Entrar

Meu INSS: 3 formas de descobrir o número do seu Benefício!

Aprenda o passo a passo de como acessar o portal do Meu INSS para descobrir os dados essenciais e consultar o seu benefício

Foto Veridiana
Publicado em: 28 de março de 2022

Se você é aposentado, pensionista ou recebe qualquer auxílio da Previdência Social, sabe que o portal do Meu INSS pode ser uma mão na roda na hora de consultar o status do seu benefício.

Mas, para isso, é importante que você descubra qual é o seu número de identificação de segurado. Esse código é enviado para a sua casa através de uma carta do INSS quando o benefício é aprovado. O número é como se fosse o seu “RG” dentro da previdência social, permitindo que o banco de dados reúna todas as informações sobre você e seu histórico social.

Cada beneficiário recebe um código diferente, o que evita que qualquer pessoa tenha acesso aos seus dados. O número é fundamental para consultar suas informações, saber a data de pagamento e outras funções essenciais.

Seu benefício precisa ser reaberto? Saiba mais sobre INSS e a aposentadoria

Se você perdeu esse número ou ainda não recebeu a carta, temos 3 formas para descobrir o seu código do benefício do Meu INSS.

Veja também: Como Descobrir o Número do seu Benefício no Meu INSS | Serasa Ensina

Como descobrir o número do benefício através do Meu INSS?

Existem diferentes formas de descobrir o número do meu INSS. Neste artigo, citamos três caminhos diferentes que te ajudarão a decorar esse número tão importante da previdência social.

Descubra como verificar seu número assistindo esse vídeo também!

As formas de consultar benefício do INSS são:

Em primeiro lugar, o número do meu INSS é igual ao do PIS/PASEP para muitos trabalhadores.

Desta forma, basta lembrar o seu número do PIS e tentar usar para acessar suas informações ou agendar uma consulta. O número do PIS está disponível na carteira de trabalho, ou você pode consultá-lo pela internet.

Outra forma de consultar o número do seu benefício previdenciário é por meio do site do “Meu INSS”.

Os segurados do INSS que recebem o benefício, podem contar com uma série de serviços oferecidos pela plataforma digital de atendimento da Previdência Social, o Meu INSS.

Através desse portal é possível consultar benefícios, realizar agendamentos, fazer solicitação de extratos e consultar seu número do benefício e também descobrir o seu número de identificação.

Para consultar o número do benefício pelo Meu INSS, você pode seguir esse passo a passo:

1. Acesse o Meu INSS clicando aqui;

2. Clique em “Fazer Login”;

3. Vá em “Cadastre-se”;

4. Informe seu CPF e mais alguns dados.

Outra forma de descobrir o seu número de identificação é através do telefone de contato oficial, o 135.

Para descobrir o número, basta fazer uma ligação e informar o número do CPF, depois confirmar algumas informações cadastrais que são utilizadas para evitar fraudes e proteger seus dados.

Primeiro você conversará com atendimento eletrônico e depois com um atendente humano. Não existe outro número para fazer esse tipo de contato e ter acesso a esse dado.

Lembrando que as ligações realizadas a partir de telefones fixos ou públicos, não tem qualquer custo adicional no seu plano de telefone, sendo totalmente gratuito.

A Central de Atendimento do Meu INSS está disponível de segunda a sábado, no horário de 7h às 22h, um horário flexível para quem tem a rotina corrida.

Já em relação ao agendamento de consultas médicas, não é necessário saber o número do INSS. Para isso existe um serviço online que você consegue acessar sempre que precisar, sem sair de casa e sem os números da identificação do benefício.

Basta acessar o site de Agendamento do INSS;

Você precisa ter em mãos seus dados de acesso ao site do INSS;

Depois para agendar, basta informar número do CPF, nome completo, data de nascimento e algum contato.

Outra forma de ter acesso ao número de identificação é através do aplicativo oficial do Meu INSS, onde você segue os mesmos passos para ter acesso ao seu perfil cadastrado. O app está disponível para Android e IOS.

Recomendamos o aplicativo para quem quer mais praticidade, rapidez e flexibilidade de acesso ao cadastro do Meu INSS, onde poderá ter as informações na palma da mão, sempre que precisar e a qualquer momento.

Precisa de uma grana extra para quitar as contas? Descubra como ter acesso a empréstimo consignado aqui!

Evite golpes no Meu INSS

Se você quer se manter longe de dor de cabeça e recebendo o seu benefício sem problemas, não deixe de proteger os seus dados pessoais, principalmente os de cadastro.

Reforçando que é sempre importante proteger seus dados, especialmente em relação ao seu benefício. Afinal de contas, existem muitas pessoas que podem usar de forma indevida suas informações e prejudicá-lo bastante, sacando o seu benefício e te deixando no vermelho. Como não desejamos isso, não se esqueça das dicas abaixo que te ajudarão a se proteger:

1. Não existe nenhum outro site ou telefone de contato que informe o número do benefício. Então tome cuidado e não saia divulgando seus dados por aí;

2. Em outras palavras: desconfie sempre para não cair em golpes;

3. O site do INSS é do Governo Federal, portanto confira o “gov.br” no final para garantir que está no site certo;

Quando se fala em dinheiro, o cuidado/ prevenção nunca é demais. Por isso, tenha cautela na hora de usar os seus dados.

Agora que você sabe como descobrir/ recuperar o número do seu benefício, entende que não precisa mais enfrentar grandes filas só para tirar uma dúvida. O Número do Benefício INSS serve, principalmente, para a validação das informações previdenciárias, garantindo que você tenha acesso a todos os seus dados em um único lugar. Ele também se trata de um comprovante de identidade, já que é vinculada ao Regime Geral de Previdência Social.

Simples, não é mesmo? Daqui para frente você já sabe o que fazer quando precisar do número do seu benefício e conhece o passo a passo de como solicitá-lo de forma simples e descomplicada.

Ah e caso queira ter acesso a ainda mais informações sobre não só INSS, mas tudo que envolva finanças, não deixe de acompanhar a Serasa nas redes sociais. Nos siga no twitter, Instagram, facebook e youtube.

Veja também: Planejamento Financeiro 2022 por Veridiana Lopes