Qual o melhor banco digital para guardar dinheiro?

Pesquisando por contas digitais? Conheça os cuidados e os critérios para definir qual o melhor banco digital para guardar dinheiro.

pessoa mexendo no celular


Autor: Elaine Ortiz

Atualizado em 11 de janeiro de 2023

Esta é uma pergunta muito comum entre os leitores do blog: afinal, qual o melhor banco digital para guardar dinheiro?  

A resposta é: depende. Existem muitas opções no mercado que atendem a todas as necessidades. Às vezes, por exemplo, pode valer a pena utilizar a conta digital de um banco tradicional. Outras vezes, pode ser melhor abrir conta em bancos 100% digitais, tanto para guardar dinheiro como para movimentá-lo.  

Por isso, não vamos trazer uma resposta pronta, mas daremos dicas importantes para você decidir qual é o melhor banco digital e qual a melhor conta digital para atender às suas necessidades.  

Leia também | O que é score de crédito? 

O que são bancos digitais

São considerados bancos digitais aqueles que funcionam de forma 100% online, ou seja, em que todos os procedimentos são feitos pelo site ou aplicativo do banco, que não conta com sede física.  

O fato de bancos tradicionais também oferecerem contas digitais pode causar dúvidas se eles também se enquadram nessa categoria.   

Na verdade, mesmo que esses bancos tenham aplicativos que permitam a movimentação online do dinheiro, o banco digital é realmente aquele que funciona apenas pela internet.  

Leia também | Como economizar dinheiro ganhando pouco? 

Vantagens de ter conta em bancos digitais

Antes de escolher qual o melhor banco digital para guardar dinheiro, é importante conhecer as vantagens desse tipo de instituição financeira.  

A primeira grande vantagem é a praticidade. Afinal, vivemos em um país que tem mais smartphones que habitantes.   

Levantamento da FGV divulgado em 2022 pelo portal de notícias CNN aponta que são 242 milhões de aparelhos para 214 milhões de habitantes – sem contar tablets e notebooks.  

Isso mostra que os bancos digitais podem ser acessados com a palma da mão, desde que haja acesso à internet em nossos dispositivos.  

Além disso, outros benefícios das instituições financeiras digitais são:  

• opções de contas para pessoas físicas e empresas;  

• baixo valor da tarifa de manutenção de conta (em muitos casos, a tarifa é zero);  

• opções de depósito por cheque e boleto;  

• transferências, Pix e pagamento de contas;  

• menor burocracia para abrir a conta digital.  

Leia também | Qual banco digital abre conta para menor de 18 anos?  

É seguro guardar dinheiro em bancos digitais?

Uma dúvida comum ao escolher o melhor banco digital para guardar dinheiro é a respeito da segurança.  

No entanto, é importante dizer que da mesma forma que os bancos tradicionais são regulamentados e autorizados pelo Banco Central do Brasil, os bancos digitais também precisam dessa autorização.  

Aliás, o próprio Bacen disponibiliza uma página para que os consumidores pesquisem quais bancos e instituições financeiras são autorizadas, reguladas ou supervisionadas por ele.  

Portanto, sim, é seguro guardar dinheiro em bancos digitais. No entanto, também cabe aos correntistas proteger ao máximo seus dispositivos de acesso às contas, além de evitar cair em golpes.  

Assista | Quais as vantagens das Contas Digitais?

Qual o melhor banco digital para guardar dinheiro?

Bem, conforme dissemos na introdução, não existe uma resposta ideal sobre qual o melhor banco digital para guardar dinheiro, nem sobre as melhores formas de guardar dinheiro nas contas digitais.  

Por isso, confira algumas dicas que devem ser levadas em consideração antes da escolha.   

Ah, no final, colocamos um link com um ranking com os melhores bancos digitais, segundo o site Reclame Aqui, para começar a sua pesquisa.

1. Analise as opções de guardar dinheiro dos bancos digitais

Quem quer saber qual a melhor conta digital para guardar dinheiro precisa compreender que existem bancos digitais de todos os tipos. Alguns contam somente com a tradicional poupança, cuja rentabilidade é pequena.   

No entanto, existem outras opções de contas digitais que oferecem diferentes formas de rentabilidade – como 100% do CDI, por exemplo, que rende mais que a poupança.   

Além disso, vale a pena pesquisar opções de contas digitais que oferecem plataformas de investimento. Em alguns casos, podem existir boas opções de CDB com liquidez diária, o que pode ser uma alternativa para guardar o dinheiro da reserva de emergência.   

Leia também | Investimento para iniciantes: qual é a melhor opção? 

2. Saiba como são feitos os depósitos de dinheiro nas contas digitais

De modo geral, as contas digitais disponibilizam vários meios de depósito e transferência de dinheiro, tais como:   

• Depósito por boleto: o correntista gera um boleto no próprio aplicativo, paga e o dinheiro cai na conta.  

• Depósito por cheque: o cheque é fotografado pela câmera do celular e analisado pelo banco, que retorna com a aprovação ou recusa. 

•  Transferências: TED, Doc ou Pix.   

Por isso é importante analisar o seu perfil de depósito para verificar as opções oferecidas e limites mensais. Confira ainda se existem taxas para essas operações.  

3. Escolha um banco digital que ofereça cartão de saque (e analise as taxas)

Outra dica para decidir qual o melhor banco digital para guardar dinheiro é conhecer os procedimentos de retirada – caso você precise fazer isso.  

Em geral, as contas digitais oferecem cartões de débito (e de crédito, em alguns casos) para que os correntistas possam pagar contas e realizar saques em terminais eletrônicos.  

Vários bancos digitais cobram pelos saques – porém, alguns oferecem uma quantidade limitada grátis por mês.   

4. Verifique se o banco digital é protegido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC)

Nem toda instituição financeira digital conta com a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).  

Esse fundo é um mecanismo que protege correntistas, investidores e poupadores, permitindo recuperar (total ou parcialmente) valores de até R$ 250 mil mantidos em instituições financeiras que venham a falir.   

Por isso, é importante verificar se o banco digital tem a garantia FGC e em quais modalidades (poupança, CDB etc.) Na página do próprio FGC, você pode ver uma lista completa dos associados.   

Falando em lista, confira o ranking dos 11 melhores bancos digitais, segundo indicação do site Reclame Aqui, para fazer a sua pesquisa e decidir a melhor opção para o seu caso.  

Afinal, qual a melhor conta digital?

Entre tantas opções, não é nada fácil definir a melhor conta digital existente no momento. Mas saiba que ter esse leque amplo de instituições financeiras à disposição é um avanço muito importante para todos os brasileiros, que conviveram por anos com uma forte concentração bancária.  

Hoje em dia é preciso avaliar quais serviços são importantes para seu caso, pesquisar e, então, eleger uma conta digital para chamar de sua.  

Os bancos digitais estão sempre inovando e oferecendo promoções para tentar ser “o escolhido” dos clientes. Tem até conta digital que dá dinheiro ao se cadastrar, por exemplo. Mas, claro, é preciso avaliar outros critérios (que listamos acima) para abrir uma conta em uma instituição.  

Conta digital: como abrir com a Serasa?

A Serasa oferece algumas possibilidades de conta digital, com parceiros como o Banco Santander, Banco Pan e a Neon Pagamentos. Para verificar se o produto está disponível para você, de acordo com a análise de perfil, basta entrar na plataforma do Serasa Crédito.

  1. Faça login na Serasa pelo site ou aplicativo (disponível para iOS e Android)

  2. Caso ainda não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis. 

  3. Complete o seu perfil. 

  4. Dentro da plataforma, faça a simulação para encontrar cartões de crédito e contas digitais disponíveis para você. 

  5. Escolha a melhor opção disponível e finalize a contratação.

Abrir conta digital impacta o Serasa Score?

Ter conta bancária, utilizar os serviços financeiros e pagar tudo em dia impacta positivamente o Serasa Score das pessoas. Afinal, entende-se que aquele é um cliente que está inserido no mercado e, mais do que isso, é adimplente.  

 O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa que vai de 0 a 1000 e indica as chances de o consumidor pagar as contas em dia. Quanto mais alta a pontuação, maior a probabilidade de conseguir crédito no mercado.   

Para consultar seu Serasa Score, siga o passo a passo:  

• Baixe o app da Serasa (Android e iOS) ou acesse o site.  

• Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis.  

• Faça o login.   

• Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela. 

Leia também | Score de crédito: as respostas das principais dúvidas 

Agora que você já sabe qual o melhor banco digital para guardar dinheiro, aproveite para conhecer ainda melhor a conta digital Santander. Continue acompanhando os conteúdos exclusivos do blog da Serasa