Entrar
Navegação do blog
  1. Blog
  2. Politica Monetaria Expansionista

Política monetária expansionista: o que é

Conheça o contexto, as características e os desafios desse tipo de política monetária.

Atualizado em: 15 de janeiro de 2024

Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Planejador de eventos e organizador data de programação conceito

O sobe e desce da economia dos países muitas vezes faz com que os governos locais adotem diferentes políticas monetárias conforme a necessidade do momento. A política monetária expansionista é uma dessas opções.

O modelo expansionista é uma estratégia amplamente empregada em países do mundo inteiro para enfrentar fases de crises e recessão. Isso porque pode ajudar a aquecer a economia e combater os problemas que surgem em cenários de estagnação econômica. Ainda assim, esse modelo tem também riscos e prejuízos.

Entenda o que é a política monetária expansionista, como ela funciona e seus principais objetivos e consequências.

O que é política monetária expansionista

A política monetária expansionista é uma forma de política econômica. O conceito principal de política monetária é, de forma resumida, um conjunto de medidas que visam controlar o dinheiro em circulação no país, já que isso reflete diretamente na inflação e na taxa de juros do país. Por isso, para que um país consiga ter um desenvolvimento saudável, é comum que as autoridades monetárias precisem intervir na economia em determinadas ocasiões.

É nesse contexto que o modelo expansionista pode ganhar forma. Ele geralmente é o recurso adotado quando o país passa por uma crise ou uma recessão, já que suas diretrizes levam ao aumento da circulação da moeda ou à redução das taxas de juros. Isso estimula e acelera o crescimento econômico.

Foi o que o Brasil fez em 2020, em tempos de pandemia de covid-19. Além das medidas restritivas para conter o avanço da covid-19, o país também precisou intervir na economia assim que ela começou a demonstrar sinais de enfraquecimento. O Banco Central, então, deu início a um programa de redução da taxa de juros – medida típica de política monetária expansionista.


Leia também | O que é política monetária de um país e como ela afeta sua vida?

Os efeitos negativos

Embora a política monetária expansionista seja uma forma de superar recessões e estimular o crescimento econômico, é preciso muito cuidado ao manejar seus instrumentos. Isso porque os riscos que ela oferece também são grandes.

A circulação excessiva do dinheiro, por exemplo, pode levar a um aumento desenfreado do consumo. Num contexto assim, os preços tendem a subir a partir do momento em que a oferta não consegue mais atender à demanda por produtos e serviços. Esse ciclo contribui para o aumento da inflação e pode levar a economia a entrar em uma recessão ainda mais profunda.

Os juros mais baixos também podem provocar uma perda do capital estrangeiro, uma vez que os investidores internacionais buscam uma margem de retorno mais vantajosa e podem alocar seus rendimentos em outros países.

Com menos dólares circulando na economia, o real também tende a se desvalorizar, fazendo com que os produtos importados encareçam e as exportações fiquem mais baratas. 

 

Leia também | Entenda o que é inflação e como ela pode afetar o bolso 

A diferença entre política expansionista e política contracionista

Existem diferentes tipos de políticas monetárias no Brasil a serem adotadas conforme o comportamento da economia brasileira. Assim como a expansionista é a opção mais adequada para aquecer a economia, o modelo contracionista se mostra o ideal para atingir um propósito oposto.

A política monetária oposta, a contracionista, vem para desacelerar o crescimento da economia. Ela impõe medidas para controlar a inflação e reduzir a circulação da moeda, de forma a diminuir também o consumo, os investimentos e a demanda por crédito. Uma delas é aumentar a Taxa Selic, por exemplo.


Assista | Taxa Selic: o que é e como funciona

Encontre as melhores opções de crédito com ajuda da Serasa

Quando o Banco Central investe em uma política monetária expansionista é sinal de que o acesso ao crédito, como empréstimos e financiamentos, tende a ficar mais fácil e vantajoso ao consumidor. Mas, ainda assim, dá para economizar ainda mais, e a Serasa pode ajudar nisso.

O Serasa Crédito é um serviço que pesquisa ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com o perfil do consumidor.

Disponível de forma online e gratuita nos canais oficiais da Serasa, o serviço busca e compara rapidamente as melhores opções. Havendo ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos. Confira o passo a passo:

  • Acesse o Serasa Crédito via site ou app (Android e na iOS) e faça login ou cadastro.

  • Atualize seu perfil para melhores alternativas.

  • Confira o serviço desejado: cartão, empréstimo ou conta digital.

  • Compare as opções sugeridas.

  • Escolha e finalize a contratação em minutos após aprovação.

Encontre as melhores opções de crédito com ajuda da Serasa

*A análise de crédito é feita por parceiros; sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score.

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 5 de 5

Artigos relacionados