Bandeiras de cartão de crédito: o que são e para que servem?

As bandeiras de cartão de crédito são responsáveis por processar as compras do cartão e repassar essas informações ao emissor. Saiba mais.

Vidro com alguns logos de bandeira de cartões de crédito no artigo dizendo o que são e para que servem

colunista Elaine Ortiz
Publicado em: 16 de dezembro de 2021.

As bandeiras de cartão de crédito são parte importante para o funcionamento do meio de pagamento. Mas muitas pessoas não sabem para que servem, nem o que significam aqueles logotipos localizados na parte da frente do cartão.

Quer entender mais sobre bandeiras de cartão? Continue a leitura!

Bandeiras de cartão de crédito: o que são?

Para usar o cartão de crédito adequadamente, é muito importante que o usuário conheça tudo o que envolve o serviço. Assim, ele não comete erros e utiliza o meio de pagamento a seu favor, escolhendo, por exemplo, a melhor bandeira de cartão para seu perfil.

As bandeiras de cartão de crédito nada mais são do que intermediadoras da venda, entre o lojista que passou o cartão para você e a operadora de crédito responsável pela emissão do seu cartão.

Basicamente, as bandeiras de cartões têm como função cuidar da transação, do regulamento dos cartões, das parcelas oferecidas e elas garantem que o comércio irá receber em dinheiro aquele valor que passou no seu cartão.

É por isso que todo e qualquer cartão de crédito possui uma bandeira. Se você já tem um cartão, com certeza já viu uma dessas marcas nele: Mastercard, Visa, American Express, Hipercard, Elo. Não viu? Estas são as principais bandeiras de cartão que operam no Brasil.

Outra informação importante que você deve saber também sobre isso é que quanto mais popular a bandeira do seu cartão for, maiores são as chances dele ser aceito em mais estabelecimentos.

Bandeiras de cartão e administradora: quais as diferenças?

Utilizar o cartão de crédito hoje em dia é muito fácil, não é mesmo? Até a etapa de digitar a senha tem se tornado desnecessária nos últimos tempos por conta do avanço da tecnologia de pagamento por aproximação.

Mas, por mais que possa ser simples para o usuário, cada vez que um pagamento com o cartão de crédito é realizado, diversos procedimentos ocorrem nos bastidores. Como por exemplo, a atuação das bandeiras de cartão. Sem elas, seu dinheiro de plástico não funcionaria. A administradora do cartão também atua nos bastidores, concedendo o crédito ao cliente e aprovando ou não a compra.

Por isso tudo, por atuarem juntas, é muito comum o usuário confundir bandeira do cartão com administradora do cartão. De forma geral, a administradora do cartão é responsável por determinar taxas, juros, anuidade e outras funcionalidades do seu cartão. Enquanto a bandeira tem a função de proporcionar aceitação do cartão por meio das maquininhas.

É por este motivo que, às vezes, o seu cartão pode ter a mesma bandeira do cartão do seu amigo, mas se as operadoras forem diferentes eles também serão muito diferentes entre si.

Leia também | Cartão de crédito: como funciona o dinheiro de plástico?

Quais as principais bandeiras de cartão do mercado?

Há vários tipos de bandeiras de cartão no mercado. Como citamos anteriormente, as principais bandeiras de cartão que atuam no Brasil são: Mastercard, Visa, American Express, Hipercard, Elo. Abaixo, vamos detalhar um pouco melhor cada uma, suas vantagens, funcionalidades, como se diferenciam e principais características. Confira.

1. Mastercard

A bandeira Mastercard é a mais aceita do mundo: 210 países. Oferece opções de cartões como Standard, Gold, Platinum e Black. Alguns dos benefícios são o programa de pontos

Mastercard Surpreenda, com o qual é possível resgatar os pontos e adquirir dois produtos pelo preço de um. O Masterpass é outra vantagem da bandeira e seu objetivo é facilitar o sistema de pagamento online.

2. Visa

A Visa é uma das bandeiras mais conhecidas e aceitas no mundo. Para se ter ideia a empresa atua em 200 países e é aceita em 28 milhões de locais. Além disso, o cliente pode escolher, caso sua renda esteja de acordo com cada faixa de produto, entre o Visa Classic, Visa Platinum, Visa Signature, Visa Gold e Visa Infinite. Cada subcategoria oferece um tipo de benefício diferente.

Mas, de forma geral, com a bandeira Visa o cliente participa de programas de pontos e descontos, como por exemplo o Vai de Visa e o Visa Passfirst que garantem descontos ao utilizar o seu cartão.

3. American Express

A American Express é uma bandeira americana destinada a um público que possui renda mínima de R$5 mil. Além disso, a bandeira oferece alguns tipos de cartões, como o Green, Gold e Platinum. Entre as vantagens, destacam-se pontuação em compras, sala vip em aeroportos e descontos em livrarias.

4. Hipercad

A bandeira Hipercard é muito comum em supermercados e é aceita em mais de 1 milhão de estabelecimentos brasileiros. Sua grande vantagem é ser um cartão acessível, já que exige uma renda mínima baixa. Além disso, a bandeira oferece dois limites de crédito: um para compras à vista e outro para compras parceladas. Outros benefícios são: possibilidade de solicitar até 4 cartões adicionais grátis, não cobrar anuidade e oferecer pagamento de compras em até 40 dias, sem juros.

5. Elo

Elo é uma bandeira brasileira que também é aceita na Argentina, em Portugal, no Chile e conta com 120 milhões de usuários. É uma das bandeiras mais recentes do mercado e conta com opções de crédito, débito e pré-pago. Os tipos de cartões que oferece são: Elo Básico, Elo Mais, Elo Grafite e Elo Nanquim e algumas das vantagens são descontos em aluguel de carro e em alguns restaurantes.

Como saber qual a melhor bandeira de cartão?

Mas, afinal, qual melhor bandeira de cartão existe no mercado? Como escolher a melhor opção entre tantas possibilidades?

A melhor bandeira de cartão é aquela que proporciona mais vantagens e diferenciais que façam sentido para seu perfil. Por exemplo, se você é uma pessoa que não gosta de viajar de avião, não é importante para você o benefício de ter acesso à salas VIPs em aeroportos, certo?

Por outro lado, se ter desconto em lojas e restaurantes ou pagar compras de supermercado com prazo maior é interessante para você, priorize as bandeiras que oferecem essas opções. Portanto, o ideal é que você reflita o que é essencial para você, o que uma bandeira deve oferecer para ser boa no seu dia a dia.

Mas, lembre-se que sua escolha pessoal não garante que você terá acesso a determinado cartão. A bandeira é muito importante, sem dúvida, mas a administradora do cartão também é fundamental já que é ela que determina taxas, anuidade e também algumas vantagens e funcionalidades.

Além disso, uma outra informação que você deve ter é que não são todos os cartões que oferecem a possibilidade de escolher a bandeira. Dependendo do cartão e da administradora, você só terá uma opção.

Se você quiser descobrir qual cartão de crédito e qual bandeira é mais apropriada para você, é necessário pesquisar no mercado e comparar as opções disponíveis para seu CPF. Uma forma prática, rápida e muito fácil de fazer isso é utilizando o Serasa Crédito, serviço de crédito da Serasa. Trata-se de uma plataforma na qual você encontra ofertas de empréstimo e cartão de crédito com base no seu perfil financeiro e necessidades.

No caso do cartão de crédito, é só acessar o Serasa Crédito e aguardar alguns minutos que a plataforma irá pesquisar, comparar e recomendar as melhores opções de cartão para você. Depois, é só escolher o que preferir e solicitar na hora.

Veja como é fácil e rápido utilizar o Crédito e escolher o cartão com a melhor bandeira para você:

1. Acesse o Serasa Crédito

Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem um cadastro, pode fazer o seu na hora. É rápido e você não paga nada por isso.

2. Complete o seu perfil

Ao concluir o login, você poderá atualizar o seu perfil. Não se esqueça de informar todos os dados solicitados. Isso ajudará a gente a encontrar as melhores alternativas de crédito para você.

3. Faça uma simulação

Selecione a opção “Solicitar cartão”. O Serasa Crédito buscará ofertas para seu perfil junto às instituições financeiras parceiras.

4. Confira e compare opções

Confira as opções de cartão de crédito recomendadas para você. Na tela, além dos nomes dos cartões, aparecerá o limite disponível, informações sobre anuidade e conveniência. Para conhecer mais sobre cada opção, basta clicar em “Detalhes da oferta”.

5. Escolha o seu cartão de crédito e finalize a contratação

Após avaliar as opções disponíveis, é hora de escolher o cartão que considerar mais interessante. Clique em “Solicitar” e finalize a contratação de forma fácil e em poucos minutos.

Leia também | Serasa Crédito: o que é e como usar?

Agora que você já sabe tudo sobre as bandeiras de cartão de crédito e aprendeu a utilizar o Serasa Crédito para encontrar o melhor cartão para você, que tal simular e solicitar o seu agora?