para menor de 18 anos: como funciona?

Existem várias opções no mercado de bancos digitais que permitem a abertura de contas para menores de 18 anos. No entanto, não são todos os bancos digitais que oferecem a criação de conta para esse público.

Geralmente é necessário o aval e o acompanhamento dos responsáveis a partir de outros dispositivos. De acordo com o Banco Central do Brasil, os menores de 16 anos podem ser titulares de conta em banco, desde que representados por pelo menos um responsável legal.

A ideia é que a pessoa maior de 18 anos acompanhe de perto a movimentação da conta do menor, para evitar, por exemplo, a contratação de produtos sem a aprovação do responsável (empréstimos, por exemplo) ou até mesmo descontrole financeiro.

Leia também | Saiba o que é conta digital e como ela funciona

Como abrir uma conta digital para menor de 18 anos?

O processo de abertura de uma conta digital para menor de idade varia conforme o banco. Geralmente envolve passos comuns do processo, com a mesma listagem de documentos e ações.

A diferença é que também é necessária a documentação dos responsáveis. Às vezes estes também precisam ter uma conta ativa no banco digital.

Os bancos digitais vêm conquistando cada vez mais o público, em especial os jovens, já que oferecem os mesmos serviços dos bancos tradicionais, mas sem filas e na tela do smartphone. Ou seja, sem muita burocracia, de forma simples e objetiva.

Leia também | Conta digital para menor de idade: aprendizado financeiro para jovens

Cinco bancos digitais que abrem conta para menor de 18 anos

Conheça cinco opções de bancos digitais para menores de idade.

  1. Banco Inter

    A Conta Kids permite aos menores de 18 anos gerir o próprio dinheiro. Além disso, disponibiliza cartão de débito próprio e permite realizar investimentos em renda fixa, como em Certificados de Depósito Bancário (CDBs) e poupança.

    O processo de abertura da Conta Kids do Inter é simples e similar ao processo de abertura de uma conta digital comum.

    Basta baixar o aplicativo do Inter e inserir dados pessoais, preenchendo as informações sobre o menor e o responsável pela conta. Depois é preciso registrar uma selfie e tirar foto dos documentos do menor de idade e do adulto.

    Além da Conta Kids, o Inter também oferece a Conta You, voltada especificamente para jovens entre 13 e 17 anos.

    A diferença da Kids para a You é que a segunda é uma conta mais completa, que permite aos jovens realizar transferências via Pix, comprar cartões de presente e receber cashback em compras na Inter Shop.


  2. NextJoy

    NextJoy é uma conta 100% digital voltada para crianças e adolescentes até 17 anos. O produto é conectado ao banco Next ou ao Bradesco para que os responsáveis consigam acompanhar tudo de perto.

    Um dos diferenciais da conta da Next é que utiliza a imagem dos principais personagens da Disney para incentivar o usuário a entrar no universo das finanças.

    Além disso, disponibiliza recursos que ajudam na administração da mesada e nas tarefas do dia a dia (é possível criar missões para o adolescente e cadastrar no app, como lavar louça ou arrumar o quarto, por exemplo). 

    A conta oferece cartão de débito, Pix, recarga de celular e transferências gratuitas entre pais e filhos. Além disso, clientes nextJoy tem descontos em lojas parceiras, como Kalunga, Estrela, Pizza Dominus, Cinemark, CNA.

    Para abrir uma conta para menor de idade é preciso já ser cliente Next. Depois é só abrir o aplicativo, clicar em "nextJoy" e iniciar a abertura de conta para os dependentes.

     

  3. Mercado Pago

    Menores de 13 a 17 anos podem ter uma conta digital no Mercado Pago, banco digital do Mercado Livre. Com a conta é possível ter acesso a cartão de débito sem tarifas, enviar dinheiro do celular para saques em locais autorizados, fazer pagamento com QR code, recarregar celular e bilhete de transporte via aplicativo.

    A conta rende automaticamente todos os dias mais que a poupança: 100% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário).

    Para abrir uma conta para menor de 18 anos no Mercado Pago, basta que o adolescente solicite a autorização de um usuário maior de idade, que pode ser a mãe, o pai ou o responsável legal. O processo de abertura da conta é totalmente digital e gratuito e é feito no aplicativo do Mercado Pago.

     
  4. C6 Yellow

    A C6 Yellow é uma conta digital oferecida pelo C6 Bank para pessoas de até 17 anos e 6 meses de idade. Ela contém todas as funcionalidades que os menores precisam para administrar o próprio dinheiro de forma simples, prática e monitorada. A conta não tem tarifa ou mensalidade.

    A C6 Yellow permite que os jovens tenham autonomia e independência, mas sem perder o controle das despesas, já que os responsáveis recebem uma notificação a cada compra, transação por Pix ou investimento realizado pelo menor.

    A C6 Yellow oferece cartão de débito e uma opção de mesada para o jovem, com valor a ser definido e depositado pelo responsável. Além disso, é possível pedir o extrato de transações dos filhos pelo chatbot do próprio aplicativo do banco digital.

    Para abrir a conta, o responsável deve clicar em “C6 Yellow” no app do banco e preencher as informações sobre o jovem. Quando a solicitação for aprovada, a criança precisará baixar o aplicativo do C6 Yellow, realizar o primeiro acesso e tirar uma selfie. Depois, basta o responsável aprovar a abertura.


  5. Nubank

    Quem é menor de idade pode abrir conta no Nubank desde que esteja na faixa etária de 10 a 17 anos e que o pai ou a mãe sejam clientes e façam o pedido pelo próprio app. 

    Com a conta é possível fazer compras com um cartão com função débito no nome do jovem, usar as caixinhas para começar a jornada financeira (investimentos), fazer recarga do celular direto pelo app, transferir com o Pix, entre outras funções, como Transferência Eletrônica Disponível (TED) gratuita ou entre contas do Nubank, saques em caixas eletrônicos e ativação do Modo Rua, para deixar o aplicativo mais protegido contra roubos de celular.

    O processo de solicitação da conta para menor no Nubank é simples. O responsável precisa apenas entrar no app, buscar pela seção “Descubra mais” e tocar em “Conta para menores de 18”.

    Depois, basta inserir os dados do filho (nome completo, número do CPF, e-mail e data de nascimento), ler e aceitar o contrato da conta e inserir a senha de quatro dígitos.

    Com os passos concluídos, o adolescente vai receber um convite pelo e-mail informado. Em seguida, ele deverá clicar no link enviado, baixar o aplicativo do Nubank no próprio celular e cadastrar a conta.

Outras dúvidas sobre conta digital para menor de 18 anos

  1. O que é conta digital?

    Conta digital é a versão digital da conta bancária e dos serviços disponíveis em uma agência física. Para abrir a conta e movimentá-la, o consumidor utiliza o aplicativo ou site do banco. A conta digital facilita a vida das pessoas, oferecendo serviços financeiros com menos burocracia.


  2. Bancos tradicionais também oferecem conta para menor de 18 anos?

    Sim, a abertura de conta para menor de 18 também está disponível em alguns bancos tradicionais, exigindo igualmente a autorização de um responsável maior de idade.


  3. Qual banco digital não precisa de RG?

    O RG é um documento básico dos brasileiros, geralmente solicitado por quase todas as instituições financeiras na hora de abrir contas. Mas podem existir alguns bancos ou contas digitais que não condicionam a abertura da conta à apresentação do documento.

    A conta digital banQi, do grupo Casas Bahia, por exemplo, não solicita o RG para abrir a conta (apenas o CPF). No entanto, a abertura da Conta banQi é restrita a usuários que tenham 18 anos ou mais.

    Leia também | Banco Pan conta digital: quais as vantagens e como abrir a conta

Vantagens de oferecer conta digital para menor de 18 anos

São várias as vantagens de incentivar e permitir que os menores de 18 anos tenham conta em banco desde cedo. A principal delas é que ela serve como ferramenta de educação financeira.

Afinal, dar autonomia financeira aos jovens é o primeiro passo para educá-los quanto à importância de saber gerir as próprias finanças.

É importante que eles comecem a entender sobre gastos, poupança e que aprendam sobre assuntos relacionados à gestão do dinheiro na vida pessoal, para garantir um futuro mais tranquilo.

Antes de abrir a conta digital, no entanto, é importante ter educação financeira para usar os serviços e produtos bancários da melhor maneira possível.

É fundamental saber, por exemplo, como controlar os gastos do cartão de crédito para usar esse meio de pagamento da forma correta.

Gostou desse conteúdo? Não deixe de compartilhar com outras famílias que desejam ensinar mais sobre finanças aos filhos menores de 18 anos.

 Até a próxima!

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 4.3 de 5

Artigos relacionados