Meu Score caiu 200 pontos do nada, por quê?
Meu Score caiu 200 pontos do nada, por quê?Data de publicação 29 de outubro de 202411 minutos de leitura
Atualizado em: 17 de setembro de 2024
Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 8 minutosTexto de: Time Serasa
Saber o que é Score de crédito é fundamental para quem está buscando negociações com instituições financeiras, como empréstimos, financiamentos ou até cartão de crédito. Todo consumidor tem um Score e ele pode definir as condições oferecidas por lojas e bancos.
Entenda em detalhes o que é Score de crédito e como conhecer o seu.
O Score de crédito é a pontuação que ajuda a avaliar o histórico financeiro recente de cada consumidor. Ele é utilizado pelas instituições financeiras para analisar o risco de conceder crédito a uma pessoa ou empresa. Trata-se, portanto, de uma ferramenta usada para medir a probabilidade de um CPF ou CNPJ cumprir suas obrigações financeiras.
O cálculo desse indicador é feito com base em informações de bancos de dados de birôs de crédito, como a Serasa. Essas informações incluem o histórico de pagamento de dívidas e o número de consultas realizadas ao CPF ou CNPJ, entre outros fatores. A pontuação do Score de crédito pode variar de acordo com a metodologia utilizada pela birô que realiza o cálculo.
Ao ajudar a medir o risco de crédito, o Score de crédito é um instrumento importante para evitar a inadimplência, o que é positivo para os consumidores, para as empresas e para a economia do país de forma geral.
Na Serasa, o Score de crédito varia de 0 a 1.000 pontos. Quanto maior a pontuação, menor o risco de inadimplência e, consequentemente, maior a probabilidade de o consumidor obter crédito com melhores condições de pagamento.
Além dessa pontuação, as instituições podem levar em conta outras informações para decidir se concedem crédito a uma pessoa, como renda mensal, histórico de emprego e outras informações financeiras. Tudo vai depender da política interna da empresa.
Toda pessoa física ou jurídica brasileira com dados na Serasa tem o Serasa Score associado ao CPF ou CNPJ. As informações usadas no cálculo da pontuação são obtidas de fontes públicas e privadas, como órgãos de proteção ao crédito, bancos, empresas de telefonia, empresas de cartão de crédito, financeiras, entre outras.
É importante saber que as informações registradas no Serasa Score são sigilosas e só podem ser acessadas por instituições financeiras que precisam das informações para fins de avaliação de risco de crédito. Qualquer pessoa ou empresa, porém, pode acessar sua própria pontuação.
Os critérios desenvolvidos pela Serasa para calcular a pontuação do consumidor envolvem diferentes aspectos do comportamento e do histórico do indivíduo. Confira os fatores:
Esse é o fator mais importante para o cálculo do Serasa Score. O pagamento em dia dos compromissos registrados no Cadastro Positivo aumenta a pontuação, enquanto atrasos e inadimplência a reduzem.
O cálculo considera as dívidas negativadas do consumidor. Pendências como protestos, cheque sem fundo, falências e ações judiciais também prejudicam a pontuação.
A quantidade de consultas de crédito ao CPF do consumidor para ofertas pode prejudicar o Serasa Score. Muitas consultas em um curto período podem indicar que o consumidor ou empresa está buscando crédito em excesso por estar com dificuldades financeiras.
A idade e o tempo do cadastro do consumidor na base de dados da Serasa também são considerados no cálculo do Score. Pessoas com um cadastro mais antigo tendem a ter pontuação mais alta. Manter o cadastro atualizado é importante para pontuar nesse critério.
O Diagnóstico Financeiro é um serviço personalizado da Serasa para quem busca dicas específicas para elevar o seu Score de crédito. Quem solicita esta análise recebe um relatório com o seu histórico financeiro dos últimos 12 meses e orientações de especialistas da Serasa.
O serviço está disponível por R$9,99 na plataforma da Serasa. Vale lembrar que a contratação não garante o aumento automático do Score. O relatório aponta caminhos, mas a pontuação só se eleva a partir da mudança de comportamento do consumidor.
Confira outras dúvidas comuns sobre a pontuação:
Não. Cada órgão de proteção ao crédito tem sua própria base de dados e usa diferentes formas para calcular. Por isso, o Score de crédito de uma pessoa na Serasa pode ser diferente do Score no SPC Brasil, por exemplo.
O Cadastro Positivo considera informações de pagamento em dia, que representam mais de 50% de peso no cálculo do Serasa Score. Portanto, pagar pontualmente contas de crédito, como fatura do cartão e parcela do empréstimo, ajuda muito a aumentar a pontuação.
Não existe um Score mínimo para crédito. A decisão de liberar dinheiro para empréstimos ou financiamentos é sempre da empresa, baseada em sua própria política interna. Cada instituições tem seus próprios critérios.
Esta meta é bastante desafiadora, mas é possível, sim. Entretanto, não é preciso alcançar a pontuação máxima para ter um Score alto. A partir de 701 pontos ele já é classificado como excelente.
O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa, que reflete o histórico e o momento financeiro do consumidor. A pontuação vai de 0 a 1.000 e indica a probabilidade de conseguir crédito. Quanto mais alta a pontuação, maior a facilidade de conseguir um empréstimo, financiamento ou cartão de crédito.
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