Saiba o que é conta digital e como ela funciona

As contas digitais surgiram para facilitar a vida das pessoas. Você sabe o que é conta digital e como ela funciona? Leia o artigo para descobrir! 

vendo como conta digital funciona


Publicado em 28 de fevereiro de 2023

Quem tem o dia a dia corrido sabe como é difícil ir a uma agência bancária para pagar contas ou receber o salário. Porém, hoje em dia há muitos bancos digitais que oferecem comodidade, segurança e rapidez para os clientes. Neste artigo explicaremos o que é conta digital. 

Confira! 

O que é conta digital? 

Conta digital nada mais é que a versão digital da conta bancária e dos serviços disponíveis em uma agência física. Para abrir a conta e movimentá-la, o consumidor utiliza o aplicativo ou site do banco. A conta digital facilita a vida das pessoas, oferecendo serviços financeiros com menos burocracia.  

Como a conta digital funciona? 

A conta digital pode ser movimentada pelo aplicativo ou site da instituição financeira. É possível, por exemplo, fazer pagamentos e transferências via Pix, TED ou DOC, além de receber dinheiro. Há, ainda, opções de transações com a utilização do cartão virtual de débito ou cartão de crédito.  

O cliente também pode pagar boletos escaneando os números ou digitando. Os bancos habilitam as opções para empréstimos e até financiamentos. Ou seja, o que é oferecido na agência física o consumidor também encontra na conta digital.  

Leia também | Qual é o melhor banco digital para guardar dinheiro? 

Quais as vantagens da conta digital? 

Há várias vantagens em ter uma conta digital. Confira: 

Economia 

Como a operação dos bancos digitais não depende de agências físicas, as instituições trazem ofertas mais acessíveis. Com isso, estimulam a concorrência e pressionam os bancos e as contas tradicionais a melhorar o serviço também. 

Bancos como o Inter, por exemplo, oferecem contas sem tarifas, inclusive para quem é microempreendedor individual. Além disso, a pessoa jurídica consegue emitir até 100 boletos gratuitos. Sem falar no conforto para resolver tudo pelo aplicativo ou site. 


Praticidade  

Tudo é gerenciado pelo cliente de forma online. As operações são intuitivas e fáceis de se realizar, em processos 100% digitais. 

 

Inclusão bancária 

Segundo estudo realizado pela idwall, plataforma gerenciadora de riscos em ambiente digital, até o final de 2022 o Brasil teria 4,5 contas digitais abertas para cada pessoa economicamente ativa no país. Isso significa 184 milhões de contas digitais abertas. 


Segurança  

Outra vantagem das contas digitais é a segurança. Como o cliente não precisa ir até uma agência física, diminui o risco de assalto. Além disso, os bancos incluíram o recurso de criptografia e biometria digital. Os dados ficam seguros e os aplicativos só abrem por meio de senha ou biometria. 

 

Abertura de novas oportunidades no mercado de trabalho 

As vantagens da conta de digital não são apenas para quem usa, mas também para os trabalhadores brasileiros. Quem é da área de tecnologia da informação, por exemplo, passou a ter mais oportunidade como desenvolvedor e até mesmo gestor de sistemas. 

Afinal, para os bancos operarem com eficiência e segurança, precisam de profissionais da tecnologia, não é mesmo? 

Leia também | 5 vantagens das contas digitais  

Quais bancos oferecem conta digital?

Bancos como Itaú, Bradesco, Santander, Caixa e Banco do Brasil oferecem conta digital. Também existem instituições financeiras 100% digitais, como Nubank, Inter, C6Bank, Neon, Original, Pan, Agibank e o aplicativo PicPay. No mercado há várias opções de conta digital.  

Como abrir uma conta digital? 

Vamos mostrar dois exemplos de como abrir uma conta digital. Um será de um banco físico e outro de um banco totalmente digital. O processo é semelhante em outras instituições financeiras. 

Como abrir conta digital no Banco do Brasil  

• Baixe o aplicativo BB para Android ou iOS. 

• Clique em “Produtos para mim”. 

• Selecione “Conta Digital”. 

• Preencha os campos com todos os dados solicitados. 

• Siga as instruções. 

• Confirme o número do celular no link que o Banco do Brasil enviar por SMS. 

• Envie boas fotos dos documentos pedidos (capriche na selfie!). 

• Cadastre a senha e aceite os termos de compromisso. 

• Aguarde até três dias úteis para a confirmação. 

• Acompanhe a abertura da conta pelo chatbot do BB no WhatsApp. 

• Após a liberação, terá direito a um cartão de débito e serviços gratuitos.  

Como abrir conta digital no Banco Inter 

• Baixe o Super App do Banco Inter nas lojas Google Play ou Apple Store. 

• Clique em “Abrir uma conta gratuita”. 

• Esteja com os documentos pessoais em mãos: RG, CPF, comprovante de residência. 

• Preencha os dados e aguarde a aprovação.  

Pronto!   

Quais cuidados ter com a conta digital? 

Antes de abrir uma conta digital é preciso ter alguns cuidados:

Pesquise sobre o banco  

É importante pesquisar sobre o banco ou instituição que oferece a conta digital. Informe-se sobre as medidas de segurança e as políticas de dados de cada empresa. Os dados podem ser encontrados no próprio site dos bancos. Outra dica é entender as plataformas de atendimento ao cliente. Como elas funcionam? O acesso ao atendimento é rápido e fácil?  

Confira também a opinião dos clientes nos canais oficiais das instituições, aplicativos e também nas redes sociais. Pesquise no Reclame Aqui para saber como o cliente é tratado quando há reclamações e se os problemas são solucionados. 


Suspeite de contatos feitos fora do aplicativo  

Em geral, os bancos digitais entram em contato com os correntistas pelo próprio app. Por isso, caso seja contatado por SMS, WhatsApp ou outro meio, desconfie. Não repasse os dados antes de se certificar de que é seguro. Além disso, se nos contatos externos aparecer algum link, não clique.  

Por fim, jamais deposite dinheiro em qualquer conta bancária. As contas digitais não precisam de quantia mínima para movimentá-las. Isso é alguém que quer aplicar um golpe. Outra dica é não clicar em qualquer link encaminhado por e-mail. Geralmente os bancos digitais encaminham faturas de cartão de crédito e outros comunicados oficiais.  

Todos seguem um modelo padrão de e-mail, com a logo e a informações oficiais de cada banco. 


Dica extra  

Por fim, sobre os cuidados com a conta digital, é importante sempre sair da conta todas as vezes que usá-la. Assim, ela só será aberta com a senha ou biometria.  

Assista | Golpe do Pix

Serasa Crédito: saiba como encontrar o crédito ideal

Quer encontrar o crédito ideal para seu perfil? Basta acessar o Serasa Crédito, serviço da Serasa que pesquisa ofertas de cartão de crédito, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de forma online e gratuita. Com a plataforma, é possível buscar as melhores opções e compará-las sem sair de casa.  

Havendo ofertas para o CPF, a contratação leva poucos minutos. Lembramos que não há garantias de que um cartão de crédito seja ofertado para um CPF específico. A análise de crédito é feita 100% pelos parceiros da Serasa. Veja como é fácil e rápido fazer a pesquisa e descobrir se existem cartões disponíveis: 

1. Acesse o Serasa Crédito 

Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe CPF e senha. Se ainda não tem cadastro, pode fazer na hora. É rápido e gratuito. 

2. Complete o perfil 

Ao concluir o login, clique em “atualizar perfil” e preencha com todos os dados solicitados. Isso ajudará a encontrar as melhores alternativas de crédito. 

3. Faça uma simulação 

Escolha o tipo de crédito que você procura: cartão, empréstimo ou empréstimo FGTS. O Serasa Crédito buscará ofertas para seu perfil junto às instituições financeiras parceiras. 

4. Confira e compare opções 

Confira as opções de cartão de crédito recomendadas, caso haja ofertas. Na tela, além dos nomes dos cartões, aparecerão o limite disponível, informações sobre anuidade e benefícios. Para conhecer mais cada opção, basta clicar em "Detalhes da oferta". 

5. Escolha o cartão e finalize a contratação 

Após avaliar as opções disponíveis, se houver, é hora de escolher o cartão que considerar ideal. Clique em “Solicitar” e aguarde a análise. Em caso de aprovação do crédito, a contratação será finalizada de forma fácil e em poucos minutos. 

O acesso ao Serasa Crédito é gratuito. Assim, dá para buscar e comparar online as opções de cartão de crédito sempre que quiser, sem pagar nada por isso.