Dia Nacional do Surdo destaca a acessibilidade como um dos c...
Dia Nacional do Surdo destaca a acessibilidade como um dos caminhos para inclusão social e financeiraData de publicação 13 de setembro de 202410 minutos de leitura
Publicado em: 29 de agosto de 2022
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
A forma que as roupas são feitas e descartadas faz parte de uma indústria com muitos impactos no meio ambiente. Sem falar que é impossível acompanhar todas as coleções enquanto a pilha de boletos só aumenta, não é? Por isso, vamos conhecer a moda consciente. Toda peça no seu armário conta uma história. Pode ser um presente de alguém querido, uma roupa que trouxe da última viagem ou os vestidos de festas (ou terno) que você economizou um tempão pra comprar. Que tal ter peças que contem uma história de consumo consciente? Listamos abaixo 5 formas de economizar e renovar seu armário gastando pouco ou nenhum dinheiro.
As grandes marcas de moda produzem de 8 a 16 coleções de roupa por ano. E, nesse processo, podem gerar impactos para a sociedade, como:
SEGUE QUE É SUCESSO!
Como consultar o Score na Serasa
Consultar seu CPF na Serasa online e grátis!
O que é a Consulta que fazem na Serasa?
Como limpar o nome em 4 passos simples
A moda consciente é um conjunto de ações e métodos feitos para ir contra essa corrente da moda tradicional. Por que estamos falando disso em um portal de finanças? Simples: além de ajudar o planeta, a moda consciente é extremamente econômica.
A forma mais inteligente para renovar seu armário sem prejudicar seu bolso é o consumo consciente. Afinal, sabemos que você tem contas muito mais importantes para pagar. Mas nem por isso deve abrir mão de você e do seu estilo.
Então se prepara para entender mais sobre brechó, brechó online, bazar, doações, armário compartilhado e marcas independentes. Vamos lá?
A primeira dica para se vestir bem é a mesma para cuidar das suas finanças. Se organize! Se o seu armário está sempre aquela bagunça e você nem sabe o que tem lá dentro, fica mais difícil visualizar o que está faltando e o que está sobrando por ali. Retire todas as peças do armário e responda à pergunta: Quanto tempo faz que eu não uso essa peça? Separe três pilhas de roupa:
As roupas que você não usa há muito tempo não precisam mais estar no armário. Elas podem ser doadas ou vendidas como vamos ver na dica 3 e 5. E você ainda pode ganhar uma grana extra!
Deixe as peças que você vai transformar do lado de fora, vamos falar delas na dica 4. Ao colocar as peças de volta no seu armário, deixe todas as roupas visíveis. Assim fica mais fácil de montar combinações diferentes das que costuma usar.
Agora que as peças estão separadas e visíveis, faça um exercício com elas:
Monte combinações que você não costuma usar com o que já tem em casa.
Avalie se suas roupas conversam bem entre si. Se suas roupas são de vários estilos diferentes, vai ser mais difícil montar combinações harmoniosas.
Identifique o estilo da maioria das suas roupas (mais clássico, casual, esportivo, moderno etc.) e tente seguir com ele.
Para o momento das compras: só compre algo novo se combinar com pelo menos 3 peças que você já tem.
Quando você compra algo muito diferente do que já possui, vai querer comprar mais itens para combinar. Aí entra aquela bola de neve e você acaba comprando duas… três… quatro peças a mais. Isso é exatamente o contrário do que a gente quer, concorda?
Já falamos que as grandes lojas podem causar impactos ruins na sociedade e no planeta. Mas elas também podem ser inimigas do seu bolso e do seu estilo. Quando você compra de lojas grandes a chance de aparecer mais um monte de gente com roupa igual é enorme.
Sem contar naquela velha armadilha de ir pagar o cartão da loja e acabar comprando mais roupa. Para acabar com esse ciclo, conheça outros lugares para consumir. Procure brechó do seu bairro, brechó online, brechó beneficente e brechó de igreja. Até a moda evangélica pode render boas surpresas, viu?
Comprar em brechó é um dos pilares da moda consciente, vários nomes da moda mundial fazem isso. Além de ser chique, é econômico e ajuda os pequenos empresários locais. Você também pode praticar uma boa ação doando suas roupas ou pegando algum dinheirinho em troca por suas peças. Até agora eu só vi vantagens!
Quem disse que precisa gastar pra ter roupa nova? Já ouviu aquela tia dizer que “lavou, tá novo?”. Na moda consciente o ditado é: reformou, tá novo.
Fazer ajustes e mudanças no que você já tem é uma alternativa incrível. Assim, você transforma aquela peça que já está quase andando sozinha na nova queridinha do seu armário.
Use sua imaginação para renovar aquelas peças que você separou na etapa da organização. Uma calça jeans velha pode virar shorts. Uma camiseta pode virar vestido. A jaqueta jeans surrada pode ser um colete novo.
Tudo o que você precisa é de um tempo livre, vontade e um pouquinho de habilidade manual. Se precisar de ajuda, tem vários tutoriais na internet de como transformar roupas, é só pesquisar e se jogar. Essa alternativa serve também para quando você estiver sem criatividade.
Nossa última dica pode te render várias peças novas sem gastar nenhum real. A ideia é simples: faça um bazar com aquelas peças que você não usa mais. Reúna todas essas roupas, calçados e acessórios e peça para seus convidados fazerem o mesmo. Pode chamar amigos, tio, tia, vovó, vovô, primo, colega de trabalho, vizinha, papagaio e quem mais quiser fazer trocas.
Aquela bermuda que você não aguenta mais pode ser uma peça nova para seu amigo. O terno velho do seu tio pode ser reformado e te servir para uma entrevista de emprego. O biquini ou saída de praia da vovó podem ter uma estampa diferente para fazer um acessório exclusivo. O lenço da sua amiga pode virar um top que só você vai ter.
Tudo que não te agrada mais pode servir para outra pessoa e vice-versa. É só separar uma garagem grande e reunir todo mundo que quer fazer trocas por lá. Claro que essa ideia de reunião e aglomeração é para depois que passar a pandemia.
A moda consciente pensa no futuro, na sustentabilidade, na cadeia produtiva, no mundo e no seu bolso. Gostou dessas dicas? Então aproveita e compartilha com aquela @ que tá doida pra ir ao shopping fazer dívida! Se quiser saber mais sobre esse tema, ouça o episódio moda sustentável no nosso podcast. E se inscreva no nosso canal do YouTube para descomplicar a sua vida financeira.
Data de publicação 13 de setembro de 202410 minutos de leitura
Data de publicação 10 de setembro de 202410 minutos de leitura
Data de publicação 11 de setembro de 202410 minutos de leitura