Entrar

Conta digital para menor de 18 anos: conheça 4 opções!

Procurando uma conta digital para menor de 18 anos? Veja aqui 4 opções excelentes. Saiba o que é preciso para abrir e como funciona.

Foto Veridiana
Publicado em: 28 de março de 2022

Abrir uma conta digital para menor de 18 anos dá acesso a meios de pagamento práticos e seguros aos mais jovens.
Pode ser ainda uma ferramenta de educação financeira, estimulando o controle de gastos e o hábito de investir desde cedo.

Veja também: Conta Digital Serasa

Como abrir uma conta digital para menor de 18 anos?

Nem todos os bancos digitais oferecem a criação de conta para menores de 18 anos, vale dizer.

A maioria dos que oferecem o serviço permitem o acompanhamento dos pais a partir de outros dispositivos.

Em todos os casos, as contas precisam ser gerenciadas pelo responsável maior de 18 anos. Esse é um ponto importante para acompanhar a movimentação da conta e evitar a contratação de produtos sem a aprovação do responsável.

O processo de abertura de uma conta digital para menor de idade varia conforme o banco, mas, em geral, envolve os passos comuns do processo, com a mesma listagem de documentos e ações.

A diferença é que também é necessária a documentação dos pais. Às vezes, estes também precisam ter uma conta ativa no banco digital.

Os bancos digitais vêm conquistando cada vez mais o público, em especial os jovens, já que oferecem os mesmo serviços dos bancos tradicionais, porém, sem filas e na tela do smartphone.

Porém, é válido lembrar que a abertura de conta para menor de 18 também está disponível em bancos físicos, exigindo igualmente a autorização de um responsável maior de idade.

O que são contas digitais?

Os bancos digitais (ou contas digitais) são exatamente iguais aos bancos tradicionais. Neles você tem acesso a conta-corrente, linhas de crédito, transferências, investimentos e tudo mais. A única é diferença é que estes bancos não possuem agências físicas.
Todo o processo de abertura de conta, atendimento e uso é feito de forma 100% online — através do internet banking ou do aplicativo para celular.

4 opções de conta digital para menores de idade

Conheça agora 4 bancos digitais que têm opção de conta para menor.

1.Banco Inter

O Banco Inter é uma das melhores opções para a criação de conta para menores de 18 anos. Segundo o Banco, o principal objetivo é auxiliar os pais e responsáveis na educação financeira das crianças e adolescentes.

Mas é importante lembrar que, apesar da facilidade, ainda é necessário apresentar os documentos do menor e do responsável. No caso de menores emancipados, não é necessário o envio da documentação do responsável.

O processo de abertura de uma conta Kids é simples e similar ao processo de abertura de uma conta digital comum. A conta dá direito a um cartão de débito e aceso à área de investimentos.

2 .Next Joy

A conta digital Next Joy é uma colaboração da Disney com o banco Next, visando ajudar menores de 0 a 17 anos a conhecerem mais sobre dinheiro com personagens da Disney e da Marvel. Oferece missões e recurso de mesada programada.
Lembrando que o responsável deve ser cliente do banco digital Next para criar a conta infantil e controlá-la pelo app do seu celular.

3. Pic Pay

O Pic Pay é uma carteira digital, mas também permite que sejam abertas contas para menores de 18 anos. Porém, diferente das outras opções, aqui é preciso que os menores tenham pelo menos 16 anos completos até a data de abertura da conta.

4.C6 Yellow

A C6 Yellow é uma conta digital oferecida pelo C6 Bank que contém todas as funcionalidades que seu filho precisa para administrar o próprio dinheiro de forma simples, prática e monitorada por você.

Além de segura, a C6 Yellow permite que você dê autonomia e independência para os pequenos sem perder o controle de suas despesas.

Ferramenta de educação financeira

Dar autonomia financeira ao seu pequeno é o primeiro passo para educá-lo quanto a importância de saber gerir as próprias finanças.

É importante que eles comecem a entender sobre gastos, poupança e que aprendam sobre assuntos relacionados a gestão do dinheiro na vida pessoal, para garantir um futuro mais tranquilo.

Antes de abrir a conta digital, é importante ter educação financeira para usar os serviços e produtos bancários o melhor possível.

É fundamental saber como controlar os gastos do cartão de crédito para usar esse meio de pagamento da forma correta, por exemplo.

Gostou desse conteúdo? Não deixe de compartilhar com outras mamães e papais que desejam ensinar mais sobre finanças a seus filhos!