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Qual a importância dos indicadores financeiros para uma empresa?

Confira o que são indicadores financeiros, qual a importância deles para organizar a empresa e exemplos desse tipo de indicador.

Homem verificando indicadores financeira para sua empresa após ler o artigo da Serasa

Publicado em: 24 de agosto de 2022.

Organizar financeiramente seu próprio negócio demanda muita dedicação e conhecimento de conceitos e práticas que podem ser aplicadas na análise de desempenho. Os indicadores financeiros são recursos que ajudam a acompanhar os resultados e a planejar a evolução da empresa.

Por meio desses indicadores é possível obter dados essenciais sobre a situação financeira do empreendimento e suas projeções. Para micro e pequenas empresas, conhecer esses índices é ainda mais importante, já que eles podem ser determinantes para a tomada de decisões relativas à forma de gestão, estratégias financeiras e oportunidades de melhoria.

O que são indicadores financeiros?

São métricas de resultados que podem ser usadas como referência para a análise da performance financeira de uma empresa. São calculados por meio de dados obtidos na Demonstração de Resultados (DRE) de um negócio.

Os indicadores financeiros devem fazer parte da gestão de toda empresa que espera bons resultados ou que está se organizando financeiramente para sair de uma dívida.

Quais são os principais indicadores financeiros?

Existem inúmeros indicadores financeiros que uma empresa pode analisar, e cada um é responsável por mensurar e demonstrar as informações de diferentes aspectos do negócio. Entre eles, os principais são: 

Margem líquida

A margem líquida tem como função indicar o lucro líquido da empresa em relação à receita total, ou seja, o percentual do que restou do valor de vendas após o desconto de todas as despesas. Quanto maior for a porcentagem desse indicador, maior será o valor que a empresa terá de sobra após o recebimento pelas vendas e o pagamento de todas as taxas e deduções, indicando ao gestor sobre a rentabilidade do negócio.

Sua fórmula é dada por:

Margem líquida = (lucro líquido/receita total de vendas) x 100.

 

Margem bruta

A margem bruta indica em porcentagem quanto a empresa ganha ao vender um produto ou serviço depois de descontar os custos diretos para produzi-los e vendê-los. Esse indicador mede a rentabilidade do seu negócio.

A análise dessa métrica é fundamental para qualquer negócio, pois direciona a gestão a reavaliar estratégias de venda e precificação.

A fórmula que deduz esse indicador é dada por:

Margem bruta = receita – (deduções + custos diretos variáveis) x 100, ou pelo cálculo: lucro bruto (receita bruta das vendas menos os custos com matéria-prima, frete e armazenamento, por exemplo)/receita total x 100.

 

Margem EBITDA

Sigla em inglês para “lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização”, a margem EBITDA representa o resultado da operação de uma empresa, ou seja, o valor que a empresa gera apenas em suas atividades operacionais, sem considerar outros aspectos financeiros e de pagamento de tributos. Esse indicador fornece informações sobre o potencial de geração de caixa de um negócio.

 

Sua fórmula é dada por:

Margem EBITDA = lucro operacional líquido + depreciação + amortização, em que o lucro operacional é gerado por lucro bruto – (despesas operacionais + receitas operacionais).

 

Margem de contribuição

A margem de contribuição é a métrica usada para saber o ganho bruto sobre as vendas. É essencial para avaliar o desempenho financeiro de um negócio. Esse indicador financeiro representa o percentual em que o valor das vendas contribui para o pagamento das despesas fixas e o quanto representa na geração de lucro.

O cálculo da margem de contribuição pode ser feito pela fórmula:

Margem de contribuição = valor das vendas – (custos variáveis + despesas variáveis).

 

Ponto de equilíbrio

Um dos mais importantes indicadores financeiros de uma empresa, o ponto de equilíbrio é a quantidade mínima de receita que a empresa precisa para cobrir todos os seus custos e despesas, sem sair no lucro ou prejuízo.

Serve para indicar ao gestor quanto a empresa precisa vender para bancar suas operações sem nenhum prejuízo, além de servir como referência para projetar quando o negócio vai começar a dar lucro.

A fórmula desse indicador é dada por:

Ponto de equilíbrio = (custos fixos + despesas fixas)/margem de contribuição.

 

Índice de endividamento geral

Principalmente em micro e pequenas empresas, é necessário ver com a atenção o índice de endividamento geral. Esse indicador mostra que, quanto maior for a dependência do capital de terceiros, seja em empréstimos, seja em financiamentos e participação de investidores, maior será o endividamento.

Ao pensar em longo prazo, o gestor deve analisar em como esse índice vai afetar o crescimento do negócio. O percentual desse indicador pode ser calculado pela fórmula:

índice de endividamento geral = capital de terceiros/ativos x 100.

 

ROI

O retorno sobre investimento (ROI) tem como objetivo retratar o retorno financeiro obtido em relação ao investimento inicial em determinado período. Esse indicador é mais utilizado ao avaliar projetos e a viabilidade de investimentos operacionais. Um percentual positivo significa que o investimento ajudou a rentabilizar os recursos, enquanto o negativo aponta a perda de recursos na situação analisada.

Pode ser calculado pela seguinte fórmula:

ROI = [(receita – custos)/custos] x 100.

Qual é a importância dos indicadores financeiros em pequenas empresas?

Apesar do crescente número de micro e pequenos negócios no Brasil, dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) apontam que três em cada dez microempreendedores individuais (MEI) encerram suas atividades em até cinco anos de funcionamento, mesmo sendo negócios com tributação simples (o Boleto MEI), além de ser possível parcelar o MEI atrasado.

É importante saber que, mesmo sendo microempreendedor, o planejamento financeiro não deixa de ser essencial, pois esse conhecimento pode auxiliar desde o fluxo de caixa até o pagamento de impostos.

Agora que você já sabe o que são e qual a importância dos indicadores financeiros para o seu negócio, é hora de colocar em prática o que aprendeu. Para complementar a vida financeira da sua empresa, saiba também como limpar o CNPJ pelo Serasa Limpa Nome.