Entrar

Tipos de cheque: conheça as opções e como cada uma funciona

Os cheques ainda são uma opção para pagamento, apesar de não ser tão popular como antes. Leia o artigo para conhecer os diferentes tipos de cheque.

homem vendo os tipos de cheque e conhecendo as opões e como cada um funciona


Autor: Serrana Filetti

Publicado em 14 de fevereiro de 2023

Os cheques ainda são uma opção de pagamento utilizada por muitos brasileiros. Segundo pesquisa realizada pelo Banco Central a pedido do jornal Estado de S. Paulo, em 2021 foram compensados 219 milhões de cheques. Existem vários tipos de cheques no mercado, cada um com características diferentes. 

Para entender um pouco mais sobre o assunto, preparamos este post com uma lista dos principais cheques. Confira! 

Tipos de cheque

Há vários tipos de cheque. Veja os mais conhecidos e utilizados: 


1. Cheque “não à ordem” 

Os cheques “não à ordem” são emitidos com a indicação do beneficiário. Nesse caso, a pessoa só receberá o valor pago se o beneficiário estiver indicado. Esse é um dos tipos de cheque mais seguros, porque o endosso não pode ser feito a outra pessoa a não ser a indicada no documento. 


2. Cheque bancário 

Tipo mais conhecido de cheque. É aquele emitido pela entidade bancária, relacionada com uma conta ativa aberta na respectiva instituição. É ofertado a pedido do cliente e passado a uma terceira pessoa e/ou entidade como forma de pagamento.  

  

3. Cheque nominativo 

Deve apresentar pré-preenchimento, incluindo o nome do beneficiário. Portanto, no cheque nominativo só a pessoa autorizada pode efetuar o pagamento. 


4. Cheque ao portador 

No cheque ao portador não é obrigado indicar o nome do beneficiário. Porém, todos os outros campos são de preenchimento obrigatório. O campo do nome da pessoa e/ou entidade que dele se beneficiar será preenchido posteriormente. 


5. Cheque visado 

O cheque visado recebe esse nome porque há a existência de garantia de fundos suficientes. Com isso, o pagamento é feito quando verificado pela entidade bancária. O montante nele inscrito pode permanecer retido por um período que não seja inferior ao prazo legal de pagamento. 


6. Cheque cruzado 

O cheque cruzado é aquele em que a pessoa faz duas linhas paralelas e oblíquas, que se encontram atravessadas no documento. Isso implica a obrigatoriedade de depósito. Caso não haja nenhum tipo de informação escrita nas linhas paralelas, o cruzamento efetuado chama-se de cruzamento geral.  

O nome do banco pode ser inscrito, de forma visível, entre as linhas paralelas. Assim, o depósito do cheque só poderá ser feito na instituição bancária escrita no documento. 

Saiba como usar esse tipo de cheque: 

O cliente pode fazer duas linhas paralelas no cheque. Se nele estiver escrito o nome de uma instituição de crédito, por exemplo, isso é um cruzamento especial. Nesse caso, o cheque deve ser depositado na instituição de crédito indicada entre as linhas. Além disso, o cheque só pode ser pago se a instituição de crédito indicada for o sacado e se o beneficiário for cliente da instituição. 

 

7. Cheque pré-datado 

O cheque pré-datado é um dos mais utilizados. É normalmente passado com datas futuras específicas, mas isso não impede o depósito em outras datas. Caso seja apresentado ao banco numa data anterior à que se consta no cheque, a instituição pagará tudo que restar. 

Leia também | Cheque especial: como funciona? 

Quais os tipos de endosso de cheque?

Cada tipo de cheque tem um endosso. Veja como funciona: 


Nominativo 

É o endosso do cheque bancário. Tem custos elevados quando comparado com a comissão cobrada pela emissão de um módulo de cheques. 


À ordem ou não à ordem  

É o endosso aplicado no cheque nominativo. No endosso “à ordem”, por exemplo, o beneficiário pode transmiti-lo a uma terceira pessoa. No “não à ordem”, o beneficiário pode endossar o cheque a outro beneficiário. O sacador pode emitir um cheque “não à ordem”, que garante o pagamento apenas ao beneficiário indicado.   


Preenchimento do nome do beneficiário 

O proprietário da conta não indica o nome do beneficiário do cheque ao portador. Nesse caso, o cheque é pago a quem apresenta o pagamento numa instituição de crédito, pois qualquer pessoa pode levantar um cheque ao portador. Assim, é recomendável preencher o nome do beneficiário para prevenir fraudes.  


Certificação da conta sacada 

É o cheque visado, documento em que a instituição de crédito emitente certifica que a conta sacada tem numerário suficiente para fazer o pagamento na data prevista.