5 vantagens das contas digitais

Entenda como as contas digitais funcionam e o que levar com consideração na hora de abrir uma conta desse tipo.

pessoa mexendo no celular


Autor: Elaine Ortiz

Publicado em 11 de janeiro de 2023

As contas digitais chegaram para ficar. Para se ter ideia, no início de 2022 já havia mais contas digitais abertas que habitantes no Brasil – 250 milhões de contas para uma população de 211 milhões de pessoas. Os dados são da pesquisa Ranking de Onboarding Digital 2021, da startup de autenticação digital antifraude Idwall. 

Quer conhecer 5 vantagens das contas digitais? Continue a leitura.

Assista | Conta Digital: como funciona e como abrir? - Serasa Ensina

O que são contas digitais e quais suas 5 principais vantagens?

Bancos digitais são instituições financeiras que realizam operações financeiras de forma 100% digital. São empresas altamente tecnológicas (por isso são conhecidas como fintechs) e não costumam ter agências físicas, caixas eletrônicos, filas ou papeladas.  

As 5 principais vantagens das contas digitais são:

  1. Custos menores: Taxa de manutenção e mensalidade de conta, tarifa para tirar extrato, pagar por TED ou DOC, nada disso existe quando se tem uma conta digital. Como essas empresas têm muito foco em tecnologia, estão sempre inovando e investindo mais para trazer soluções aos consumidores, sem precisar cobrar taxas.  Isso é possível também porque, ao contrário dos bancos tradicionais, os bancos digitais não têm agências físicas espalhadas por todo o país. Isso reduz muito os custos internos do banco e, assim, não é necessário cobrar taxas

  2. Sem burocracia para abrir a conta: Abrir conta em um banco digital é muito prático, rápido e seguro. O processo pode ser feito de ponta a ponta por meio de um celular conectado à internet. No entanto, geralmente é preciso que a câmera frontal do aparelho esteja funcionando. Isso porque no processo de abertura da conta costuma ser solicitada uma selfie com o futuro cliente segurando um documento com foto.  Após o envio de documentos e preenchimento do formulário, alguns bancos digitais liberam a conta na hora. Caso um produto como cartão de crédito também seja oferecido, é realizada uma análise de crédito e é por isso que mesmo a conta digital pode precisar de alguns poucos dias para ser aberta. Leia também | Entenda o que é risco de crédito e por que ele deve ser calculado 

  3. Sem filas, com o banco na palma da mão: Como o banco digital não tem agência física, tirar os metais da bolsa, passar na porta giratória e ficar horas em filas não é a realidade dos clientes digitais. Qualquer atendimento necessário é feito pelos canais do próprio banco (chat, telefone, WhatsApp).  As operações financeiras, como investimentos, transferências, pagamento de contas, entre outras, também são feitas diretamente por meio do aplicativo do banco digital, diretamente de um celular com conexão à internet.  

  4. Mais opções de investimentos: Os bancos digitais costumam apresentar o universo dos investimentos para clientes sem familiaridade com o assunto. Isso acontece porque alguns desses bancos não deixam o dinheiro do cliente “parado” na conta corrente, mas sim investido e rendendo em operações conservadoras e seguras. Isso significa que você pode fazer seu dinheiro render mais e por métodos diferentes. É possível ter acesso a uma grande variedade de Certificados de Depósito Bancário (CDB), Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) e Imobiliário (LCI), além de títulos públicos e diversos fundos de investimento. Leia também | Investimento para iniciantes: qual é a melhor opção? 

  5. Mais comodidade: O tempo tem um valor inestimável para as pessoas. Por isso, praticidade e soluções rápidas são muito importantes. A ausência da necessidade de sair de casa e ir presencialmente até uma agência bancária para resolver uma questão é uma grande conquista trazida pelos bancos digitais. Ser cliente de bancos digitais, sem dúvida, é cômodo, prático, objetivo e econômico. Resolver qualquer questão de forma online, por meio do aplicativo, e ainda assim ter um atendimento humanizado (como muitos bancos digitais procuram oferecer) é muito vantajoso.   Leia também | Saiba tudo sobre bancos digitais 

Como encontrar a melhor conta digital?

Encontrar uma conta digital ideal para seu perfil é algo muito pessoal. Depende do que cada consumidor está buscando em um banco.  

Se o foco for investimento, saber qual conta digital rende mais é importante. Se o foco for apenas ter uma conta gratuita de qualidade, descobrir qual oferece o melhor atendimento ou a melhor plataforma online é fundamental.  

Se o foco for conta digital para pessoa jurídica, é importante escolher a instituição que apresente mais benefícios (boletos ilimitados, Pix gratuitos, ferramentas gratuitas de gestão de negócios), por exemplo.  

De forma geral, uma boa conta digital precisa ter: 

• aplicativo eficiente e intuitivo; 

• atendimento de qualidade;  

• serviços gratuitos; 

• oferta de investimentos;  

• cartão de crédito; 

• linhas de empréstimo; 

• limite emergencial.  

Leia também | Como abrir conta PJ pela internet 

É possível ter conta conjunta digital?

Conta conjunta é uma conta corrente ou poupança que tem duas ou mais pessoas como titulares – ou seja, dois ou mais CPFs. Cada banco ou instituição financeira pode definir esse limite.   

Na conta conjunta, todos os titulares podem movimentar a conta e realizar transações financeiras sem pedir autorização para o outro titular, caso a conta seja solidária, ou somente com a assinatura de todos os titulares, caso a conta conjunta seja simples ou não solidária.  

Cada banco digital decide se oferece essa possibilidade ou não, mas atualmente existem contas digitais conjuntas. O banco Original, por exemplo, passou a trazer essa possibilidade em 2022. Até então, o banco Digimais (ou Digi+) era o único que tinha essa alternativa.  

Leia também | Conta conjunta: o que é, como funciona e mais! 

Contas digitais: como abrir a sua?

Abrir uma conta digital costuma ser bem intuitivo e ocorre por meio do site ou aplicativo do banco.  

Após pesquisar, ter certeza de que a instituição é segura e escolher o banco, é só seguir o passo a passo, enviar os documentos, preencher com seus dados e aguardar. Em poucos dias, ou até mesmo na hora, sua conta digital será aberta e estará ativa.  

Com o Serasa Crédito, serviço da Serasa que pesquisa ofertas de cartão de crédito, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS para você de forma online e gratuita, é possível abrir conta digital no Banco Pan e no Neon.  

A conta 100% gratuita do Banco Pan, por exemplo, oferece: cartão de crédito sem anuidade, Pix gratuito, empréstimo FGTS, limite emergencial, empréstimo pessoal, acesso à loja Pan, Poupa Pan (para guardar dinheiro e investir, ganhando mais do que se ganha na poupança), saúde Pan (descontos em consultas) e portabilidade de salário.  

Aproveite para conhecer melhor a conta digital do Banco Pan e a conta digital do Neon. E continue acompanhando os conteúdos exclusivos do blog da Serasa.