Lucro do FGTS 2024: saiba como consultar
Lucro do FGTS 2024: saiba como consultarData de publicação 30 de outubro de 202411 minutos de leitura
Publicado em: 26 de junho de 2024
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
Receber transferências internacionais é uma necessidade comum para quem presta serviços no exterior, monetiza por meio de contas online como o Google AdSense ou mesmo para quem terá algum envio mais pontual vindo de outro país. Por isso, saiba como receber dinheiro do exterior de formas distintas, quais os melhores métodos e dicas para se proteger nesse processo.
Existem diversas formas de receber valores vindos de outros países. Entre elas estão maneiras tradicionais como a ordem de pagamento, o cartão internacional e até o envio por meio dos Correios, e outras em que o pagamento é feito remotamente.
Este artigo se concentra em duas formas de recebimento inteiramente online: a transferência bancária e a remessa online. Confira:
É possível receber transferências internacionais em qualquer banco brasileiro. Para isso, algumas informações são necessárias, entre elas o código IBAN, sigla para o termo em inglês International Bank Account Number.
O Banco Central regulamentou em 14 de fevereiro de 2013, por meio da Circular Nº 3.625, o uso do IBAN como padrão de identificação de dinheiro enviado para contas bancárias mantidas no Brasil.
A partir de julho de 2013, as instituições financeiras passaram ter que fornecer a identificação da conta no formato IBAN aos clientes que requisitarem o dado. Os bancos ficaram obrigados a partir daí a receber as transferências recebidas com a utilização do referido código.
O IBAN é um padrão internacional de identificação de contas bancárias, regido pela norma ISO 13616, e registrado junto à associação internacional de bancos SWIFT, termo que vem do inglês Society for Worldwide International Financial Telecommunication.
Para remessas online, dependendo do valor recebido, são cobradas a tarifa externa e uma taxa administrativa. Essas tarifas externas são os custos de utilização do sistema bancário para transferências internacionais.
Para as transferências bancárias também é preciso checar o valor de diferentes taxas, mas o IOF costuma variar entre 0,38% e 1,10%, além de alíquotas de Imposto de Renda se for aplicável.
Para fazer as operações de forma mais segura, o ideal é usar o serviço de instituições reconhecidas e confiáveis. Além disso, é preciso praticar estratégias para manter a segurança virtual, pois boa parte dos processos será feita a partir de aparelhos conectados à internet.
Nos casos de transferência de recursos do exterior para o Brasil, o Banco Central aconselha que, antes que o dinheiro seja enviado do exterior, o beneficiário mantenha contato com a instituição autorizada a operar no mercado de câmbio de sua preferência.
Nesse processo, quem vai receber o valor deve descrever a operação pretendida, para se certificar de que dispõe da documentação exigida pelo banco recebedor, além de verificar as demais condições da operação.
É normal que o tempo de envio varie, pois o pagamento envolve o envio de recursos em moeda estrangeira, que passarão primeiro por operação de câmbio entre o beneficiário da ordem e a instituição autorizada.
Apenas depois é que o pagamento, já em reais, será transferido para a conta do beneficiário da ordem de pagamento.
No caso de recebimento de transferência bancária, o Banco Central informa que, para receber o valor em reais, é sempre necessário que o beneficiário apresente documento de identidade.
Os bancos poderão solicitarar documentação adicional em caso de operações acima de R$10.000 para ordens de pagamento em reais ou US$3.000 para ordens de pagamento em moeda estrangeira.
Com o dinheiro recebido, é preciso ainda organizar e manter o pagamento das contas em dia e, assim, manter as finanças de forma saudável.
O aplicativo Serasa tem tudo para você cuidar da sua vida financeira. Organize as contas do mês para manter o pagamento em dia, negocie dívidas em seu nome ou no CNPJ de sua empresa, solicite crédito, consulte e saiba como aumentar seu Serasa Score, monitore seu CPF e muito mais!
Tudo isso de forma rápida e prática, usando apenas o celular. Confira os serviços disponíveis no app da Serasa:
Consulte e descubra o que está impactando seu Serasa Score e como melhorar a pontuação.
Confira ofertas, negocie dívidas e contas atrasadas com centenas de empresas parceiras.
Simule, compare e peça empréstimo, cartão de crédito ou conta digital de acordo com seu perfil e a disponibilidade das empresas parceiras.
Monitore seu CPF, consultas, vazamentos, movimentações feitas em seu nome e proteja seus dados pessoais.
Faça pagamentos online, consulte e regularize débitos de veículo em até 12 parcelas, coloque crédito no celular, tudo em tempo real e sem custo de manutenção.
Data de publicação 30 de outubro de 202411 minutos de leitura
Data de publicação 30 de outubro de 202411 minutos de leitura
Data de publicação 28 de outubro de 202410 minutos de leitura