Como consultar seu CPF na Serasa online e grátis

Você pode saber agora mesmo se o seu nome está negativado. Acesse o site ou o aplicativo da Serasa para consultar o CPF grátis e em poucos minutos.

homem pesquisando algo no celular


Autor: Joyce Carla

Atualizado em: 10 de março de 2023.

Todo mundo tem (ou deveria ter) um CPF. E todos podem, por diferentes motivos, querer saber como anda o próprio nome no mercado. O caminho para isso é checar em algum serviço de proteção ao crédito. Você sabia que consultar CPF na Serasa é grátis e pode ser feito online? Pois é.  

Saiba a seguir como consultar o CPF grátis. 

Assista | Como consultar CPF grátis

Motivos para consultar o CPF  

Uma das principais razões para verificar o CPF é saber se há alguma dívida ou negativação no nome. De acordo com o Mapa da Inadimplência, atualizado pela Serasa em dezembro de 2022, quase 70 milhões de pessoas estavam inadimplentes no Brasil naquele mês. 

Para sair dessa situação, o primeiro passo é saber o tamanho da dívida e analisar as possibilidades de negociação. É possível checar essas informações no Serasa Limpa Nome

Muita gente fica negativada por conta de dívidas antigas. Por não acompanhar a situação do CPF com frequência, muitos são surpreendidos com a situação do CPF ao ter algum parcelamento ou financiamento negados.  

A Serasa é um dos quatro birôs de crédito do país autorizados pelo Banco Central a reunir dados sobre o histórico financeiro das pessoas. Os outros birôs são o Boa Vista, o SPC Brasil e o Quod. 

 

Onde consultar o CPF grátis 

Na Serasa, é possível consultar o CPF grátis tanto pelo site como pelo aplicativo SuperApp. Os dois caminhos são fáceis e rápidos. Após um cadastro simples, o consumidor recebe na mesma hora a informação sobre seu nome na Serasa. Se tiver alguma dívida pendente, o sistema indicará as empresas ou instituições relacionadas. 

 

Como consultar CPF na Serasa online  

Veja o passo a passo para fazer a consulta pelo site: 

Acesse o site serasa.com.br. 

Digite o número do CPF na tela inicial e clique em “Consultar agora”. 

Preencha o cadastro, caso seja o seu primeiro acesso. 

São solicitadas informações como CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e uma senha. Ela deve ter no mínimo oito caracteres com números e letras em minúsculo e maiúsculo. 

Faça a verificação. 

Você receberá um código por e-mail ou SMS. 

Digite o código recebido e clique em “Confirmar código”. 

Pronto! Você terá na tela as informações referentes à consulta do CPF. Se estiver com alguma pendência, poderá usar as informações para regularizar a situação o quanto antes. 

 

Como consultar meu CPF grátis pelo celular  

Além do site, outra opção para consulta ao CPF é pelo aplicativo da Serasa.  

Baixe o app gratuitamente nas lojas Google Play ou App Store

Após o download, faça o primeiro cadastro se for o primeiro acesso. Se já tiver se cadastrado na Serasa, insira usuário e senha. 

Você acessa imediatamente a situação do seu CPF, além de conhecer o Serasa Score e receber um relatório completo de suas dívidas e pendências. 

 

Não reconheço a dívida: e agora?  

Se em seu CPF constar alguma pendência que você não reconhece, faça um boletim de ocorrência imediatamente. Uma dívida indevida pode ser consequência de roubo de documentos, fraude ou clonagem.  

Depois disso, entre em contato com a empresa que fez a cobrança para resolver o problema na origem. Por fim, procure a assistência dos órgãos de defesa do consumidor em caso de recusa em desvincular a dívida ao seu CPF. 

Quando a questão for resolvida na origem, com a empresa que estava como credora, ela deverá enviar o comando de exclusão da dívida em até 5 dias úteis.  

Se isso não ocorrer, é possível formalizar o pedido de exclusão da dívida no cadastro enviando as seguintes informações para a Serasa:  

cópia autenticada do RG e do CPF; 

cópia do boletim de ocorrência assinada pelo delegado ou investigador; 

declaração escrita de próprio punho, com seu nome, endereço, telefone e número de CPF, solicitando a exclusão da anotação. 

 

Conheça o Serasa Limpa Nome 

Se ao consultar o CPF você descobriu que está com o nome negativado, saiba que a Serasa oferece um serviço que facilita a negociação com as empresas credoras, fazendo a ponte entre as partes e oferecendo descontos de até 90% para quem deseja se livrar de dívidas. 

É possível acessar o Serasa Limpa Nome de forma online, pelo mesmo aplicativo e cadastro usado para consultar o CPF ou também negociar pelo WhatsApp (11 99575-2096).

Em março de 2023 haverá uma nova edição do Feirão Limpa Nome Serasa, com ainda mais ofertas para liquidar as dívidas.  

 

Tenha mais controle sobre a sua vida financeira 

Para ficar no controle da sua vida financeira, é importante acompanhar tudo o que acontece com seus dados. O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia e em tempo real, o seu CPF e CNPJ, trazendo informações sobre consultas, variação do Serasa Score, vazamento de dados na dark web, negativações* e muito mais. 

Só com a conta Premium você tem atendimento exclusivo na Serasa e controla se seu Serasa Score pode ou não ser consultado pelo mercado. O Premium avisa sempre que: 

• Seu CPF e CNPJ for consultado; 

• Seu Serasa Score variar; 

• Seus dados vazarem na dark web. 

Homem contando dinheiro com empréstimo pessoal

Consulte agora seu CPF grátis!


*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.