Navegação do blog
  1. Score
  2. Blog
  3. Como Ver Score De Uma Pessoa

Como ver o Score de uma pessoa

Tire suas dúvidas sobre a pontuação de crédito e saiba como e quem pode visualizar seu Serasa Score.

Publicado em: 26 de janeiro de 2024

Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Mulher, mãos e telefone à noite para comunicação, redes sociais ou navegação na cidade. Closeup de uma pessoa ou funcionária trabalhando até tarde no aplicativo móvel do smartphone para bate-papo on-line ou mensagens de texto

Afinal, como ver o Score de uma pessoa? E o que faz o Score cair? Quando o assunto é Serasa Score, é importante sanar todas as dúvidas para saber como usar as informações a favor da vida financeira.

Acompanhe as principais questões dos usuários sobre o Serasa Score e entenda em detalhes como funciona a pontuação de crédito.

Assista | Mitos sobre o Serasa Score

10 dúvidas sobre o Serasa Score

  1. Como ver o Score de uma pessoa?

    Na verdade pessoas físicas não podem ver o Serasa Score de outra pessoa. A plataforma da Serasa autoriza apenas a consulta ao Serasa Score do seu próprio CPF.

    O Serasa Score dos consumidores é informado apenas para lojas, empresas e instituições financeiras (ou seja, pessoas jurídicas), com o objetivo de ajudar na avaliação de risco de liberação de crédito.


  2. Quando o Score é bom?

    A pontuação de crédito da Serasa vai de 0 a 1.000 e é dividida em quatro faixas de classificação, que indicam as chances de conseguir crédito. De acordo com essas classificações, um Score bom estaria entre 501 e 700 pontos.

    Essa faixa indica baixa probabilidade de inadimplência e boa chance de conseguir crédito, porém não há garantia absoluta de crédito liberado para qualquer pontuação. Essa decisão é sempre da empresa que concede o crédito.

     

  3. O que faz cair o Score?

    O Serasa Score não é uma pontuação fixa, ela reflete o momento do consumidor e pode variar ao longos dos meses. Entre os comportamentos e ações que podem fazer o Serasa Score cair estão o atraso no pagamento de contas, dívidas negativadas, muitas consultas ao CPF por empresas simultaneamente e empréstimos contratados.

     

  4. Ao pagar uma dívida negativada, o Score aumenta?

    Ao tirar o nome do cadastro de inadimplentes, a tendência é que o Serasa Score aumente – afinal, as pendências financeiras têm um peso importante no cálculo. Entretanto, esse aumento não é automático, pode levar um tempo para que aconteça o aumento da pontuação.

     

  5. É possível pagar para aumentar Score?

    Não. As formas de aumentar o Serasa Score são todas gratuitas e baseadas na constância de bons comportamentos financeiros, como o pagamento em dia das contas e o uso consciente de crédito.

    Se você receber a oferta de algum serviço que promete aumentar Score mediante pagamento, fique alerta: é golpe!

     

  6. É possível ter 1.000 de Score?

    É sim, apesar de ser uma pontuação difícil de alcançar. Entretanto, não é preciso chegar ao Score máximo para ter acesso às melhores oportunidades de crédito.

    A partir de 701 pontos, o Score já é classificado como excelente. Nessa faixa, as chances de obter crédito são muito altas.

     

  7. Não tenho dívidas, mas meu Score está baixo. Por quê?

    Não ter dívidas um fator importante para formar a pontuação – as pendências financeiras têm 33% de peso no cálculo. Entretanto, há outros critérios considerados também, especialmente o compromisso com crédito, que representa mais da metade do Serasa Score. Assim, muitas vezes pessoas com pouco histórico de crédito, que nunca tiveram cartão de crédito por exemplo, têm mais dificuldade de aumentar a pontuação.

     

  8. Qual Score é o correto?

    No Brasil existem cinco birôs de crédito autorizados a fornecer a pontuação de crédito: Boa Vista, Serasa, SPC Brasil, Quod e TransUnion.

    Se a pontuação for de uma dessas cinco instituições, não há Score incorreto. O que ocorre é que cada uma delas tem sua base de dados e define formas de cálculo diferentes. Por isso o Score de um mesmo CPF pode ser diferente entre um birô e outro.

     

  9. CPF na nota faz o Score aumentar?

    Não. A identificação do CPF na nota não é uma das informações usadas para compor o cálculo do Serasa Score. Inserir o número do documento na nota fiscal é um hábito positivo por outras razões: ajuda a combater a sonegação de impostos e dá a chance de participação de sorteios em alguns estados.

     

  10. Qual é o melhor Score para financiamento?

    Não existe um Score mínimo para conseguir financiamentos ou empréstimos. A lógica é a seguinte: quanto mais alta a pontuação, maiores são as chances de obter crédito no mercado.

    Entretanto, cada empresa segue seus próprios critérios para a liberação de crédito.

Conexão Bancária: novidade na versão 3.0 do Score

A última versão do Serasa Score tem uma nova funcionalidade que pode alterar positivamente no cálculo da pontuação. 

Com a Conexão Bancária o consumidor autoriza o compartilhamento de suas informações bancárias com a Serasa. A plataforma tem acesso a dados como extrato da conta, movimentações e limite do cartão.

A conexão funciona como um fator extra na construção do Score, por deixar a avaliação da Serasa mais precisa. Com a ativação, a pontuação pode aumentar ou manter-se igual (nunca diminuir devido à conexão).

Leia também | As vantagens de conectar as contas na Serasa

Como consultar o Serasa Score

A consulta ao próprio Score é gratuita e pode ser feita na plataforma quantas vezes o usuário desejar.

Para consultar seu Serasa Score, siga o passo a passo:

  • ●     Baixe o app da Serasa (iOS e Android) ou acesse o site.
  • ●     Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis.
  • ●     Faça o login.
  • ●     Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela.
Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados