Navegação do blog
  1. Credito
  2. Blog
  3. Planilha Controle Cartoes

Planilha de controle de cartões: como utilizar

Confira um modelo de planilha e como usá-la para controlar o uso do cartão de crédito.

Publicado em: 11 de abril de 2024

Categoria CréditoTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Imagem aproximada de uma mulher segurando e escolhendo um cartão de crédito para usar

Utilizar uma planilha de controle de cartões de crédito é fundamental para quem tem mais de um cartão e os utiliza com frequência todos os meses.

De acordo com dados do Banco Central, o Brasil tem cerca de 200 milhões de cartões de crédito ativos. É quase o dobro da população economicamente ativa do país no ano de 2023.

Ao mesmo tempo, em janeiro de 2024, segundo o Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas no Brasil, levantamento da Serasa, 29,37% dos brasileiros inadimplentes tinham dívidas de cartão de crédito.

Com tanto crédito circulando e tantas pessoas com dívidas no cartão, é preciso ter consciência na hora de fazer compras. Também é essencial gerenciar todas as faturas de perto. E é por isso que este artigo traz um modelo de planilha e explica como usá-la de forma prática.

Assista | Juros abusivos: como saber e calcular?

Planilha de controle de cartões: como utilizar

Existem diversas formas de planilha de controle de cartão, mas é indicado utilizar o Excel. É possível usar um modelo pronto ou criar uma tabela personalizada. A Serasa preparou um modelo simples de planilha para baixar agora mesmo.

Confira o modelo de planilha de controle de cartões da Serasa.

Usar uma planilha de controle de cartões, porém, não exclui a necessidade de ter uma planilha geral de orçamento, que abrange todas as contas fixas e variáveis de uma pessoa ou família. Os gastos com cartões de crédito entram, compilados, em apenas uma das linhas dessa planilha geral.

Mas ter um controle separado, só para cartões, ajuda principalmente quem utiliza mais de um cartão todos os meses e faz compras parceladas.

A planilha pode até mesmo evidenciar a data de pagamento de cada cartão, os limites, o comprometimento já tomado com cada cartão e servir para aumentar o controle dos gastos e a diminuir as chances de deixar de pagar a fatura, o que levaria à cobrança de juros, multas e outras tarifas.

Leia também | Planeje-se com a Tabela Financeira da Serasa

Como usar uma planilha de controle de cartões a seu favor

O modelo anterior é básico, porém a ideia é que o consumidor consiga saber em detalhes como está seu uso com o cartão de crédito.

  • Por isso, para usar o modelo de forma eficiente, é indicado:
  • ●     Incluir todas as compras efetuadas.
  • ●     Para compras parceladas, lançar as parcelas mês a mês para visualizar valores já comprometidos na faturas futuras (basta adicionar = e ir somando os valores em cada linha).
  • ●     Copiar a matriz da tabela para cada cartão que utiliza e preencher corretamente.
  • ●     Lançar os valores compilados do uso do cartão de crédito na planilha geral dos gastos (para compreender a porcentagem do salário/rendimentos que é comprometida com compras no cartão de crédito).
  • ●     Estabelecer uma cota limite pessoal para gastos no cartão, independentemente do limite concedido pela instituição financeira.


Leia também | Como fazer uma planilha de controle financeiro?

Outras dicas para gerenciar as faturas do cartão de crédito

  • Agora que já ficou claro como criar e utilizar uma planilha de controle de cartões, confira outras dicas para não se endividar ao utilizar o plástico.
  • ●     Tente reservar o cartão apenas para as emergências.
  • ●     Procure centralizar as compras em apenas um cartão de crédito.
  • ●     Evite usar o cartão para pequenos e rotineiros gastos, como pão e leite na padaria, compras de supermercado etc.
  • ●     Cuidado com o parcelamento excessivo. Várias “parcelinhas” se transformam em um “parcelão” quando a fatura chega.
  • ●     Acompanhe a fatura com frequência para ter controle sobre os gastos do cartão.
  • ●     Avalie as compras que fez, para identificar com precisão seus hábitos de consumo e verifique quais gastos podem ser evitados no mês seguinte.
  • ●     Não empreste seu cartão de crédito para ninguém.
  • ●     Não tenha muitos cartões de crédito. Cada cartão adicional dificulta mais o controle das compras.
  • ●     Pague a fatura em sua totalidade (ou seja, evite pagar o valor mínimo ou parcelar).
  • ●     Quite o boleto na data correta do vencimento para não ter de pagar os juros do cartão de crédito, um dos mais altos do mercado.


Leia também | Usar todo o limite do cartão de crédito vale a pena?

Tabela Financeira Serasa

Salve uma cópia da nossa planilha e organize suas finanças


Quer guardar dinheiro para realizar um sonho, trocar de carro ou ainda quitar aquela dívida que tira seu sono?

Não importa o motivo, a Serasa está com você! Clique no botão abaixo e salve uma cópia da nossa planilha financeira e mantenha a organização das finanças sempre em dia.

Como usar a planilha de gastos

Não basta apenas baixar uma planilha de gastos. É preciso utilizá-la de verdade, colocá-la na rotina.

Por isso, confira algumas dicas importantes: 

Personalize a planilha de acordo com a sua necessidade: os modelos de planilhas podem ser ajustados conforme cada realidade. Por isso, tudo bem mudar o layout ou incluir novos dados para facilitar a atualização.

Registre os gastos na planilha assim que for possível: quanto mais a pessoa demorar a preencher os gastos, mais ela corre o risco de se esquecer, comprometendo os resultados.

Crie formas de guardar os registros das despesas: guardar as notas fiscais em um local específico, reunir pagamentos no cartão ou outros meios: o importante é criar um método para reunir todos os comprovantes em local de fácil acesso. Com o tempo, vira hábito e fica mais fácil.

Separe um dia da semana para atualizar: é melhor reservar apenas um dia na semana – ou seja, 4 vezes por mês – para atualizar a planilha e não sobrecarregar a rotina. 

Analise os resultados: por fim, lembre-se de separar um tempo para analisar a planilha. Quais têm sido os maiores gastos? O que pode ser feito para reduzi-los ou eliminá-los? Está conseguindo guardar dinheiro? Quitar as dívidas? 

Leia também | Quais são as principais contas do cartão de crédito?

Conheça o Serasa Crédito


No Serasa Crédito você simula ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com o perfil do consumidor. Disponível de forma online e gratuita nos canais oficiais da Serasa, o serviço busca e compara rapidamente as melhores opções. Havendo ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos. 

Confira o passo a passo: 

  • ●     Acesse o Serasa Crédito via site ou baixe o app (Android e na iOS)
  • ●     Faça login. Se ainda não possuir um cadastro, crie o seu grátis na hora;
  • ●     Selecione o serviço desejado (cartão de crédito ou empréstimo) e preencha as informações solicitadas para completar seu perfil de crédito;
  • ●     Compare as opções disponíveis para você e faça a solicitação. Agora é só aguardar a resposta do seu pedido para finalizar a contratação*.


 *A análise de crédito é feita por parceiros; sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score.

Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados