Entrar

O que é DV da conta e qual a sua importância?

Confira abaixo o que é DV da conta, ou dígito verificador da conta, como identificá-lo e qual é a sua importância para validar o número de uma conta bancária.

Usando o cartão e aprendendo o que é DV da conta após ler o artigo da Serasa

Publicado em: 25 de agosto de 2022.

Ao longo dos anos, nomes e informações pessoais deixaram de ser utilizados como forma de identificação, dando espaço para documentos definidos por algarismos numéricos. CPF, RG, CNPJ, números de matrículas, códigos de barras e boletos de cobrança são documentos de identificação, todos com algo em comum: o dígito verificador. O DV da conta também é utilizado por instituições financeiras como forma de identificação.

O uso desse dígito após sequências numéricas visa identificar a veracidade de uma conta corrente ou poupança, além de prevenir falhas da transmissão de informações e evitar fraudes em contas bancárias, ao garantir que os dados informados são válidos e reais. O DV, ou dígito verificador, pode ser identificado como o número que vem após o “traço” (hífen) numa sequência de números.

O que é o DV da conta?

O dígito verificador, ou DV da conta, é um código numérico único, composto por um ou mais algarismos, geralmente localizados no final da sequência numérica, utilizado para validar se o número de uma conta corrente ou poupança existe. Além de verificar a existência da conta, ele também é usado para evitar possíveis erros de transmissão ou digitação, bem como impedir eventuais fraudes.

Se você tem uma conta bancária ou cartão de crédito e já tentou realizar uma operação entre contas, sabe que as instituições financeiras sempre solicitam que o DV da conta seja informado. Caso o dígito verificador não seja informado, a transação não é completa; se o número informado estiver errado, o valor transferido volta para a conta de origem e a transação não é concluída. Essa é uma maneira de garantir a segurança da transação para ambas as partes.

O DV geralmente fica posicionado ao final da sequência numérica, ou número da conta, separado por um traço ou espaço, e serve para o controle de todos os dígitos anteriores. Também pode ser conhecido como algarismo de controle, pois garante que os dados fornecidos em uma operação bancária sejam válidos e reais. 

Os dígitos verificadores também fazem parte de outras sequências numéricas, além das contas bancárias. Ele pode ser observado em documentos como RG, CPF, CNPJ, boletos e códigos de barras, tornando o documento único. Em contas bancárias, eles existem também para verificar a autenticidade da conta ou a existência de erros de preenchimento e fraudes.

Como identificar o dígito verificador da conta?

Identificar o DV da conta é uma tarefa muito simples. De forma geral, independente da instituição financeira ou da bandeira do cartão de crédito, o dígito verificador fica localizado junto da sequência numérica da conta, separado por um traço (hífen) ou espaço. Veja o exemplo:

Número da conta corrente: 123456-0.

Nesse caso, o algarismo “0” é o DV, ou dígito verificador da conta corrente. Portanto, nesse exemplo seria necessário informar o número “0” nos campos em que o DV é exigido ao realizar transações bancárias.

Ele também pode ser encontrado nos cartões físicos por meio da localização do número da conta. No caso dos bancos digitais, como o Nubank, que não trazem as informações da conta impressas no cartão, a maneira de localizar o número da sua conta e o dígito verificador é acessar o aplicativo do banco.

É importante lembrar que o dígito verificador pode ser representado por um ou dois algarismos, podendo variar de acordo com a instituição financeira. Além disso, os números das agências bancárias também contam com DV. No caso do dígito da agência bancária, o DV pode ser representado pela letra X em vez de um número, mas esse dígito não costuma ser exigido nas operações e pode ser substituído pelo número 0 em teclados numéricos.

Qual é a importância do dígito verificador da conta?

O dígito verificador incluído ao final de uma sequência numérica não é utilizado apenas como informação da conta. Ele garante que a comunicação dos dados seja feita com sucesso e sem erros.

Ele é calculado matematicamente e pode ser verificado por um algoritmo, uma sequência de orientações bem definida que executa tarefas e equações que garantem a segurança, por exemplo, de uma transferência bancária. Dessa forma, cada conta apresenta uma identificação única por meio do DV.

O cálculo mais comum nas contas bancárias para que o dígito verificador seja estipulado é por meio da multiplicação do conjunto de algarismos e a soma desse número com um outro conjunto predefinido. Dessa forma, o dígito é indicado conforme o resto de uma divisão definida pelo algoritmo ou sistema utilizado. O método de definição desse dígito varia de acordo com a instituição bancária.

Ou seja, o DV da conta é uma forma única de identificação, criada com o objetivo de garantir que a comunicação de dados fosse mais eficiente. A partir disso, o dígito verificador surgiu para suprir possíveis falhas de transmissão de informações, seja por tentativas de fraude, seja por erros de comunicação. Na prática, serve para evitar diferentes erros de digitação ao realizar uma transação bancária. O engano pode acontecer ao digitar um algarismo incorreto, trocar ou inverter a ordem.

Entre os diversos mecanismos de segurança de contas bancárias, o dígito verificador também pode proteger o consumidor contra golpes no cartão de crédito. Em uma compra online, ele também permite que o site de vendas confirme se a conta do comprador está associada ao cartão de crédito utilizado ou não. De toda forma, vale ressaltar que cuidado nunca é demais, ainda mais quando se trata do seu dinheiro e de suas informações pessoais, contidos em sua conta bancária.

Agora você já sabe o que é o dígito verificador (DV) da conta e sua importância para a segurança bancária, tanto para a identificação da conta corrente ou poupança quanto para evitar fraudes e erros de digitação, compartilhe esse conteúdo com seus amigos e ajude a espalhar a educação financeira!